Objetivos
- Reconhecer e diferenciar os distintos tipos de respiração, como a respiração pulmonar e branquial.
- Identificar as características específicas de cada tipo de respiração nos diferentes grupos de animais.
- Relacionar os diferentes tipos de respiração com os habitats e comportamentos dos animais.
Você Sabia?
1. 簾 Sabiam que uma lontra marinha consegue prender seus pulmões para mergulhar até 90 metros em busca de comida? Quase como se fossem super-heróis aquáticos!
2. 呂 Os caranguejos não respiram pela boca! Eles têm brânquias que permitem a troca gasosa, adaptadas ao ambiente aquático.
3. 濾 Tu sabes que o unicórnio respira como um anfíbio? Claro, porque unicórnios não existem, mas se existissem, bem, teriam que respirar, não é?
Contextualizando
Boas-vindas, exploradores biológicos! Preparem-se para embarcar em uma incrível jornada pelo fantástico mundo dos sistemas respiratórios dos animais. Imagine-se como bio-detetives, desvendando os segredos de como diferentes criaturas inalam e exalam ar, água ou, no caso dos insetos, até mesmo gases difusos.
Vamos dar aquela olhada curiosa: já pararam para pensar como é que um peixe consegue respirar dentro d'água, ou como os anfíbios levam oxigênio pela pele fora da água? Essa é uma verdadeira habilidade ninja da natureza! Cada tipo de respiração é super adaptado ao habitat e ao comportamento do seu 'dono'.
E não poderia faltar uma pitada de mágica científica no meio de tudo isso. Entender esses sistemas não só enriquece nosso conhecimento sobre a biodiversidade, mas também nos ajuda a compreender como o ambiente influencia diretamente a evolução. Então, preparem-se para inovar, engajar e soltar a imaginação, porque agora vocês são os cientistas digitais dessa fantástica descoberta! Vamos nessa?
Atividade 1: Desafio Respiratório Interativo: Diversão e Ciência se Unem!
Descrição
Prepare-se para uma missão empolgante, onde toda a turma se unirá para desvendar os mistérios do sistema respiratório dos animais! O objetivo é criar um 'Parque Temático da Respiração Animal' no estilo interativo e digital. Cada grupo terá subtemas específicos (pulmonar, branquial e cutâneo) e será responsável por desenvolver conteúdos interativos e educativos sobre esses tipos de respiração. Juntos, vocês criarão um site ou uma plataforma interativa onde outros alunos e até mesmo a comunidade poderão aprender e se divertir. ️
Materiais Necessários
- Celulares ou computadores com acesso à internet
- Acesso a aplicativos de criação de vídeos e designs (como Canva, Filmora, ou outros gratuitos)
- Ferramentas de compartilhamento e edição de documentos (Google Drive, Google Slides, Padlet)
- Plataformas para criação de websites (Wix, Google Sites, WordPress free)
- Papéis, canetas e elementos de arte para esboçar ideias iniciais
Passo a Passo
- Divida a turma em subgrupos, cada um com uma 'zona' do Parque Temático (pulmonar, branquial e cutâneo).
- Cada subgrupo deve realizar uma extensa pesquisa sobre o tipo de respiração (pulmonar, branquial ou cutânea) atribuído, utilizando fontes confiáveis e atualizadas.
- Criem um esboço inicial do conteúdo que pretendem incluir na plataforma interativa, como vídeos, quizzes, infográficos e exercícios práticos.
- Utilizando ferramentas gratuitas, como Canva e Filmora, desenvolvam vídeos educativos sobre os diferentes tipos de respiração, exemplificando com animais reais.
- Criem exercícios práticos e quizzes interativos para cada tipo de respiração, garantindo que os visitantes do site possam aprender de forma divertida e didática.
- Organizem o conteúdo no site ou plataforma, usando Wix, Google Sites ou outra ferramenta gratuita, dividindo as zonas de acordo com os sistemas respiratórios pesquisados.
- Incluam uma área de 'Curiosidades' e 'Na Mídia', onde possam reunir fatos interessantes e notícias atuais (se aplicável) relacionadas ao tema.
- Compartilhem o link do 'Parque Temático da Respiração Animal' com a comunidade escolar, amigos e familiares, incentivando-os a visitar e aprender sobre a maravilhosa diversidade da respiração animal!
- Preparem-se para apresentar o site ou plataforma interativa em uma mostra virtual, discutindo as descobertas feitas e o processo de criação do conteúdo com outros alunos e professores.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável deverá ser um site ou plataforma interativa chamado 'Parque Temático da Respiração Animal'. Este site deverá englobar exercícios, quizzes, vídeos explicativos, infográficos e áreas interativas onde visitantes possam aprender sobre os sistemas respiratórios dos animais. O conteúdo deve estar organizado de forma clara e acessível para diferentes faixas etárias, incluindo citação de fontes confiáveis para garantir precisão no conteúdo. É importante que todo o conteúdo seja autoral e produzido pelos alunos, baseado em pesquisas e trabalho em equipe. Breve, simples, dinâmico e, claro, cheio de curiosidades fascinantes sobre a respiração dos animais! 獵
Atividade 2: Criação de Documentário: O Fascinante Mundo dos Sistemas Respiratórios dos Animais
Descrição
Vamos mergulhar de cabeça no universo dos sistemas respiratórios dos animais através da criação de um documentário! Nesta atividade, a turma inteira irá se transformar em uma equipe de filmagem e produção para documentar as complexidades e curiosidades dos sistemas respiratórios dos animais. Cada um terá um papel importante: dos roteiristas aos cinegrafistas, dos atores aos editores. O objetivo é produzir um documentário interativo e educativo, relatando as diversas adaptações respiratórias necessárias para a sobrevivência das diferentes espécies em seus habitats.
