Objetivos
- Identificar e diferenciar as características dos principais regimes totalitários do século XX.
- Compreender a origem e os contextos históricos que proporcionaram o surgimento dos regimes totalitários.
- Analisar os impactos sociais, políticos e econômicos causados pelos regimes totalitários no século XX.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e pensamento crítico utilizando ferramentas digitais.
- Integrar a história estudada ao contexto moderno e digital em que vivemos.
Você Sabia?
1. Você sabia que o uso da propaganda começou a se popularizar nos tempos do nazismo e fascismo? Hitler e Mussolini eram conhecidos por adorar um bom cartaz de propaganda!
2. Os nazistas chegaram a criar uma organização intitulada 'Ministério da Propaganda do Terceiro Reich'. Eles realmente levavam isso a sério!
3. As diversas ditaduras do século XX tiveram táticas de controle bem 'criativas', como censurar jornais, rádios e até mesmo vídeos! Quem precisa da internet para controlar a informação, não é mesmo?
Contextualizando
Imaginem viver em um lugar onde a opinião de um único indivíduo decide sobre tudo, desde o que você pode vestir até quem pode viver ou morrer. Parece coisa de filme? Na verdade, é a realidade que muitas pessoas enfrentaram durante os regimes totalitários do século XX.
Os regimes totalitários, como o nazismo de Hitler, o fascismo de Mussolini e o stalinismo na União Soviética, foram governos que controlavam todos os aspectos da vida das pessoas, restringindo duramente as liberdades individuais. No entanto, essas histórias não são só terror e repressão; elas são um lembrete importante de como não devemos permitir que o poder se concentre nas mãos de poucos.
Quer entender melhor como surgiram e se sustentaram esses regimes? Nesse projeto, vamos explorar a origem, a propaganda utilizada e os impactos sociais, políticos e econômicos dos regimes nazista, fascista e outros. E o melhor de tudo: vamos conectar esses eventos históricos ao mundo digital em que vivemos! Prontos para essa aventura na história e tecnologia? Vamos lá!
Atividade 1: Rastreando os Regimes Totalitários: Uma Viagem Interativa pela História Digital
Descrição
Nesta atividade, vocês irão se transformar em documentaristas digitais! Buscaremos traçar um paralelo entre os regimes totalitários do século XX e a forma como a informação e a propaganda são veiculadas nos dias atuais. Vamos usar ferramentas digitais e muita criatividade para construir um verdadeiro dossiê histórico e tecnológico! 淋
A turma toda será responsável por criar um site interativo e colaborativo, onde cada regime totalitário será explorado em profundidade. Vocês pesquisarão, criarão conteúdos visuais e textuais, e farão conexões com exemplos atuais do uso de propaganda. Tudo isso será reunido em um site coerente e interativo, resultando em um dossiê em formato audiovisual. Estão prontos para trabalhar em equipe e construir algo impressionante? Vamos nessa!
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Caderno e caneta para anotações
- Ferramentas de edição de texto (Google Docs, Microsoft Word)
- Ferramentas de criação de apresentações (Google Slides, Canva)
- Ferramentas de edição de imagem (Canva, GIMP)
- Ferramentas de edição de vídeo (iMovie, KineMaster, InShot)
- Ferramentas de criação de websites (Wix, Weebly, Google Sites)
- Materiais para criação de roteiros e storyboards
Passo a Passo
- Dividam a turma em grupos, sendo um para cada regime totalitário (Nazismo, Fascismo, Stalinismo, Franquismo e Salazarismo).
- Em cada grupo, definam as funções de cada membro (pesquisador, redator, editor de vídeo, designer, etc.).
- Realizem uma pesquisa detalhada sobre o regime totalitário designado. Utilizem fontes confiáveis e anotem as principais informações.
- Criem um roteiro que aborde a origem, as características principais, a propaganda utilizada e os impactos sociais, políticos e econômicos do regime.
- Utilizem ferramentas de edição de imagem e vídeo para criar conteúdos visuais e audíveis atrativos. Criem também 'memes históricos' que se relacionem com a propaganda da época e usem aplicativos como Canva e Giphy.
- Utilizem ferramentas de criação de apresentações para estruturar o conteúdo de forma clara. Vocês podem usar o Google Slides ou Canva.
- Integrem todo o conteúdo – textos, vídeos, e imagens – em ferramentas de websites como Wix, Weebly ou Google Sites. Definam uma estrutura lógica e visualmente atrativa para o site.
- Criem espaços interativos no site, como quizzes, perguntas para reflexões e links para artigos relacionados.
- Por fim, realizem uma revisão final do site, verificando se as informações estão corretas e se a navegação está intuitiva. Peçam feedback de colegas ou de testadores ‘beta’ antes da entrega final.
- Com o site pronto, realizem a última etapa: preparar uma apresentação para a turma. Cada grupo deve mostrar ao vivo uma parte do trabalho e engajar a turma com informações importantes e curiosas.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável desta atividade será um site interativo, intitulado 'Rastreando Regimes Totalitários', que reunirá mini-documentários, artigos, memes históricos e contemporâneos, descrições detalhadas dos regimes estudados, e uma análise crítica sobre como a propaganda vinha sendo utilizada. Cada seção do site representará um regime totalitário diferente, explorando profundamente os impactos sociais, políticos e econômicos destes. O site deve ser intuitivo, bem organizado e visualmente atrativo, sendo acessível e educativo para qualquer visitante.
Este site será compartilhado com a turma e poderá ser apresentado em aulas futuras para outros alunos. Além disso, os mini-documentários produzidos podem ser utilizados como material didático complementar em outras turmas e instituições. O objetivo é que este trabalho mostre a capacidade de compreensão dos alunos sobre regimes totalitários e habilidades digitais ao apresentar o conteúdo de forma inovadora e envolvente.
Atividade 2: Conexão Totalitária: Diálogos entre Passado e Presente
Descrição
Nesta atividade, vamos explorar como os regimes totalitários do século XX têm paralelos com o mundo em que vivemos. O desafio será criar uma linha do tempo interativa, integrando a história dos regimes nazista, fascista, stalinista, franquista e salazarista com eventos e fenômenos atuais que mostrem como a propaganda e a disseminação de informações ainda são utilizados em nossa sociedade atual.
Toda a turma trabalhará colaborativamente para pesquisar, coletar informações, criar uma linha do tempo digital dinâmica e interativa. Vamos utilizar ferramentas modernas de design e compartilhamento para criar algo realmente envolvente. Todos terão a oportunidade de investigar, analisar e compartilhar suas descobertas de maneira criativa e educativa. Estão prontos para embarcar nessa jornada crítica e tecnológica? Vamos lá!
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Caderno e caneta para anotações
- Ferramentas de criação de apresentações (Google Slides, Canva)
- Ferramentas de edição de imagem (Canva, GIMP)
- Ferramentas para criação de animações ou infográficos (Piktochart, Visme)
- Ferramentas para criação de linhas do tempo digitais (Timeline JS, Tiki-Toki)
- Materiais para coleta de dados confiáveis (artigos, documentários)
- Ferramentas de compartilhamento de conteúdo (Google Drive, Dropbox)
Passo a Passo
- Dividam a turma em pequenos grupos, designando responsabilidades como pesquisador, redator, designer e editor de multimídia em cada grupo.
- Cada grupo deve escolher um regime totalitário (Nazismo, Fascismo, Stalinismo, Franquismo e Salazarismo) e listar eventos, propagandas e outras formas de controle da informação relevantes a serem incluídos na linha do tempo.
- Realizem uma pesquisa detalhada em fontes confiáveis sobre esses eventos e como eram comunicados à população na época, anotando as principais informações.
- Crie um rascunho da linha do tempo usando ferramentas como papel e caneta ou Google Slides, definindo os principais eventos e marcos que serão incluídos.
- Utilizem ferramentas de design para criar elementos visuais atraentes que ajudarão a ilustrar e contextualizar os eventos históricos, como infográficos, animações e memes históricos.
- Compilem todas as informações e conteúdos visuais utilizando ferramentas de linha do tempo digital, como o Timeline JS ou Tiki-Toki. Organizem o conteúdo de maneira cronológica, clara e intuitiva.
- Incorporem paralelos com eventos atuais que mostrem o uso de propaganda e manipulação da informação. Isso pode envolver vídeos de noticiários, posts de redes sociais, discursos políticos online, entre outros.
- Cada grupo deve realizar uma revisão detalhada de sua seção da linha do tempo digital, verificando se todas as informações estão corretas e se a navegação é intuitiva.
- Compartilhem a linha do tempo interativa com a turma e coletem feedback para eventuais ajustes.
- Finalizem o trabalho incorporando o feedback recebido, e preparem uma apresentação para mostrar ao vivo cada parte do projeto, explicando os principais insights e aprendizados para o restante da turma.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável desta atividade será uma linha do tempo interativa e digital, intitulada 'Conexão Totalitária: Diálogos entre Passado e Presente'. Essa linha do tempo deve incluir eventos significativos dos regimes totalitários estudados, acompanhados de paralelos com eventos modernos que mostrem o uso de propaganda e controle da informação. Ela será hospedada em uma plataforma acessível a todos (como o site Timeline JS ou Tiki-Toki) e será rica em conteúdo multimídia.
A linha do tempo interativa será compartilhada com a turma e poderá ser apresentada para alunos de outras turmas ou até mesmo para a comunidade escolar. Seu objetivo é fornecer uma visão crítica e atraente, mostrando as similaridades e diferenças entre os regimes totalitários e as práticas comunicativas atuais. Ela deve ser didática, visualmente atraente e contar com descrições informativas para cada evento e paralelo citado. No fim, esperamos que a linha do tempo nos ajude a entender melhor as sutilezas da manipulação da informação e propaganda em diferentes momentos históricos e atuais!
