Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Artes e Contextos Históricos: Das Telas à Prática

Lara da Teachy


Artes

Original Teachy

Arte: Introdução

Contextualização

A arte é uma forma de expressão intrínseca ao ser humano e remonta nossos ancestrais em pinturas rupestres. Ao longo da história, a arte tem sido usada para narrar eventos, expressar sentimentos e pensamentos, criticar a sociedade e até mesmo para a pura apreciação estética. Nesse sentido, entender a arte nos ajuda a entender a nós mesmos e a sociedade em que vivemos.

A arte não é apenas uma expressão visual, ela também está presente na música, na literatura, no cinema, no teatro e em várias outras formas. Cada uma dessas formas tem suas técnicas, suas ferramentas e suas linguagens.

Introdução

Neste projeto, vamos mergulhar no mundo da arte. Iremos explorar suas várias formas, aprender sobre artistas e movimentos importantes na história da arte e, até mesmo, criar nossas próprias obras de arte.

Na primeira parte, vamos estudar quatro conceitos chave: o que é a arte, a importância do contexto na interpretação de uma obra de arte, os vários movimentos artísticos ao longo da história e as técnicas utilizadas pelos artistas. Para isso, vamos utilizar o livro "A história da arte", de E.H. Gombrich, como referência principal.

Na segunda parte do projeto, vamos trabalhar com a interdisciplinaridade, unindo a arte à disciplina de História. Iremos realizar uma pesquisa sobre um movimento artístico de nossa escolha e contextualizá-lo dentro do seu período histórico. Como recurso, podemos utilizar o documentário "A História da Arte", disponível no YouTube, além de outras fontes confiáveis que encontrarmos em nossa pesquisa.

Finalmente, na terceira parte, vamos colocar a mão na massa e criar nossa própria obra de arte. Vamos escolher uma técnica que tenha sido usada em algum dos movimentos que estudamos e fazer nossa própria interpretação, levando em consideração tudo o que aprendemos sobre a arte e seu contexto.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Artes e Contextos Históricos: Das Telas à Prática"

Objetivo do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos irá pesquisar, estudar e criar uma apresentação sobre um movimento artístico específico, contextualizando-o com o ambiente histórico em que surgiu e apresentando um trabalho de arte prático inspirado nas técnicas utilizadas nesse movimento.

Descrição detalhada do Projeto

  1. Escolha do Movimento Artístico: Cada grupo deve escolher um movimento artístico que tenha sido abordado no livro "História da Arte" e no documentário "A História da Arte". Este será o tema da pesquisa e da obra de arte que o grupo irá criar.

  2. Pesquisa e Contextualização: O grupo deve realizar uma pesquisa aprofundada sobre o movimento escolhido, anotando suas principais características, artistas representativos, obras de arte marcantes, e o contexto histórico em que o movimento se desenvolveu.

  3. Produção da Apresentação: O grupo deve preparar uma apresentação oral para a classe, explicando todos os aspectos que pesquisou. A apresentação deve incluir imagens de obras de arte representativas do movimento artístico escolhido.

  4. Criação da Obra de Arte: Inspirado pelo movimento artístico escolhido, o grupo deve criar uma obra de arte original, utilizando a técnica que melhor representar o movimento. A obra de arte será incluída na apresentação do grupo.

  5. Redação do Relatório: O grupo deve redigir um relatório detalhado explicando o trabalho realizado, abordando a escolha do movimento, a pesquisa realizada, a criação da obra de arte, as dificuldades encontradas e como foram superadas, e as conclusões tiradas do projeto. O relatório deve incluir imagens da obra de arte criada pelo grupo.

Materiais Necessários

Os materiais necessários para o projeto podem variar de acordo com a técnica de arte escolhida pelo grupo para a criação da obra. Além disso, os grupos irão precisar de:

  • Livro "História da Arte", de E.H. Gombrich.
  • Acesso ao documentário "A História da Arte", no YouTube.
  • Acesso à internet para pesquisa adicional.
  • Material para elaboração de slides ou outra forma de apresentação visual.
  • Câmera ou celular para fotografar a obra de arte criada.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Escolha do movimento artístico: O grupo deve escolher um movimento artístico para ser o tema do projeto.

  2. Pesquisa e contextualização: O grupo deve realizar uma pesquisa aprofundada sobre o movimento artístico, incluindo suas características, principais artistas e obras, e o contexto histórico em que surgiu.

  3. Produção da apresentação: O grupo deve organizar as informações pesquisadas em uma apresentação clara e atraente. A apresentação deve ser visualmente rica e conter informações interessantes e úteis sobre o tema.

  4. Criação da obra de arte: O grupo deve escolher uma técnica de arte que seja representativa do movimento artístico escolhido e criar uma obra de arte original inspirada no movimento. O processo de criação da obra deve ser documentado em fotografias.

  5. Redação do relatório: O grupo deve escrever um relatório detalhado sobre o projeto, incluindo a escolha do movimento artístico, a pesquisa realizada, a criação da obra de arte, as dificuldades encontradas e as conclusões tiradas. O relatório deve conter imagens da obra de arte e da apresentação.

  6. Apresentação do projeto: Os grupos apresentarão o projeto para a classe, incluindo a apresentação oral, a exposição da obra de arte e a entrega do relatório.

A sequência de atividades deve ser dividida ao longo de um período de cerca de três a quatro semanas, dependendo da disponibilidade da escola, para garantir que haja tempo suficiente para pesquisa, preparação da apresentação, criação da obra de arte e redação do relatório.

Entrega do Projeto

Ao final do projeto, cada grupo terá uma apresentação completa sobre um movimento artístico, incluindo:

  • Uma apresentação oral detalhada com slides ou outra forma de suporte visual.
  • Uma obra de arte original, inspirada no movimento artístico escolhido.
  • Um relatório detalhado sobre o projeto, incluindo imagens da obra de arte e da apresentação.

O relatório deve ser estruturado em quatro partes: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia. A introdução deve explicar a escolha do movimento artístico e sua relevância. O desenvolvimento deve detalhar a pesquisa realizada, a criação da obra de arte e a preparação da apresentação. As conclusões devem abordar as lições aprendidas, as dificuldades superadas e os resultados obtidos. A bibliografia deve listar todas as fontes utilizadas no projeto.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Arte: Barroca Moderna | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Expositivo | Sons com o Corpo
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Criando Nosso Espaço de Arte
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Técnico | Elementos Cênicos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies