Contextualização
A matemática tem várias aplicações no mundo real, e as funções, são uma das ferramentas mais versáteis que a matemática nos proporciona. Uma função pode ser vista como uma "máquina" que recebe entradas (também chamadas de variáveis independentes, ou simplesmente x) e produz saídas (também chamadas de variáveis dependentes, ou simplesmente y).
Na vida real, as funções estão presentes em diversas situações, como no cálculo de juros compostos na economia, na previsão do crescimento de uma população na biologia, na análise da velocidade de um objeto em física, entre outros.
Introdução Teórica
Funções são amplamente utilizadas em todos os ramos da matemática, da física, da engenharia, da economia e de muitas outras ciências. Eles nos permitem modelar e resolver muitos problemas reais.
Ao estudar uma função, é muito importante entender seus dois componentes principais: entradas e saídas. As entradas são geralmente denotadas pela variável x e as saídas pela variável y. A ideia é que, ao inserir um valor x na função, ela nos dará um valor y correspondente.
Para além disso, o gráfico de uma função é uma excelente ferramenta visual para entender como as entradas e saídas se relacionam. No gráfico de uma função, as entradas são representadas no eixo x (horizontal) e as saídas no eixo y (vertical). A cada valor da entrada corresponde um ponto no gráfico e através desse ponto, podemos encontrar a saída correspondente.
Importância das Funções
Funções são muito importantes não apenas no campo da matemática, mas em todas as ciências exatas. Funções são utilizadas para modelar fenômenos e prever comportamentos. Por exemplo, na física, as leis do movimento são geralmente expressas em termos de funções. Na economia, funções são utilizadas para modelar a oferta e demanda, o crescimento econômico, juros e muitos outros aspectos.
Ao entender como calcular entradas e saídas de funções, você estará adquirindo uma habilidade que é fundamental em muitos campos de estudo e trabalho. Além disso, esse conhecimento também irá ajudar você a entender melhor o mundo a sua volta, pois as funções estão presentes em muitos aspectos do nosso dia-a-dia.
Fontes de Referência
Para aprofundar seus estudos sobre funções, sugiro as seguintes fontes:
- Khan Academy: Plataforma educacional gratuita que oferece aulas sobre diversos assuntos, incluindo funções.
- Brasil Escola: Explicações didáticas e claras sobre o que são funções e como trabalhar com elas.
- Só Matemática: Tutoriais e exercícios sobre funções.
Atividade Prática: O Jogo das Funções
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos compreendam de maneira prática e lúdica o conceito de entradas e saídas em funções matemáticas, utilizando-se para isso de um jogo criado por eles mesmos.
Descrição detalhada do projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes e cada grupo deverá criar um tabuleiro de jogo que simbolize o gráfico de uma função matemática. O jogo terá como finalidade percorrer os pontos do gráfico, que será feito no estilo de um "jogo da vida", onde cada casa corresponde a uma coordenada (x, y) do gráfico.
Os alunos deverão ainda criar cartas que trarão valores de 'x' (entradas) e as regras do jogo devem fazer com que os jogadores calculem o correspondente 'y' (saída) para poderem avançar no jogo.
Materiais necessários
- Cartolina ou papelão para a criação do tabuleiro
- Papel e canetinhas para a criação das cartas
- Peças pequenas que possam ser usadas como marcadores de posição (podem ser moedas, botões, pequenos brinquedos, etc.)
- Régua, compasso, e outras ferramentas de desenho para a construção do tabuleiro
- Canetas e papéis para anotação durante o processo de criação e para a finalização do relatório
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Cada grupo deve escolher uma função simples (por exemplo, uma função linear, quadrática ou exponencial) para basear seu jogo.
- Os alunos deverão estudar suas funções, compreender como as entradas e saídas se relacionam e como podem representar isso de forma lúdica em um jogo.
- Com a função escolhida, o grupo irá criar o tabuleiro de jogo representando o gráfico da função.
- Em seguida, o grupo irá criar as cartas de jogo com diversos valores de 'x' (entradas).
- O grupo irá criar um conjunto de regras para o jogo, onde a ideia central é que, ao retirar uma carta, o jogador deverá calcular o correspondente 'y' (saída) e mover sua peça no tabuleiro até o ponto que representa esse par ordenado (x,y).
- Depois de todos os grupos terem criado seus jogos, cada um deles deverá explicar ao resto da turma como funciona o seu jogo, quais foram as decisões tomadas durante a criação e como a função escolhida se relaciona com o jogo.
- Os grupos então irão jogar o jogo de cada um dos outros grupos, possibilitando a interação e a troca de experiências.
- Por fim, cada grupo deverá escrever um relatório em formato de artigo científico contendo os tópicos de Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
Entregas do projeto
Cada grupo deve entregar o seguinte:
- O tabuleiro de jogo e as cartas criadas.
- Um relatório final escrito no qual expliquem a função escolhida, a relação entre a função e o jogo criado, o processo de criação e as regras do jogo. Deve-se também fazer uma reflexão sobre o que aprenderam com a atividade.
Ao redigir o relatório, os alunos devem lembrar-se que:
- Na Introdução, devem falar um pouco sobre o tópico de funções, a importância em aprender sobre o assunto, a função escolhida pelo grupo e o porquê dessa escolha.
- No Desenvolvimento, devem explicar como foram divididas as tarefas dentro do grupo, qual foi a função escolhida e porquê, como foi o processo de criação do jogo, quais foram as dificuldades enfrentadas e como foram resolvidas, e como o jogo ajuda a entender o tópico de funções e, especificamente, o conceito de entradas e saídas.
- Na Conclusão, devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam, o que acharam da atividade e que habilidades crêem ter desenvolvido durante a realização do projeto.
- Na Bibliografia, devem listar as fontes que utilizaram para aprender sobre o tópico e para dar suporte na criação do jogo.
Com esse projeto, os alunos poderão vivenciar na prática o conceito de funções e suas entradas e saídas, além de desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação, criatividade entre outras.