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Projeto: Seres Vivos: Tipos de Reprodução | Metodologia Digital | Projeto

Biologia

Original Teachy

Seres Vivos: Tipos de Reprodução

Objetivos

- Entender e diferenciar os principais tipos de reprodução nos seres vivos: sexuada e assexuada.

- Compreender as particularidades da reprodução assexuada, incluindo esporulação, brotamento, fragmentação e divisão binária.

- Desenvolver habilidades de trabalho colaborativo e digitais ao criar conteúdo inovador sobre o tema.

- Aplicar o pensamento crítico para analisar e comparar os diferentes modos de reprodução em contextos do mundo real.

Você Sabia?

1.Você sabia? Existem salamandras que possuem superpoderes de regeneração. Elas conseguem regenerar membros inteiros após perdê-los. É uma das regenerações mais impressionantes que conhecemos!

2.Curiosidade Alienígena: Muitos fungos reproduzem-se por esporulação, lançando esporos pelo ar. Essa técnica de reprodução pode ser comparada a batalhas invisíveis no espaço!

3.  Cocos gigantes e desmembrados! Sim, coqueiros se reproduzem através de sementes que se espalham. Pais distribuindo mudas... Literalmente! 

Contextualizando

 Imagine que você faz parte de uma equipe de documentários científicos e tem a missão de capturar em ação os mecanismos misteriosos da vida. Intenso, né? É hora de tirar o chapéu de explorador e embarcar numa viagem pelo mundo dos tipos de reprodução.

Imagine a cena: Uma bactéria divide-se em duas, aparentemente sem estresse algum. Essa é a reprodução assexuada em ação! Enquanto isso, no canto oposto, você encontra algas produtoras de 'bolhas de vida' chamadas esporos. Aí entrou a esporulação. Diferente, né?

Já do outro lado, temos um galante gafanhoto cortejando a sua amada com a melhor coreografia vibratória, na esperança de conquistá-la e carregar genes inovadores. É aí onde a reprodução sexuada reina! Então, tá preparado para essa viagem ao reino animal, vegetal e dos supermicrorganismos? Estamos prontos para embarcar juntos!

Atividade 1:  Documentando a Vida: A Grande Aventura Reprodutiva

Descrição

Vamos embarcar em uma grande exploração interativa! Vocês farão uma documentação detalhada sobre os diferentes tipos de reprodução existentes na natureza. A missão é criar um Diário de Bordo Digital, abordando os diversos modos de reprodução de forma clara e entusiasmante. Este Diário de Bordo reunirá vídeos, textos, infográficos, entrevistas fictícias (ou não), e até mesmo simulações e experimentos simples. A ideia é explorar e registrar esses fenômenos biológicos de uma forma que qualquer pessoa se interesse e aprenda, como se fosse um vídeo de um grande explorador da National Geographic. Vocês estão prontos para a aventura? Vamos lá! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores ou laptops

- Ferramentas de edição de vídeo (e.g., iMovie, Adobe Premiere, Canva, etc.)

- Plataforma de redes sociais fictícia (e.g., página privada no Instagram, blog)

- Google Forms ou Microsoft Forms para coleta de dados

- Google Slides ou PowerPoint para criação de infográficos

- Papel, caneta e materiais para experimentos (opcionais)

Passo a Passo

  • Dividam a turma em subgrupos responsáveis por diferentes partes do Diário de Bordo Digital: escrita, filmagem, edição de vídeo, criação de infográficos e análise de dados.
  • Reúnam-se virtualmente ou presencial para planejar o projeto. Se possível, usem ferramentas digitais como Google Meet ou Zoom para organizar todo o planejamento.
  • Escolham os temas que cada subgrupo vai abordar (reprodução sexuada, assexuada, esporulação, brotamento, fragmentação e divisão binária) e definam um calendário para as entregas parciais.
  • O subgrupo de escrita deve começar pela elaboração do roteiro do seu vídeo documentário, detalhando as etapas e conceitos que serão abordados. Incentivem-nos a pesquisar por entrevistas reais e adaptar para o tema de forma criativa.
  • O subgrupo de filmagem e edição deve coletar as melhores cenas utilizando celulares ou tablets. Encenem entrevistas fictícias e incluam imagens reais de animais ou organismos sempre que possível. Utilizem criatividade para tornar os vídeos engajadores.
  • O subgrupo de criação de infográficos deve começar a esboçar em ferramentas como Google Slides como irá visualizar as informações. Podem incluir setas, animações e gráficos, desde que fique fácil de entender.
  • O subgrupo de análise de dados deve buscar informações sobre espécies que se reproduzem de cada maneira e coletar imagens, vídeos ou textos para análise. Utilizem Google Forms ou Microsoft Forms para fornecer e coletar opiniões e feedbacks sobre o projeto.
  • Reúnam todos os materiais individualmente coletados e revisem tudo para garantir que as informações estão corretas e bem estruturadas.
  • Usem ferramentas digitais para montar o Diário de Bordo: vídeos podem ser editados em iMovie ou Adobe Premiere, infográficos desenvolvidos em Google Slides, e textos podem ser escritos diretamente utilizando a plataforma de blogs escolhida.
  • Subam todos os conteúdos para a plataforma digital e montem o Diário de Bordo completo.
  • Peçam feedback para colegas de outra turma ou mesmo família e amigos e façam ajustes com base nas sugestões.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será um Diário de Bordo Digital interativo, acessível através de uma plataforma de redes sociais simulada ou blog. O Diário de Bordo deve conter:

  1. Uma Introdução Vívida (de 4 a 6 minutos em vídeo), onde a turma explica a importância e a emoção de explorar os diferentes tipos de reprodução.
  2. Seções de Vídeos Documentários (de 3 a 5 minutos cada) explicando cada tipo de reprodução, utilizando entrevistas fictícias e imagens/animais reais, enquanto descrevem o processo e a importância.
  3. Infográficos e Animações Interativas feitas no Google Slides ou outras ferramentas digitais, explicando visualmente cada tipo de reprodução.
  4. Um Dashboard de Dados e Estatísticas, onde a turma compila dados coletados e os analisa para destacar padrões e importâncias de diferentes reproduções.
  5. Uma Conclusão Impactante, onde os alunos conectam os conceitos aprendidos com o mundo real e discutem as implicações práticas do estudo.
  6. Seções dinâmicas para Feedback e Comunicação, onde os visitantes do site fictício ou blog podem interagir, comentar e dar sugestões sobre o material apresentado.

Compartilhem o link do Diário de Bordo Digital com todos, incluindo colegas, família e amigos, para que todos possam aprender com a incrível jornada que vocês irão embarcar!

Atividade 2:  Feira de Ciências Virtual: A Travessia Reprodutiva

Descrição

Imaginem a seguinte cena: Vocês são cientistas a caminho do Prêmio Nobel, preparando-se para apresentar uma incrível descoberta na Feira de Ciências. A missão é criar e apresentar, em formato virtual, uma ‘Travessia Reprodutiva’ envolvente e informativa. Esta Feira de Ciências virtual terá diversas ilhas interativas, onde os visitantes poderão explorar os diferentes tipos de reprodução dos seres vivos: sexuada, assexuada (por esporulação, brotamento, fragmentação e divisão binária). Cada ilha contará com um ‘Quizzes’, vídeos, infográficos e até demonstrações práticas, todos criados por vocês! Bora mostrar ao mundo como a ciência pode ser divertida e intrigante? Vamos nessa! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores ou laptops

- Ferramentas de edição de vídeo (e.g., iMovie, Adobe Premiere, Canva, etc.)

- Plataforma de blogs ou sites educativos (ex.: Google Sites, Wix)

- Google Forms para enquetes, Microsoft Forms para quizzes

- Google Slides ou PowerPoint para criação de infográficos

- Papéis, canetas e materiais para experimentos (opcionais)

- Conteúdo de fontes confiáveis (livros, artigos científicos, sites científicos)

- Softwares de apresentação (Google Slides, Prezi, etc.)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos responsáveis por diferentes ilhas da Feira de Ciências Virtual: reprodução sexuada, esporulação, brotamento, fragmentação e divisão binária.
  2. Reúnam-se virtualmente para planejar o projeto. Utilizem ferramentas como Google Meet ou Zoom para organizar todo o planejamento.
  3. Definam o conteúdo que cada ilha irá abordar e criem um cronograma de entregas.
  4. O subgrupo de escrita deve elaborar o roteiro de cada parte do conteúdo a ser apresentado na sua respectiva ilha interativa.
  5. O subgrupo de filmagem e edição deve coletar cenas utilizando celulares ou tablets para gravar vídeos explicativos. Encenem interações com o público e incluam imagens, animações e sons para tornar a apresentação mais divertida.
  6. O subgrupo de criação de infográficos deve começar a esboçar as visualizações das informações em Google Slides. Eles podem incluir setas, cores, gráficos e animações para enriquecer o aprendizado.
  7. O subgrupo de pesquisas e surveys deve buscar informações em fontes confiáveis e criar quizzes e enquetes interativas para agregar mais interesse ao conteúdo.
  8. Reúnam todo o material e organizem em uma plataforma de blog ou site educativo. Certifiquem-se de que todas as seções fiquem acessíveis e interativas.
  9. Peçam feedback a colegas de outras turmas ou familiares e façam ajustes com base nas sugestões.
  10. Preparem a apresentação final, com uma abertura, a exploração de cada ilha, quizzes para o público, e uma conclusão marcante que transmite os principais aprendizados e aplicações práticas.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será uma Feira de Ciências Virtual, acessível através de uma plataforma de blog ou site simulado. A feira deve conter:

  1. Uma Boas-vindas Fantástica (em vídeo ou texto), apresentando o conceito da feira e convidando os visitantes a explorarem as ilhas.
  2. Ilhas interativas focadas em cada tipo de reprodução (reprodução sexuada, esporulação, brotamento, fragmentação e divisão binária), com vídeos, infográficos, quizzes, e demonstrações práticas, cada um explicando de forma criativa e didática o tipo de reprodução.
  3. Quizzes e enquetes, onde os visitantes podem testar seus conhecimentos e interagir com o conteúdo.
  4. Uma Conclusão Interativa, onde os aprendizes destacam as principais descobertas e importâncias práticas dos temas abordados.
  5. Espaços para Feedbacks, onde os visitantes podem deixar comentários e sugestões, e uma seção de Agradecimentos.

