Contextualização
A Guerra Fria, um período que estendeu-se de 1945 até o início da década de 90, foi um episódio de tensão global que marcou história do século XX. Esse conflito marcou a divisão do mundo entre duas potências: os Estados Unidos e a União Soviética, representando, respectivamente, a ideologia capitalista e a comunista.
Porém, esta guerra, denominada “fria”, não foi caracterizada por batalhas diretas entre as duas superpotências, mas pelas constantes ameaças de uma guerra nuclear e pelos conflitos indiretos, como a Corrida Espacial, a Corrida Armamentista e as diversas guerras por procuração que ocorreram ao redor do mundo.
Compreender a Guerra Fria não é apenas entender a história do século XX, mas também é entender as tensões geopolíticas atuais e a formação do mundo como o conhecemos hoje. As relações internacionais, as ideologias políticas, a disputa pelo avanço tecnológico e até mesmo a cultura pop foram profundamente moldadas por este conflito.
Através deste projeto, esperamos que vocês desenvolvam uma compreensão crítica sobre o período. Para auxiliar na pesquisa, indicamos os seguintes recursos:
- Livro "Guerra Fria - Entre a Cruz e a Foice", de Rodrigo Medina Zagni.
- Website "História do Mundo" (www.historiadomundo.com.br/guerrafria/), seção dedicada à Guerra Fria.
- Documentários disponíveis na plataforma YouTube, como "Guerra Fria da BBC".
- Sites de museus, como o Museu da Guerra Fria em Berlim (www.mauermuseum.de) e o Museu Nacional de História Americana (www.americanhistory.si.edu), seção dedicada à Guerra Fria.
Atividade Prática: A Guerra Fria - Um Tabuleiro de Estratégia
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos eventos e das complexidades geopolíticas da Guerra Fria através da criação de um jogo em modelo de tabuleiro estratégico. Este projeto integrará a disciplina de Geografia, com foco na divisão geográfica e ideológica do mundo, e História, através do estudo dos eventos que moldaram as décadas de 1945 a 1991.
Descrição do Projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos será responsável por projetar e criar um jogo de tabuleiro representando a Guerra Fria. O jogo deve ser estratégico, envolver tomada de decisões, e incorporar aspectos-chave do conflito, como a Corrida Armamentista, a Guerra Espacial, a Guerra por Procuração, e a Ironia do Destino.
Materiais Necessários
- Cartolina ou papelão para a base do tabuleiro.
- Papel colorido para representar diferentes territórios e eventos.
- Marcadores, canetas coloridas e lápis.
- Régua ou fita métrica.
- Tesoura e cola.
Passo a Passo
-
Pesquisa: Antes de iniciar a criação do tabuleiro, os alunos devem fazer uma pesquisa aprofundada sobre a Guerra Fria, utilizando as fontes sugeridas na contextualização. Esta pesquisa deve abranger, no mínimo, os quatro tópicos chave: Corrida Armamentista, Corrida Espacial, Guerras por Procuração e Ironia do Destino. Eles devem entender como estes eventos se encaixam no contexto geral da Guerra Fria.
-
Planejamento do Jogo: Os alunos devem planejar como o jogo funcionará. Eles devem decidir as regras, a estrutura do jogo, como as jogadas serão feitas e como serão representados os aspectos-chave da Guerra Fria.
-
Criação do Tabuleiro: Com a base do jogo planejada, os alunos devem construir o tabuleiro de jogo. O tabuleiro deve de alguma forma representar a divisão do mundo entre Leste e Oeste, e deve incluir espaços ou áreas dedicadas aos eventos chave da Guerra Fria.
-
Teste do jogo: Os grupos deverão dedicar um tempo para jogar e testar o jogo, fazendo ajustes conforme necessário para que o jogo seja divertido e educativo.
Entrega do Projeto
Ao final do desenvolvimento do projeto, o grupo deve escrever um relatório detalhado, seguindo a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Na introdução, o grupo deve contextualizar a Guerra Fria, sua relevância histórica e a importância do estudo do tema.
No desenvolvimento, o grupo deve descrever em detalhes a atividade, incluindo a metodologia utilizada, a teoria aplicada, o planejamento do jogo, a construção do tabuleiro e a execução do teste. Também devem apresentar e discutir os resultados obtidos, como o jogo contribuiu para o entendimento dos eventos da Guerra Fria e que aspectos do conflito foram mais bem representados no jogo.
Na conclusão, o grupo deve retomar os pontos principais do trabalho, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
Na bibliografia, o grupo deve indicar todas as fontes que utilizaram para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.