Entrar

Projeto: Projeto Cores Mágicas: Criando e Decifrando Cores

Física

Original Teachy

'EF09CI04'

Cores Primárias

Contextualização

A cor é um fenômeno físico que comanda nosso universo visual diariamente, seja na escolha das roupas que vestimos, na decoração de nossas casas ou até mesmo nas indicações de sinais de trânsito. As cores não são apenas uma matéria de gosto pessoal, mas também desempenham um papel fundamental na comunicação de informações e na maneira como percebemos o mundo ao nosso redor.

No entanto, você já parou para se perguntar "O que são cores?" e "Como elas surgem?". Este é o propósito deste projeto: desvendar o mundo fascinante das cores, sua origem, como são formadas e como as percebemos. Partindo das cores primárias, que são os blocos de construção básicos de todas as outras cores, vamos explorar os conceitos de combinação de cores, percepção de cores e iluminação.

Ao longo deste projeto, abordaremos conceitos da Física e da Química. As cores estão intimamente ligadas à Física, pois se originam da luz, um fenômeno físico que explicaremos. Também tocaremos em Química, pois todas as substâncias coloridas que vemos ao nosso redor, como os pigmentos que dão cores às tintas, têm composições químicas específicas que determinam a cor que vemos.

Ter um entendimento claro de como as cores funcionam não only permite que você aprecie melhor o mundo ao seu redor, mas também pode ser de grande utilidade em muitas profissões, como design gráfico, pintura, publicidade, moda, arquitetura e muitos outros campos que se utilizam de cores como ferramenta essencial.

Atividade Prática

Título da Atividade: Projeto Cores Mágicas: Criando e Decifrando Cores

Objetivos do Projeto

  1. Compreender os conceitos de cores primárias e secundárias.
  2. Aprender a combinar cores para criar novas cores.
  3. Entender como a iluminação afeta nossa percepção da cor de um objeto.
  4. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e resolução de problemas.
  5. Estabelecer conexões entre a Física (compreensão da luz e das cores) e a Química (formação de pigmentos).

Descrição do Projeto

Os estudantes serão divididos em grupos de três a cinco membros. Cada grupo será responsável por realizar uma série de experimentos que envolvem a criação, percepção e iluminação das cores, bem como documentar os seus processos de trabalho e resultados em um relatório detalhado.

Materiais Necessários

  1. Projector de luz branca
  2. Filtros de cores (vermelho, azul e verde)
  3. Objetos de diferentes cores
  4. Lâmpadas coloridas (vermelha, azul e verde)
  5. Tinta acrílica seca em cores primárias (vermelho, azul e amarelo)
  6. Tinta branca e preta
  7. Pincel
  8. Paleta para misturar as tintas
  9. Papel branco para pintura

Passo a Passo

  1. Experimento 1 - Composição de Cores de Luz: Usando um projetor de luz branca e os filtros coloridos, os alunos investigarão como as cores primárias de luz (vermelho, verde e azul) podem ser usadas para produzir todas as outras cores. Eles irão estabelecer um ambiente escuro, projetar a luz sobre uma parede branca e adicionar filtros para explorar as combinações de cores resultantes.

  2. Experimento 2 - Cores de Objetos sob Diferentes Iluminações: Os alunos irão iluminar objetos coloridos com as lâmpadas coloridas, observando como a cor do objeto parece mudar dependendo da cor da luz.

  3. Experimento 3 - Combinação de Pigmentos: Usando tinta acrílica, os alunos criarão cores secundárias e terciárias ao misturar as cores primárias. Eles também explorarão a adição de branco e preto para criar tons e sombras.

Após a realização dos experimentos, os alunos documentarão todos os passos, observações e conclusões em um relatório abrangente, que incluirá a Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

A Introdução deve incluir a contextualização do tema, sua relevância e os objetivos do projeto.

No Desenvolvimento, os alunos devem detalhar os experimentos realizados, incluindo a metodologia utilizada, as observações feitas e os resultados obtidos. Eles também devem discutir a teoria por trás dos experimentos, incluindo os conceitos de cores primárias, percepção de cor, iluminação e formação de pigmentos.

Na Conclusão, os alunos devem resumir os principais aprendizados do projeto, destacando as conclusões obtidas e como elas se relacionam com os conceitos teóricos estudados.

Na Bibliografia, os alunos devem listar todas as fontes de informação consultadas durante a realização do projeto, desde livros e artigos até vídeos e sites da web.

O tempo total estimado para a execução deste projeto é de mais de 12 horas por aluno, incluindo o tempo gasto na execução dos experimentos e na preparação do relatório.

Espera-se que, ao final deste projeto, os alunos tenham adquirido habilidades técnicas e socioemocionais, como a capacidade de planejar e executar experimentos, a habilidade de trabalhar em equipe, o gerenciamento de tempo, a resolução de problemas e o pensamento criativo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies