Contextualização
Introdução
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição intergovernamental criada para promover a cooperação internacional em áreas como a segurança, o desenvolvimento econômico, os direitos humanos e a paz mundial. Criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, a ONU tem como objetivo manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações e promover a cooperação social e econômica.
Além da ONU, existem várias outras organizações intergovernamentais como a União Europeia, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e muitas outras. Estas organizações desempenham um papel crucial na colaboração e cooperação entre países a nível global, regional e temático.
Contextualização
Neste mundo cada vez mais globalizado, estas organizações, especialmente a ONU, têm um papel crucial na mediação de conflitos, na promoção do desenvolvimento e na salvaguarda dos direitos humanos. A atuação da ONU é sentida em todas as regiões do mundo e impacta diretamente a vida de milhões de pessoas. Seja por meio de suas missões de paz, programas de desenvolvimento, campanhas de saúde, ações humanitárias em desastres e conflitos, ou suas conferências mundiais para tratar de questões globais.
As organizações intergovernamentais, enquanto representantes de seus membros constituídos por nações soberanas, exercem um papel significativo no cenário mundial. Elas ajudam a configurar e reformular as relações internacionais, tanto no referente à política, quanto ao comércio, cultura e meio ambiente. Estudá-las ajuda a estabelecer um entendimento crítico da geoestratégia global e dos eventos mundiais.
Fontes de pesquisa recomendadas
- Site oficial da ONU para notícias e informações atualizadas sobre suas várias ações e programas.
- Enciclopédia Britannica em Português, especificamente o artigo sobre a ONU e sobre organizações intergovernamentais.
- A seção de Geografia do site Mundo Educação tem vários artigos interessantes sobre o assunto.
- O documentário "A ONU na Mira da História: 1945-1995" disponível no Youtube.
Atividade Prática
Título da Atividade: ONU e Organizações Intergovernamentais - Um Jogo de Tabuleiro Global
Objetivo do Projeto
Desenvolver um jogo de tabuleiro que represente a ONU e organizações intergovernamentais e suas respectivas atuações na promoção da paz, cooperação internacional, desenvolvimento econômico e direitos humanos.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos, em grupos de 3 a 5, deverão criar um jogo de tabuleiro que inclua elementos chave da atuação da ONU e de outras organizações intergovernamentais. O jogo deve ser projetado de forma a promover a compreensão e o conhecimento sobre essas instituições e o impacto de suas ações em âmbito global. Os alunos criadores do jogo, ao final, devem jogá-lo para garantir que está funcional.
Materiais Necessários
- Papel cartão ou outro material rígido para o tabuleiro
- Papel colorido
- Canetas, Lápis de cor, Marcadores
- Tesoura
- Régua
- Cola
- Peças para representar os jogadores (ex: tampinhas, botões, etc.)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
1. Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre a ONU e outras organizações intergovernamentais. Eles devem entender o propósito de cada organização, suas ações mais impactantes e como elas influenciam o mundo.
2. Planejamento do Jogo
O grupo deve planejar o jogo. Como será seu formato? Quais as regras? Como as organizações intergovernamentais estarão presentes no jogo? Aqui será necessário muita discussão e trabalho em equipe.
3. Criação do Jogo
Os alunos então devem criar o tabuleiro, usando os materiais disponíveis e a criatividade para representar os conceitos e ações das organizações intergovernamentais no jogo.
4. Elaboração das Regras
Os alunos devem escrever um conjunto detalhado de regras para o jogo que sejam claras e justas. Eles devem garantir que as regras refletem os princípios da ONU e das outras organizações intergovernamentais que estão sendo estudadas.
5. Teste do Jogo
Finalmente, os alunos devem jogar o jogo para garantir que funciona, é interessante, educativo e que as regras estão claras e são justas.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, os alunos devem entregar:
-
O Jogo de Tabuleiro: Com todas as suas peças, cartas, tabuleiro e o conjunto de regras.
-
Relatório do Projeto: Composto por quatro seções - Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
O Relatório do Projeto deve ser assim estruturado:
1. Introdução:
Os alunos devem contextualizar o tema, explicar a relevância da ONU e das organizações intergovernamentais e o objetivo deste projeto.
2. Desenvolvimento:
Os alunos devem descrever todo o processo de criação do jogo. Aqui eles devem explicar como o estudo sobre a ONU e as organizações intergovernamentais influenciou o desenvolvimento do jogo, quais foram as maiores dificuldades encontradas e como foram superadas. Ainda, os alunos devem indicar a metodologia utilizada para a criação do jogo e discutir os resultados obtidos ao jogá-lo.
3. Conclusões:
Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
4. Bibliografia:
Os alunos devem indicar as fontes de pesquisa utilizadas para trabalhar no projeto.