Entrar

Projeto: Ditadura cívico-militar no Brasil: A busca por verdades escondidas

História

Original Teachy

'EF09HI19'

Brasil: Ditadura Cívico-Militar

Contextualização

A Ditadura cívico-militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985, foi um período marcado por forte restrição à liberdade, supressão dos direitos humanos e censura à imprensa. Durante este tempo, o Brasil foi governado por militares que assumiram o poder através de um golpe de estado, e que impuseram um regime autoritário, caracterizado pela falta de democracia, repressão aos opositores do governo e uma economia centralmente planejada.

Apesar de ser um dos períodos mais sombrios da história brasileira, é crucial para a formação de nossa identidade como nação e para a compreensão de nosso sistema político atual. Compreender a ditadura cívico-militar é entender parte das raízes de nossa luta pela democracia e pelos direitos humanos, bem como reconhecer a importância da liberdade de expressão e do respeito à pluralidade de opiniões.

Introdução

Este projeto propõe um estudo sobre a ditadura cívico-militar no Brasil, revisitando o contexto histórico em que o golpe de 1964 ocorreu e discutindo os impactos socioeconômicos e políticos desse período para o Brasil de hoje. O objetivo é não só desenvolver um entendimento aprofundado sobre a história brasileira, mas também incentivar a reflexão crítica e o debate acerca de questões como democracia, direitos humanos e justiça.

Os conceitos chave para este projeto são: golpe militar, autoritarismo, censura, repressão, economia planejada, resistência e redemocratização. Estes conceitos servirão de base para a compreensão do período da ditadura e serão explorados por meio de pesquisas, debates, apresentações e atividades lúdicas.

Atividade Prática

Título: "Ditadura cívico-militar no Brasil: A busca por verdades escondidas"

Objetivo do projeto:

Realizar um estudo aprofundado dos eventos-chave da ditadura cívico-militar (1964-1985) no Brasil e sua influência no Brasil contemporâneo.

Descrição detalhada do projeto:

A atividade será realizada por grupos de 3 a 5 alunos, desenvolvida ao longo de quatro semanas e subdividida em quatro fases correspondentes a quatro tópicos-chave: golpe militar, período de repressão, resistência e redemocratização. Em cada semana, os grupos irão se concentrar em um desses tópicos, realizando pesquisas, produzindo material multimídia (como vídeos, podcasts ou apresentações interativas) e promovendo debates acerca das questões levantadas.

Materiais necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa;
  • Livros de história e material de arquivo;
  • Equipamento de gravação de áudio/vídeo (pode ser um smartphone);
  • Software de edição de áudio/vídeo (gratuito e disponível na web);
  • Material para anotações e organização.

Passo a passo detalhado:

  1. Semana 1 - Golpe Militar: Explorar os motivos e eventos que levaram ao golpe militar de 1964. Pesquisar as principais figuras e partidos envolvidos e explorar as razões de sua participação e as consequências deste golpe. Produzir um podcast narrando os eventos-chave do golpe militar.

  2. Semana 2 - Período de Repressão: Pesquisar sobre o período de repressão e censura, identificar as táticas empregadas pelo regime militar para suprimir a resistência e controlar a informação. Fazer um vídeo documentário sobre este período, focando em um caso de repressão particular.

  3. Semana 3 - Resistência: Estudar os grupos e indivíduos que resistiram à ditadura. Identificar suas estratégias, suas motivações e as consequências de sua resistência. Criar uma apresentação interativa sobre um grupo ou pessoa que exemplifique a resistência.

  4. Semana 4 - Redemocratização: Explorar o processo de redemocratização e formação da Constituição de 1988. Investigar as principais influências deste período na política brasileira atual. Produzir um mini documentário sobre o legado da ditadura, focando em como ela influencia o Brasil moderno.

  5. Entrega Final: No final da quarta semana, cada grupo deve compilar seu material multimídia em uma página da web, juntamente com um relatório escrito que detalha o processo de pesquisa, as conclusões e as reflexões das discussões do grupo.

Entregas:

  1. Relatório escrito: O relatório deve seguir o formato solicitado (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada). Cada seção do relatório deve corresponder a cada uma das semanas do projeto, detalhando as atividades realizadas, as fontes utilizadas e os insights obtidos. As conclusões devem reunir os principais aprendizados da equipe, reflexões críticas sobre o período e sua relevância para a atualidade.

  2. Materiais multimídia: Cada grupo deverá produzir e editar quatro peças de conteúdo multimídia (podcast, vídeo documentários e apresentação interativa) que reflitam o entendimento do grupo sobre cada tópico.

  3. Página da web: A página deve ser uma representação digital do projeto da equipe, contendo todos os materiais multimídia produzidos e uma versão digital do relatório escrito. Ela servirá como um registro permanente do trabalho da equipe e um recurso para outros que queiram aprender sobre este período da história brasileira.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies