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Projeto: Detectando Orações Subordinadas Substantivas na Vida Cotidiana

Português

Original Teachy

'EF09LP08'

Oração Subordinada Substantiva

Contextualização

A língua portuguesa é rica e complexa e uma das suas particularidades é a possibilidade de estabelecer diversos tipos de relações entre as orações que compõem um texto. Na gramática, quando lidamos com conjunções e locuções conjuntivas, nos deparamos com os conceitos de oração subordinada. Dentro dessa categoria, temos as orações subordinadas substantivas.

As orações subordinadas substantivas exercem funções sintáticas equivalentes às dos substantivos: podem ser sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e predicativo. São introduzidas por conjunções subordinativas integrantes (que, se) ou pronomes ou advérbios relativos. Seus tipos são: Oração subordinada substantiva subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva.

Nós usamos essas estruturas todos os dias quando falamos ou escrevemos. Um exemplo simples é a frase "Eu acho que você está certo". Neste caso, "que você está certo" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

Reconhecer essas orações nos ajuda a compreender melhor a estrutura e o significado dos textos. Aprender a identificar e usá-las corretamente pode aprimorar nossas habilidades de escrita e tornar nossa comunicação mais eficaz.

Introdução

A oração subordinada substantiva é um tópico importante no estudo da sintaxe na língua portuguesa. Compreender essa estrutura pode tornar a leitura e a escrita mais ricas, precisas e complexas. Este projeto é voltado para a compreensão e aplicação de orações subordinadas substantivas. Através de atividades práticas e colaborativas, vocês irão se familiarizar com essas orações e como elas funcionam na estrutura das frases.

Os recursos abaixo são confiáveis e contêm informações detalhadas sobre orações subordinadas substantivas. Eles podem ser usados para aprofundar seu entendimento do tema:

  1. Sobre Português: Uma página que explica o que é uma oração subordinada substantiva e como identificá-la. Contém exemplos que auxiliam o entendimento.

  2. Brasil Escola: Este site fornece uma explicação clara e detalhada sobre orações subordinadas substantivas. Contém informações sobre os diferentes tipos de orações subordinadas substantivas e exemplos de cada um.

  3. YouTube - Prof Noslen: Um vídeo explicativo que detalha os conceitos e fornece exemplos práticos para ilustrar o que são orações subordinadas substantivas.

Os recursos acima vão ajudá-los a se familiarizarem com orações subordinadas substantivas e a compreenderem como elas funcionam. Utilizem-nos para pesquisar e aprender mais sobre o tema e lembrem-se de citá-los na sua bibliografia.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Detectando Orações Subordinadas Substantivas na Vida Cotidiana"

Objetivo do Projeto:

  1. Identificar orações subordinadas substantivas em diferentes tipos de textos (artigos de jornal, letras de música, livros, etc).
  2. Criar um portfólio digital com exemplos de orações subordinadas substantivas encontradas.
  3. Escrever um relatório detalhado sobre o projeto.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os estudantes irão formar grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por identificar orações subordinadas substantivas em diversos tipos de texto. Os textos poderão ser selecionados pelos próprios grupos ou indicados pelo professor.

Os alunos terão a tarefa de pesquisar e identificar estes tipos de orações, anotando cada uma delas em um portfólio digital. O portfólio deve conter os exemplos encontrados, a classificação da oração (se é subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva) e uma breve explicação de por que a oração se enquadra nessa categoria.

Após a conclusão do projeto, cada grupo deverá produzir um relatório detalhado sobre a atividade.

Materiais Necessários:

  • Textos variados (livros, artigos, letras de música, etc.)
  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet para criação do portfólio digital.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Formação dos grupos: os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas.

  2. Seleção dos textos: cada grupo deve escolher ou receber do professor os textos em que irão procurar as orações subordinadas substantivas.

  3. Estudo do material de apoio: os alunos devem estudar o material de apoio fornecido pelo professor para entender os conceitos de oração subordinada substantiva.

  4. Pesquisa e identificação: cada grupo deve ler seus textos escolhidos e identificar as orações subordinadas substantivas presentes. Essas orações devem ser anotadas e classificadas de acordo com seu tipo.

  5. Criação do portfólio digital: cada grupo deve criar um portfólio digital onde irá compilar todas as orações subordinadas substantivas encontradas. O portfólio deve conter a citação da oração, a classificação da oração e uma breve explicação de por que a oração se enquadra nessa categoria.

  6. Escrita do relatório: cada grupo deve escrever um relatório detalhando o processo de realização do projeto.

O relatório deve conter uma introdução, um desenvolvimento, uma conclusão e uma bibliografia. Na introdução, o grupo deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto. No desenvolvimento, o grupo deve explicar a teoria por trás da oração subordinada substantiva, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos. Na conclusão, o grupo deve retomar os pontos principais do trabalho, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Por fim, na bibliografia, o grupo deve indicar as fontes que usaram para realizar o trabalho.

Entregas do Projeto:

  • Portfólio digital com registro das orações subordinadas substantivas encontradas, incluindo a citação da oração, a classificação da oração e uma breve explicação de por que a oração se enquadra nessa categoria.
  • Relatório detalhando o processo de realização do projeto.

Ambas as entregas são complementares e buscam, juntas, fornecer uma visão completa do trabalho realizado pelos alunos. O portfólio apresenta a parte prática do trabalho, mostrando a aplicação dos conceitos estudados. Já o relatório permite que os alunos demonstrem, de forma organizada e estruturada, os conhecimentos adquiridos, as etapas de realização do projeto e os resultados obtidos. Ambos os documentos devem ser elaborados de forma colaborativa pelo grupo, visando estimular o trabalho em equipe e a divisão de responsabilidades.

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