Contextualização
A Arte Romana é uma expressão poderosa da riqueza e expansão imperial de Roma. Através das suas diversas formas, desde a arquitetura, escultura, pintura até a arte utilitária, a arte romana reflete os ideais e as tradições romanas, como também seu desejo de emular e melhorar a arte e a cultura da Grécia Antiga.
Os romanos eram mestres em copiar a arte grega, porém, desenvolveram seu próprio sentido de estilo e técnica. Por exemplo, enquanto as esculturas gregas eram idealizadas, as romanas eram realistas e retratavam todos os detalhes da vida quotidiana. Além disso, a arte romana não se limitava a esculturas e pinturas, mas também incluíam mosaicos, arte em vidro, cerâmica, joalheria, e mais.
A arte romana não era apenas estética, mas também pragmática. A extraordinária arquitetura romana, como o Coliseu e o Panteão, são testemunhos do avanço tecnológico romano, e ao mesmo tempo, símbolos de poder e domínio. Ao entender a arte romana, os alunos também aprenderão sobre a história, política, religião e filosofia romana.
O estudo da arte romana é essencial para entendermos a influência de Roma no mundo. A arte romana é uma extensa fonte de conhecimento sobre a vida na Roma Antiga e ainda hoje é uma fonte de inspiração para diversas áreas, desde o design de edifícios até a moda. Além disso, estudar a arte romana desafia os alunos a pensar criticamente sobre a relação entre arte, poder e sociedade.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Recriando a arte romana: uma viagem ao passado"
Objetivo do Projeto:
Compreender a importância e a influência da arte romana no mundo antigo e contemporâneo, através da pesquisa, estudo e recriação de uma obra de arte romana.
Descrição Detalhada do Projeto:
Cada grupo de 3 a 5 alunos será responsável por escolher uma obra de arte romana (pode ser uma escultura, uma pintura, um mosaico, um edifício arquitetônico, etc.) e recriá-la usando materiais e técnicas à escolha dos alunos (papel, argila, tecido, pintura digital, etc). A recriação da obra não precisa ser uma réplica exata, mas deve capturar a essência e os elementos fundamentais da obra original.
Além da recriação da obra de arte, cada grupo deverá realizar uma pesquisa detalhada sobre a obra original, incluindo o seu contexto histórico, o seu significado, a sua técnica e materiais utilizados, a sua influência na arte e na cultura subsequentes, entre outros. A pesquisa será apresentada na forma de um relatório escrito e uma apresentação oral.
Materiais Necessários:
Dependerá da obra de arte escolhida e da técnica de recriação. Poderão incluir papel, lápis, tintas, argila, tecido, software de pintura digital, entre outros.
Passo a passo Detalhado:
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Formação dos grupos e escolha da obra de arte: Os alunos formam grupos de 3 a 5 integrantes. Em seguida, cada grupo escolhe uma obra de arte romana que irá recriar e pesquisar.
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Pesquisa: Os alunos realizam uma pesquisa detalhada sobre a obra de arte escolhida, incluindo seu contexto histórico, seu significado, sua técnica e materiais utilizados, sua influência na arte e na cultura subsequentes, entre outros.
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Planejamento da recriação: Os alunos planejam como vão recriar a obra de arte, considerando os materiais e a técnica que vão utilizar.
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Recriação da obra de arte: Os alunos recriam a obra de arte escolhida. O professor de arte pode oferecer orientação e sugestões durante este processo.
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Elaboração do relatório: Os alunos elaboram um relatório com base em sua pesquisa e processo de recriação. O relatório deve incluir os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
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Apresentação oral: Cada grupo faz uma apresentação oral de seu projeto, apresentando a pesquisa realizada e a obra de arte recriada. A apresentação deve ser feita de forma que envolva a audiência e transmita o conhecimento adquirido pelo grupo.
Entregas do Projeto
Ao final deste projeto, os alunos devem entregar:
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O relatório escrito, que deve ser elaborado de forma clara e organizada, e conter as seguintes seções: Introdução (contextualização do tema e objetivo do projeto); Desenvolvimento (teoria do tema, descrição detalhada da atividade, metodologia utilizada e os resultados obtidos); Conclusão (retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões sobre o projeto); e Bibliografia (fontes utilizadas no projeto).
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A recriação física da obra de arte ou, no caso de uma recriação digital, um arquivo da obra e fotos do processo de criação.
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A apresentação oral, que deve ser planejada e ensaiada, e envolver a audiência.
Através deste projeto, os alunos serão capazes de relacionar a arte romana com as diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica. Eles também serão capazes de compreender a influência de outros povos na criação da arte romana, além de desenvolver habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.