Contextualização
O Brasil, de 1946 a 1964, foi um período de grandes transformações. O país se consolidava como uma nação soberana, buscando desenvolvimento econômico e superação das desigualdades regionais e sociais. Mas também, foi um tempo de intensa agitação social e política que culminou na instauração da Ditadura Civil-Militar em 1964.
O período anterior a ditadura, onde o Brasil era uma República Democrática, é muitas vezes esquecido ou simplificado nas narrativas históricas, mas é fundamental para entender o processo que levou ao golpe militar. Durante esses anos, o país viveu um aumento significativo na urbanização e na industrialização, especialmente no Sudeste. Esses fenômenos impactaram diretamente no modo de vida e na cultura do povo brasileiro e formaram as bases da sociedade que conhecemos hoje.
Essa etapa da nossa História é marcada pelo governo de grandes líderes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, e por acontecimentos memoráveis como a "Campanha do Petróleo é Nosso" e a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. É também um momento em que o Brasil começa a vivenciar as tensões da Guerra Fria, o que influencia diretamente nas decisões políticas internas.
Compreender esse período é essencial para entender a política, a economia e a sociedade brasileira atual. A forma como essas transformações se deram e os impactos que causaram ainda são sentidos hoje. Além disso, estudando esse período, podemos lançar luz sobre a questão da memória e da justiça relacionada às violações aos direitos humanos ocorridas nos anos seguintes.
Para aprofundar suas pesquisas, recomendamos as seguintes fontes:
- "1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida" de João Barone
- "História Concisa do Brasil" de Boris Fausto
- "A Era Vargas: Desenvolvimentismo, economia e sociedade" de Maria Celina D’Araujo
- "1964: A conquista do Estado" de René Armand Dreifuss
- Site da Fundação Getulio Vargas
- Canal de YouTube: Nerdologia
Atividade Prática
Título da Atividade: "Anos de Transformação: Brasil de 1946 a 1964"
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo explorar o período de 1946 a 1964 na história do Brasil, analisando eventos-chave, personalidades significativas e as transformações culturais, econômicas e políticas que ocorreram nessa época.
Descrição Detalhada do Projeto:
Este projeto será dividido em duas partes principais: a primeira parte será uma pesquisa sobre o período de estudo, e a segunda será a criação de um Jornal Histórico.
Cada grupo de 3-5 estudantes deve dividir os diferentes tópicos de pesquisa entre si e coletar informações suficientes para compor artigos para o jornal. Os tópicos podem incluir: grandes líderes políticos dessa época, eventos importantes, avanços sociais e culturais, o crescimento da urbanização e industrialização, e as tensões da Guerra Fria. Um tópico que merece destaque é o processo que levou à instauração da Ditadura Militar em 1964.
Depois de coletar informações suficientes, os estudantes devem juntar suas pesquisas e começar a criar o jornal. O Jornal Histórico deve incluir artigos, entrevistas fictícias com personalidades da época, editoriais, anúncios de época, fotos ou ilustrações e outras seções típicas de um jornal.
Além do Jornal Histórico, os alunos deverão apresentar um relatório que contextualize, explique e discuta as informações coletadas e apresentadas no jornal.
Materiais Necessários:
- Acesso à Internet para pesquisa
- Livros de história relevante
- Material para escrita (computador, papel, canetas)
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Divida os alunos em grupos de 3-5 pessoas.
- Forneça a eles a tarefa e explique claramente os objetivos e exigências do projeto.
- Cada grupo deve dividir os tópicos de pesquisa entre os integrantes.
- Os alunos devem começar a pesquisa, utilizando tanto recursos online quanto livros.
- Com a pesquisa completa, os alunos devem começar a elaborar os artigos para o jornal.
- Depois de finalizar todos os artigos, os alunos devem organizar e compor o Jornal Histórico.
- Finalmente, os alunos devem escrever um relatório explicando cada artigo, suas fontes e os insights obtidos através da pesquisa e produção do jornal.
Entregas do Projeto:
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Jornal Histórico: Este é o produto principal do trabalho do grupo. Deve ser um jornal completo com artigos originais, entrevistas fictícias, editoriais, anúncios de época e outras seções típicas de um jornal.
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Relatório de Pesquisa: O relatório deve incluir uma introdução (contextualizando o tema, sua relevância e o objetivo do projeto), desenvolvimento (explicitando a teoria por trás do tema central do projeto, explicando a atividade em detalhes, indicando a metodologia utilizada e apresentando e discutindo resultados obtidos), conclusões (retomando os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto) e bibliografia utilizada.
O relatório deve ser complementar ao jornal, ajudando a entender o processo de criação deste, refletindo sobre os desafios e sucessos encontrados, e discutindo insights e aprendizados que emergiram durante a atividade.