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Projeto: Criação de uma Pequena Propriedade de Agricultura Familiar como Modelo de Sustentabilidade

Agropecuária

Original Teachy

Agricultura Familiar

Contextualização

A agricultura familiar é um ramo da agropecuária que tem grande importância sócio-econômica e ambiental. Esta forma de agricultura é praticada por famílias, predominantemente em pequenas propriedades rurais, e tem um papel chave na produção de alimentos e no desenvolvimento sustentável de muitas regiões. A agricultura familiar integra agricultura, silvicultura, pesca, pecuária, criação de aves e outras atividades relacionadas, e é gerida e operada por uma família e depende principalmente de mão-de-obra familiar, incluindo tanto mulheres como homens.

A agricultura familiar desempenha um papel crucial nas economias do mundo inteiro. Estima-se que existem 500 milhões de pequenos agricultores ao redor do mundo, sendo responsáveis por mais de 80% dos alimentos produzidos especialmente nos países em desenvolvimento. Apesar dessas pequenas propriedades representarem menos de um quarto da terra agrícola do mundo, elas proporcionam sobremaneira benefícios para o meio ambiente, contribuindo para paisagens diversificadas, a manutenção da biodiversidade e uma utilização mais responsável e sustentável dos recursos naturais.

A Agricultura Familiar não se relaciona apenas com aspectos técnicos e econômicos da produção agrícola, mas é essencialmente uma maneira de vida, uma parte intrínseca da cultura rural e do patrimônio agrícola. Ela tem características muito particulares, como a forte vinculação entre a família e a exploração agrícola, trabalho e gestão da exploração baseados na mão de obra familiar e a concepção do agroecossistema como unidade de produção diversificada.

Importância da Agricultura Familiar

Em uma sociedade cada vez mais globalizada e com uma população crescente a ser alimentada, a agricultura familiar destaca-se como uma solução para combater a fome e a extrema pobreza, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento rural, protegendo o meio ambiente e atingindo um crescimento socioeconômico equilibrado. A produção agrícola familiar é uma importante fonte de alimento e renda para muitas pessoas ao redor do mundo e possui papel central no abastecimento local e regional, promovendo a segurança alimentar e mantendo a diversidade e qualidade dos produtos agrícolas oferecidos aos consumidores.

É importante reconhecer que a Agricultura Familiar, de maneira geral, tem enfrentado inúmeros desafios, tais como acesso a terra e recursos naturais, acesso a serviços públicos de qualidade (como educação, saúde, eletricidade, etc), acesso ao crédito e mercados, entre outros. Estes desafios requerem atenção e estratégias apropriadas para a sua superação, de modo a fortalecer o setor de Agricultura Familiar e garantir a sua sustentabilidade, além de reconhecer a sua importância para o desenvolvimento rural e para a produção de alimentos.

Material de leitura recomendado para aprofundamento no tema:

  1. [Manual de Boas Práticas para uma Agricultura Familiar Responsável] Publicação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) que apresenta diretrizes e princípios para a prática da agricultura familiar de maneira responsável e sustentável.

  2. [A importância da agricultura familiar no Brasil e no mundo] Artigo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que discute a relevância da agricultura familiar para a economia e a segurança alimentar.

Atividade Prática

Criação de uma Pequena Propriedade de Agricultura Familiar como Modelo de Sustentabilidade

Objetivo do Projeto:

Desenhar e implementar um modelo de mini-propriedade agrícola familiar integrando as diversas disciplinas de agropecuária e sustentabilidade. Os grupos deverão fazer uso de técnicas agrícolas e de criação de animais, aplicar princípios sustentáveis, planejar e gerir a produção, e elaborar uma estratégia de comercialização dos produtos gerados.

Materiais Necessários:

Os materiais necessários dependem das especificidades do projeto proposto pelos alunos, mas poderão incluir:

  • Espaço físico para a mini-propriedade (pode ser um canto da escola ou da casa do aluno).
  • Sementes e mudas diversas.
  • Ferramentas para preparação do solo e plantio.
  • Material para compostagem.
  • Elementos para criação de pequenos animais (caso se inclua na proposta).
  • Materiais para a construção de um sistema de coleta de água da chuva.
  • Material para registro das atividades: cadernos, canetas, câmera fotográfica.

Descrição do Projeto

A atividade prática consiste em projetar e implementar uma mini-propriedade que reflita os princípios da agricultura familiar. As equipes de 3 a 5 alunos deverão elaborar e executar um plano para a criação dessa mini-propriedade, levando em consideração aspectos tais como o preparo do solo, seleção de cultivos, calendarização agrícola, criação de pequenos animais, aplicação de práticas sustentáveis (como a compostagem e a captação de água da chuva), comercialização dos produtos obtidos, entre outros.

A duração prevista para o projeto é de cerca de 3 meses, com a estimativa de dedicarem aproximadamente 12 horas por semana por aluno.

Passo a Passo

  1. Planejamento: Nesta fase, os grupos devem pesquisar e decidir quais elementos vão incluir em sua propriedade e por que. Deverão considerar os recursos disponíveis e necessários e fazer um levantamento deles.

  2. Implementação: Após o planejamento, os alunos deverão preparar o local, adquirir os materiais necessários e realizar as tarefas práticas: preparar a terra, plantar sementes ou mudas, instalar o sistema de captação de água da chuva, entre outros. Cada fase deve ser registrada com anotações, desenhos e fotos.

  3. Monitoramento e ajustes: Uma vez feito o plantio, os alunos devem monitorar o desenvolvimento das plantas, cuidar da irrigação, fazer controle de pragas, adubar, entre outros. Caso estejam criando animais, devem assegurar que eles estão bem alimentados e cuidados.

  4. Produção e Comercialização: Aqui, os alunos devem organizar a colheita e pensar em como comercializar seus produtos. Isso pode incluir a criação de uma feira escolar, vender para a comunidade local ou até mesmo doar para pessoas necessitadas.

  5. Registro e Relatório: Paralelo a todas essas etapas, os alunos deverão registrar sua experiência e seus aprendizados em um diário de bordo, que será parte essencial do relatório final.

Entregas do Projeto

Ao término do projeto, cada grupo deverá apresentar:

  1. Relatório Final: O documento deve cumprir o formato de relatório sugerido na introdução. O diário de bordo, o registro fotográfico e as rendas obtidas com a comercialização serão fundamentais para a elaboração do relatório.

  2. Apresentação Oral: Cada grupo deverá preparar uma apresentação oral para os colegas de turma, em que irão: resumir o que fizeram; apresentar as dificuldades encontradas e como a resolveram; mostrar os resultados obtidos, e; abordar os principais aprendizados do projeto.

  3. Visita à Propriedade: Quando possível, os grupos devem organizar uma visita para que os colegas, os professores e o restante da comunidade escolar possam conhecer a mini-propriedade.

  4. Avaliação Coletiva: Ao final do projeto, o grupo participará de uma sessão de avaliação coletiva onde irão discutir a contribuição individual de cada membro do grupo, os obstáculos encontrados e como, coletivamente, foram superados.

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