Contextualização
A língua portuguesa é rica e complexa e uma das suas particularidades é a possibilidade de estabelecer diversos tipos de relações entre as orações que compõem um texto. Na gramática, quando lidamos com conjunções e locuções conjuntivas, nos deparamos com os conceitos de oração subordinada. Dentro dessa categoria, temos as orações subordinadas substantivas.
As orações subordinadas substantivas exercem funções sintáticas equivalentes às dos substantivos: podem ser sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e predicativo. São introduzidas por conjunções subordinativas integrantes (que, se) ou pronomes ou advérbios relativos. Seus tipos são: Oração subordinada substantiva subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva.
Nós usamos essas estruturas todos os dias quando falamos ou escrevemos. Um exemplo simples é a frase "Eu acho que você está certo". Neste caso, "que você está certo" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
Reconhecer essas orações nos ajuda a compreender melhor a estrutura e o significado dos textos. Aprender a identificar e usá-las corretamente pode aprimorar nossas habilidades de escrita e tornar nossa comunicação mais eficaz.
Introdução
A oração subordinada substantiva é um tópico importante no estudo da sintaxe na língua portuguesa. Compreender essa estrutura pode tornar a leitura e a escrita mais ricas, precisas e complexas. Este projeto é voltado para a compreensão e aplicação de orações subordinadas substantivas. Através de atividades práticas e colaborativas, vocês irão se familiarizar com essas orações e como elas funcionam na estrutura das frases.
Os recursos abaixo são confiáveis e contêm informações detalhadas sobre orações subordinadas substantivas. Eles podem ser usados para aprofundar seu entendimento do tema:
-
Sobre Português: Uma página que explica o que é uma oração subordinada substantiva e como identificá-la. Contém exemplos que auxiliam o entendimento.
-
Brasil Escola: Este site fornece uma explicação clara e detalhada sobre orações subordinadas substantivas. Contém informações sobre os diferentes tipos de orações subordinadas substantivas e exemplos de cada um.
-
YouTube - Prof Noslen: Um vídeo explicativo que detalha os conceitos e fornece exemplos práticos para ilustrar o que são orações subordinadas substantivas.
Os recursos acima vão ajudá-los a se familiarizarem com orações subordinadas substantivas e a compreenderem como elas funcionam. Utilizem-nos para pesquisar e aprender mais sobre o tema e lembrem-se de citá-los na sua bibliografia.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Detectando Orações Subordinadas Substantivas na Vida Cotidiana"
Objetivo do Projeto:
- Identificar orações subordinadas substantivas em diferentes tipos de textos (artigos de jornal, letras de música, livros, etc).
- Criar um portfólio digital com exemplos de orações subordinadas substantivas encontradas.
- Escrever um relatório detalhado sobre o projeto.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os estudantes irão formar grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por identificar orações subordinadas substantivas em diversos tipos de texto. Os textos poderão ser selecionados pelos próprios grupos ou indicados pelo professor.
Os alunos terão a tarefa de pesquisar e identificar estes tipos de orações, anotando cada uma delas em um portfólio digital. O portfólio deve conter os exemplos encontrados, a classificação da oração (se é subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva) e uma breve explicação de por que a oração se enquadra nessa categoria.
Após a conclusão do projeto, cada grupo deverá produzir um relatório detalhado sobre a atividade.
Materiais Necessários:
- Textos variados (livros, artigos, letras de música, etc.)
- Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet para criação do portfólio digital.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
-
Formação dos grupos: os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas.
-
Seleção dos textos: cada grupo deve escolher ou receber do professor os textos em que irão procurar as orações subordinadas substantivas.
-
Estudo do material de apoio: os alunos devem estudar o material de apoio fornecido pelo professor para entender os conceitos de oração subordinada substantiva.
-
Pesquisa e identificação: cada grupo deve ler seus textos escolhidos e identificar as orações subordinadas substantivas presentes. Essas orações devem ser anotadas e classificadas de acordo com seu tipo.
-
Criação do portfólio digital: cada grupo deve criar um portfólio digital onde irá compilar todas as orações subordinadas substantivas encontradas. O portfólio deve conter a citação da oração, a classificação da oração e uma breve explicação de por que a oração se enquadra nessa categoria.
-
Escrita do relatório: cada grupo deve escrever um relatório detalhando o processo de realização do projeto.
O relatório deve conter uma introdução, um desenvolvimento, uma conclusão e uma bibliografia. Na introdução, o grupo deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto. No desenvolvimento, o grupo deve explicar a teoria por trás da oração subordinada substantiva, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos. Na conclusão, o grupo deve retomar os pontos principais do trabalho, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Por fim, na bibliografia, o grupo deve indicar as fontes que usaram para realizar o trabalho.
Entregas do Projeto:
- Portfólio digital com registro das orações subordinadas substantivas encontradas, incluindo a citação da oração, a classificação da oração e uma breve explicação de por que a oração se enquadra nessa categoria.
- Relatório detalhando o processo de realização do projeto.
Ambas as entregas são complementares e buscam, juntas, fornecer uma visão completa do trabalho realizado pelos alunos. O portfólio apresenta a parte prática do trabalho, mostrando a aplicação dos conceitos estudados. Já o relatório permite que os alunos demonstrem, de forma organizada e estruturada, os conhecimentos adquiridos, as etapas de realização do projeto e os resultados obtidos. Ambos os documentos devem ser elaborados de forma colaborativa pelo grupo, visando estimular o trabalho em equipe e a divisão de responsabilidades.