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Projeto: Jornada aos Regimes Totalitários

História

Original Teachy

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Regimes Totalitários: Nazismo, Fascismo, Comunismo, Franquismo e Salazarismo

Contextualização

Os regimes totalitários marcaram profundamente o século XX, moldando o curso da história mundial em maneiras que ainda reverberam nos dias atuais. As emergências do fascismo na Itália, do nazismo na Alemanha e do stalinismo na União Soviética são temas de suma importância para a compreensão da dinâmica política e social da época. Essas eras totalitárias não foram apenas marcadas por governos autoritários, mas também por uma variedade de práticas de extermínio, como o Holocausto, que demonstram as profundezas sombrias da humanidade.

Os totalitarismos surgem como respostas radicais a crises e conflitos que permeavam as sociedades após a Primeira Guerra Mundial. Tratam-se de governos onde todo o poder político está concentrado no Estado, controlando todas as instâncias da vida social, política e econômica, além de promoverem intensa propaganda e censura. Os regimes totalitários se caracterizam, ainda, pelo culto à personalidade do líder e pela perseguição a minorias e a opositores.

Ao entender os totalitarismos, estamos nos aprofundando sobre momentos intensos de nossa história. É a partir deste olhar que podemos perceber o quanto de nossa sociedade atual foi modelada por estes eventos e evitar que se repitam. A consolidação dos Estados totalitários, suas origens, práticas e consequências são, portanto, ferramentas essenciais para compreender o mundo contemporâneo.

A importância dos regimes totalitários se estende além de sua influência direta na política e na geografia mundial. Eles também se tornaram símbolos da opressão e da desumanização, servindo como lembretes poderosos dos perigos do autoritarismo. Nessa perspectiva, a compreensão aprofundada desses sistemas políticos nos ajuda a reconhecer e desafiar as práticas autoritárias e violações dos direitos humanos que persistem em nosso mundo atual.

Entender o fascismo, o nazismo e o stalinismo, e como eles afetaram o mundo, nos oferece uma perspectiva rica e matizada sobre a história do século XX e sua relevância para os nossos tempos. Convidamos vocês, por meio desse trabalho, a embarcar em uma jornada pelo tempo, compreender a complexidade desses regimes e refletir sobre suas implicações em nossa sociedade atual.

Vamos iniciar nossa viagem no tempo? Recomendamos os seguintes recursos para iniciar suas pesquisas:

  1. Livro "O Fascismo e o Nazismo" de Laurence Rees.
  2. Documentário "The World at War", disponível na plataforma Prime Video.
  3. Site: Enciclopédia do Holocausto em Português Link

Atividade Prática: Jornada aos Regimes Totalitários

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar a compreensão profunda e crítica de três dos principais regimes totalitários do século XX: o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha e o stalinismo na União Soviética. Para tanto, os alunos irão realizar uma "jornada" investigativa pelos regimes, atuando como historiadores e jornalistas para coletar, analisar e apresentar informações sobre essas eras notáveis e suas consequências para o mundo.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e cada grupo ficará encarregado de investigar um dos regimes totalitários previamente citados. O projeto demandará dedicação e pesquisa aprofundada, estimando-se um tempo de trabalho de cerca de 15 horas por aluno.

Para a realização do projeto, os grupos devem seguir, de maneira detalhada, os passos descritos a seguir.

Materiais Necessários

  1. Livros e artigos acadêmicos sobre o tema.
  2. Acesso à internet para realização de pesquisas.
  3. Material de escrita para anotações.
  4. Material para apresentação (pode ser digital ou físico, de acordo com a preferência do grupo).

Passo a Passo Detalhado

  1. Pesquisa e Coleta de Informações: Os grupos devem iniciar o projeto pesquisando profundamente o regime totalitário designado. Sugere-se a utilização de livros, documentários e artigos acadêmicos como fontes primárias de informação. Eles devem considerar temas como origem, personagens principais, políticas adotadas, impactos na população, práticas de extermínio, bem como o fim e as consequências desses regimes.

  2. Análise e Interpretação: Após a coleta de informações, os grupos devem analisar e interpretar os dados, buscando compreender não apenas os fatos isolados, mas também as causas, contextos e consequências desses eventos na história e na sociedade contemporânea.

  3. Elaboração de uma Reportagem: Com base em suas descobertas, os grupos devem criar uma "reportagem" detalhada sobre o regime totalitário investigado. A reportagem pode ser apresentada em qualquer formato (escrito, vídeo, podcast, etc.), desde que seja informativa, detalhada e interessante. A reportagem deve cobrir todos os aspectos pesquisados, de forma a apresentar um panorama completo do regime.

  4. Apresentação da Reportagem: Por fim, cada grupo apresentará a sua reportagem para a turma, compartilhando os conhecimentos adquiridos e suas análises críticas.

Entregas do Projeto

Os grupos devem entregar a reportagem e um relatório detalhado de todas as etapas do projeto. O relatório deve ter uma estrutura formal, contendo:

  • Introdução: Descrevendo o tema do projeto, a relevância do estudo dos regimes totalitários e o objetivo da atividade.
  • Desenvolvimento: Relatando em detalhes as etapas de pesquisa e análise, além de uma descrição minuciosa da produção da reportagem. Deve-se indicar a metodologia da pesquisa, as fontes utilizadas e os resultados obtidos.
  • Conclusão: Uma reflexão crítica sobre as descobertas do grupo, quais aprendizados foram adquiridos e como eles contribuem para a compreensão da história e da sociedade atual.
  • Bibliografia: As referências de todos os materiais utilizados durante o projeto.

O projeto final, incluindo tanto a reportagem quanto o relatório, deve demonstrar a aquisição das habilidades técnicas (descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo, do nazismo e do stalinismo, e a comparação desses regimes), bem como as habilidades socioemocionais (gerenciamento de tempo, comunicação efetiva, resolução de problemas, pensamento crítico e proatividade).

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