Compartilhem o link da Feira de Ciências Virtual com todos, incluindo colegas, amigos e familiares, para mostrarem o quanto aprenderam e inspirar outros estudantes!

Atividade 3:  Investigação Biológica: Caça aos Reprodutores Misteriosos

Descrição

Vocês estão prestes a embarcar em uma aventura digna de um detetive científico! A missão da turma é conduzir uma 'Caça aos Reprodutores Misteriosos'. Vamos explorar o mundo animal e vegetal ao nosso redor em busca de evidências dos diferentes modos de reprodução. Atrelado a essa investigação, os alunos criarão um documentário interativo e um website dedicado. A ideia é mapear, documentar e descrever, de maneira detalhada e criativa, exemplos reais de reprodução sexuada e assexuada por meio de vídeos, entrevistas fictícias, animações e relatórios científicos. Vamos juntos desvendar esses mistérios biológicos? 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores ou laptops

- Ferramentas de edição de vídeo (e.g., iMovie, Adobe Premiere, Canva, etc.)

- Plataforma de sites educativos (e.g., Google Sites, Wix)

- Google Forms para entrevistas e coleta de dados

- Google Slides para infográficos e animações

- Papéis, canetas e materiais para anotações de campo (opcionais)

- Conteúdo de fontes confiáveis (livros, artigos e sites científicos)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos responsáveis por diferentes partes do Documentário e Website Interativo: redação, filmagem, edição de vídeo, criação de infográficos e análise de dados.
  2. Reúnam-se virtualmente para planejar o projeto. Utilizem ferramentas como Google Meet ou Zoom para organizar o planejamento.
  3. Definam as responsabilidades de cada subgrupo e criem um cronograma detalhado para as diferentes fases do projeto.
  4. O subgrupo de redação deve começar com a pesquisa detalhada sobre cada tipo de reprodução e coletar as evidências que serão utilizadas nos vídeos e relatórios. Podem usar livros, artigos científicos e conteúdos online.
  5. Cada subgrupo deve ir a campo ou usar fontes digitais para coletar as evidências necessárias: entrevistem biólogos, documentem observações em vídeo, fotos e anotações.
  6. Planejem as tomadas para os vídeos, descrevam detalhadamente o que deve ser filmado e como será editado.
  7. O grupo responsável pela edição deve compilar e editar os vídeos de forma criativa, utilizando ferramentas como iMovie, Adobe Premiere, ou Canva. Certifiquem-se de incluir animações e títulos informativos para tornar o conteúdo mais didático e interessante.
  8. O grupo de criação de infográficos deve esboçar como irá visualizar as informações coletadas, utilizando ferramentas como Google Slides. Incluam animações, gráficos e setas para tornar o material mais visual e explicativo.
  9. O grupo de análise de dados deve coletar informações estruturadas e criar relatórios que pontuem as evidências coletadas, utilizando Google Forms e Google Slides para consolidar as descobertas.
  10. Montem o website ou blog educativo, organizando todas essas informações de forma clara e acessível, utilizando ferramentas como Google Sites ou Wix.
  11. Incluam uma sessão de feedback no website, onde visitantes podem interagir, comentar e dar sugestões sobre o material apresentado.
  12. Peçam colegas de outras turmas para explorarem o website e enviarem feedback, fazendo ajustes com base nas sugestões.
  13. Preparem uma apresentação virtual para compartilharem, em conjunto com uma página de agradecimento a todos os que contribuíram com o projeto.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será um 'Documentário Interativo' no formato de um website, acessível através de uma plataforma de blogs ou sites educativos simulada. O website deve conter:

  1. Uma Boas-vindas Invitativa, onde a turma introduza a missão e convide os visitantes a explorar os conteúdos do site.
  2. Seções dedicadas a cada tipo de reprodução estudada (reprodução sexuada, assexuada, esporulação, brotamento, fragmentação e divisão binária), contendo:
    • Vídeos documentários (de 3 a 5 minutos cada) explicando o tipo de reprodução, com entrevistas fictícias e imagens reais de campo.
    • Infográficos e animações interativos desenvolvidos no Google Slides ou similares.
    • Análise de dados e relatórios pontuando as evidências coletadas durante a investigação.
  3. Uma Conclusão Perspicaz, onde os alunos discutem as implicações práticas de seus achados e conectam com exemplos reais no mundo científico e ambiental.

Compartilhem o link do website com todos, incluindo colegas, familiares e amigos, para que todos possam conhecer e aprender com a incrível jornada investigativa que vocês criaram! 

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