Atividade 3: Criação de uma Exposição Virtual Interativa: Reflexões Totalitárias
Descrição
Nesta atividade riquíssima e inovadora, vocês irão transformar toda a aprendizagem sobre regimes totalitários em uma exposição virtual e interativa! Com muita criatividade e trabalho em equipe, a turma toda vai construir uma plataforma online onde serão apresentados vídeos, imagens, textos, depoimentos, e muitos conteúdos visuais e auditivos sobre o nazismo, fascismo, stalinismo, franquismo e salazarismo. Tudo isso será conectado a eventos e situações do mundo contemporâneo, mostrando a importância desta aprendizagem no dia a dia. Esta atividade ajudará você a aprimorar habilidades de pesquisa, comunicação, tecnologia e pensamento crítico. Vamos nessa!
O produto final será uma exposição digital completa, dividida em várias 'salas' ou 'módulos', cada uma focada em um regime totalitário específico. Cada 'sala' terá conteúdos multimídia, interativos e críticos. Vamos usar ferramentas modernas para criar essa experiência imersiva e educativa!
Materiais Necessários
- Computadores ou celulares com acesso à internet
- Cadernos e canetas para anotações
- Ferramentas de edição de texto (Google Docs, Microsoft Word)
- Ferramentas de criação de vídeos (iMovie, KineMaster, InShot, Loom)
- Ferramentas de apresentação de slides multimídia (Google Slides, Canva)
- Ferramentas de edição de imagens (Canva, GIMP)
- Ferramentas para criação de sites (Wix, Weebly, Google Sites)
- Google Classroom ou outra plataforma para integração dos conteúdos
- Ferramentas de comunicação online (Google Meet, Zoom)
Passo a Passo
- Dividam a turma em grupos, com cada um responsável por um regime totalitário (Nazismo, Fascismo, Stalinismo, Franquismo e Salazarismo).
- Dentro de cada grupo, definam os papéis e responsabilidades, como pesquisador, redator, design, especialista em vídeo e produção de mídias, etc.
- Realizem pesquisas extensas sobre o regime totalitário designado, utilizando fontes confiáveis, como livros, artigos acadêmicos, documentários e sites educativos. Anotem as informações mais importantes.
- Criem um roteiro detalhado da exposição virtual, definindo quais conteúdos multimídia (vídeos, imagens, quizzes) serão incluídos em cada sala ou módulo.
- Produzam vídeos curtos explicativos, documentários, entrevistas fictícias ou reais, e outros materiais visuais e auditivos que ilustrem os eventos e características do regime totalitário.
- Utilizem ferramentas de edição de vídeos e imagens para montar o conteúdo de forma atraente e profissional. Criem infográficos, memes históricos, desafios e galerias de imagens.
- Integrem todos os conteúdos produzidos em uma plataforma de site escolhida pela turma (como Wix, Weebly ou Google Sites). Crie um design coerente e atrativo para a exposição.
- Crie conteúdos interativos, como quizzes, enquetes ou perguntas de múltipla escolha, para engajar os visitantes e testar o conhecimento adquirido.
- Ao longo do processo, forneçam feedback constante entre os grupos, para garantir que todos os conteúdos estão alinhados em termos de clareza, rigor histórico e inovação.
- Realizem uma revisão final do site completo, verificando a correção de todas as informações e a funcionalidade dos elementos interativos. Coletem feedback de colegas e professores para eventuais ajustes.
- Apresentem a exposição virtual ao vivo para toda a turma, explicando as escolhas editoriais e pedagógicas. Este evento pode incluir uma semana de visitação aberta para outros alunos, familiares e professores da escola.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável desta atividade será uma Exposição Virtual Interativa completa, acessível online através de uma plataforma de site estática ou dinâmica, finalmente escolhida pela turma. Esta exposição deve ser dividida em salas ou módulos, cada um focado em um regime totalitário distinto. Os visitantes da exposição (ou seja, outros alunos, familiares e até mesmo a comunidade escolar) devem poder navegar pelos diferentes conteúdos multimídia, quizzes interativos, links para vídeos e mais.
Cada sala deve conter: Vídeo de introdução: Um breve vídeo que explica o tema e os objetivos da sala. Coleção de vídeos educativos: Uma playlist de vídeos curtos sobre tópicos específicos do regime totalitário em questão. Textos informativos: Descrições escritas sobre os principais eventos, figuras e impactos do regime. Galeria de imagens: Fotos, propaganda e artefatos históricos relacionadas ao regime. Depoimentos fictícios ou reais: Histórias em primeira pessoa ou entrevistas contextualizadas. Conteúdo Interativo: Quizzes, enquetes e outras ferramentas para engajar os visitantes.
Este projeto levará cerca de 4 semanas para ser concluído e será apresentado ao vivo para a turma e, posteriormente, compartilhado e acessado por outros alunos e professores da escola.