Contextualização
Nosso projeto se foca na Era Vargas, um período importante e rico na história brasileira, marcado pelo governo de Getúlio Vargas que durou até 1954. Este período da história brasileira foi de grande relevância para o desenvolvimento econômico, social e político do país. Getúlio Vargas, com seu estilo de governo, implementou uma série de mudanças que impactaram profundamente a sociedade brasileira, tais como a legislação trabalhista, intervenção no setor industrial e a centralização do poder.
A Era Vargas se divide em três fases: O Governo Provisório (1930 - 1934), O Governo Constitucionalista (1934 - 1937) e o Estado Novo (1937 - 1945). Após essa fase, Getúlio retornou em 1951 até 1954. Durante essas fases, o país passou por várias transformações políticas e econômicas, desde a transição de uma economia agrícola até uma economia industrial, bem como uma redefinição do papel do Estado na economia.
Importância do estudo
A importância do estudo da Era Vargas reside não apenas em compreender as transformações políticas e econômicas que ocorreram durante este período, mas também em entender como essas transformações tiveram um impacto duradouro na sociedade brasileira. O legado de Vargas pode ser visto até hoje nas leis trabalhistas, no papel do Estado na economia e na relação entre o governo e os trabalhadores.
Além disso, o estudo deste período ajuda a compreender as raízes da política e da economia brasileira atual, sendo fundamental para o entendimento da formação socioeconômica do Brasil. Além disso, permite que os alunos relacionem o conhecimento de história com outras disciplinas, como geografia, ciências sociais e economia.
Atividade Prática
Título: "Narrando a Era Vargas: Um Documentário Histórico"
Objetivo do Projeto
Desenvolver um documentário que retrata a Era Vargas, abrangendo seus dois períodos de governo (1930-1945) e (1951-1954) e, assim, permitindo uma compreensão dos aspectos políticos, econômicos e sociais da época.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, grupos de 3 a 5 alunos serão responsáveis por pesquisar, roteirizar, filmar e editar um documentário que retrate o período da Era Vargas. O documentário deverá abordar as transformações políticas, econômicas e sociais que ocorreram durante este período, bem como as implicações dessas transformações para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Materiais Necessários
- Equipamento de filmagem (smartphone, câmera, etc.)
- Acesso à internet para pesquisa
- Programas de edição de vídeo
- Programa de edição de áudio
- Livros, artigos, e outras fontes de informação sobre a Era Vargas
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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Pesquisa: Os alunos devem realizar uma pesquisa intensiva sobre a Era Vargas, incluindo os principais eventos, políticas, contextos econômicos e sociais. Também devem identificar fontes primárias (como documentos da época, depoimentos, etc.) e secundárias (como livros e artigos acadêmicos) para apoiar sua pesquisa.
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Roteiro: Com base na pesquisa realizada, os alunos devem criar um roteiro para o documentário. Para isso, é importante que eles organizem as informações coletadas em uma sequência lógica e narrativa, escolhendo os eventos e políticas mais relevantes para serem destacados.
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Filmagem: Após a criação do roteiro, os alunos devem gravar o documentário. Eles podem usar imagens de arquivo (imagens históricas, vídeos, etc.) ou criar suas próprias cenas para retratar eventos específicos.
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Edição: Com as gravações feitas, os alunos devem editar o material, adicionando narração, música e outros elementos para tornar o documentário atraente e educacional.
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Apresentação: Por fim, cada grupo deve apresentar o documentário para a turma, acompanhado de uma breve introdução e conclusão apresentando suas principais descobertas.
Entregas do Projeto
Os grupos devem entregar o documentário finalizado (formato de vídeo), além de um relatório escrito que deve seguir o formato de um documento: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
- Introdução: Contextualização da Era Vargas e relevância deste projeto.
- Desenvolvimento: Os alunos devem explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: Os aprendizados obtidos, as conclusões retiradas sobre o projeto e considerações finais sobre as implicações da Era Vargas na atualidade.
- Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas para trabalhar no projeto, incluindo livros, páginas da web, vídeos, etc.
Os alunos devem se empenhar em aplicar as habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, resolução de problema, pensamento criativo e proatividade ao longo do projeto. Além disso, eles devem demonstrar uma compreensão aprofundada da Era Vargas, relacionando-a com o contexto histórico, social e econômico do Brasil.