Materiais Necessários
- Celulares ou câmeras com função de gravação de vídeo
- Computadores com acesso a softwares de edição de vídeo (iMovie, Adobe Spark, ou outros gratuitos)
- Aplicativos de mensagens para coordenação (WhatsApp, Telegram, Google Meet, etc.)
- Cadernos e canetas para esboçar roteiros
- Ferramentas de compartilhamento de arquivos (Google Drive, DropBox)
- Acesso à internet
Passo a Passo
- Dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo ficará responsável por algumas partes do documentário, como roteiro, filmagem, edição, etc.
- Esboçar o roteiro, dividindo o documentário por segmentos: introdução, pulmonar, branquial, cutâneo, interações interessantes e conclusão.
- Pesquisar informações detalhadas sobre respiração pulmonar, branquial e cutânea para compor a base do documentário.
- Realizar filmagens de cenários naturais (caso sejam possíveis/necessárias) e de animais que exemplifiquem cada tipo de respiração.
- Entrevistar professores de biologia ou especialistas amadores (incluindo os próprios alunos) sobre os sistemas respiratórios dos animais.
- Organizar as filmagens e audiovisuais de acordo com o roteiro, garantindo que estejam claros, informativos e atrativos.
- Realizar a edição final, inserindo legendas, efeitos sonoros e visuais para tornar o documentário mais dinâmico e atraente.
- Compilar todas as partes do vídeo em um só arquivo, revisar e finalizar o documentário.
- Criar um canal do YouTube para hospedar o documentário ou usar uma plataforma gratuita de vídeos, como Vimeo.
- Publicar o documentário nas redes sociais da turma, do colégio e em outros canais que considerem relevantes para que outras comunidades tenham acesso ao material.
- Promova uma sessão de exibição do documentário ao vivo via uma plataforma de videoconferência, convidando pais, professores e colegas para assistirem e discutirem as descobertas.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável será um documentário interativo de 20 a 30 minutos, dividido em segmentos, cada um dedicado a explicar um dos três tipos de respiração estudados (pulmonar, branquial e cutânea). O documentário deve incluir: introdução, explicação detalhada de cada tipo de respiração, exemplos na natureza ilustrados por filmagens ou animações, entrevistas a especialistas (podem ser os próprios alunos) e uma seção de curiosidades atraentes. Crie um canal do Youtube ou um site específico para hospedar o documentário. Façam um lançamento oficial publicando o documentário em suas redes sociais. As fontes de imagens, vídeos e dados devem ser creditadas corretamente.
Atividade 3: Jogo de Realidade Aumentada: Respirando Conhecimento!
Descrição
Preparados para uma aventura digital totalmente inovadora? Nosso desafio agora será criar um jogo de Realidade Aumentada (AR) onde vocês, como 'game designers', vão integrar conceitos de biologia com tecnologia para criar uma experiência única e imersiva sobre os sistemas respiratórios dos animais. O objetivo é desenvolver um jogo educativo que utiliza a tecnologia AR para ensinar de forma lúdica e interativa sobre a respiração dos animais. Cada grupo da turma contribuirá com uma parte do jogo, que, ao final, se integrará em um aplicativo ou plataforma AR acessível para todos.
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets (com capacidade de usar aplicativos de AR)
- Acesso à Internet
- Aplicativos gratuitos de criação de AR como 8th Wall, AR.js, ou Artivive
- Computadores com acesso a softwares de edição de imagem e vídeo (como GIMP, Canva e OpenShot)
- Plataformas como Google Slides, Padlet e Google Drive para colaboração e organização
- Papéis, canetas e elementos de arte para esboçar ideias
Passo a Passo
- Dividir a turma em grupos menores, cada grupo ficará responsável por um nível ou aspecto do jogo de AR.
- Esboçar as ideias preliminares no papel, incluindo como será a experiência de jogo, as animações propostas e as informações a serem ensinadas.
- Pesquisar profundamente sobre os sistemas respiratórios dos animais e seus diferentes tipos de respiração (pulmonar, branquial e cutânea).
- Cada grupo deve criar uma apresentação utilizando Google Slides ou Padlet, detalhando seu nível, personagens, animações e perguntas, e compartilhar com os demais grupos para feedback.
- Desenvolver animações e objetos virtuais utilizando softwares de edição adequados para criar os elementos AR necessários.
- Utilizar os aplicativos de AR para integrar as animações e objetos virtuais com o mundo físico de forma interativa. Testar e ajustar conforme necessário.
- Cada grupo deve expressar suas ideias e soluções em uma apresentação final, incluindo o nível criado, os conceitos biológicos ensinados e as ferramentas tecnológicas utilizadas.
- Compilar todas as partes do jogo de AR em uma única plataforma acessível, como um site protegido que possa ser acessado por outras turmas e pela comunidade.
- Divulgar o jogo de AR nas redes sociais da escola e em outros canais apropriados para que mais pessoas possam acessar e aprender com ele.
- Planejar uma sessão de demonstração e teste do jogo com voluntários para obter feedback e aprimorar a experiência.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável será um jogo de Realidade Aumentada (AR) educativo sobre os sistemas respiratórios dos animais. Este jogo deve ser composto por diferentes níveis temáticos, cada um abordando a respiração pulmonar, respiração branquial e respiração cutânea. Cada nível incluirá animações AR, quizzes interativos e informações detalhadas. O grupo deve documentar todo o processo de criação, incluindo pesquisas, esboços iniciais, etapas de desenvolvimento e o jogo pronto, em uma apresentação para ser compartilhada com a comunidade. Incentivamos a criatividade e a inovação na aplicação desses conceitos biológicos em uma experiência digital de ponta!