Entrar

Projeto: Recriando Debates Históricos

Clube de Debates

Original Teachy

História do Debate

Contextualização

A argumentação é uma arte que sempre esteve presente na sociedade humana, nas diversas culturas do mundo. Uma das formas mais refinadas da argumentação é o "Debate" que, de acordo com o Dicionário Oxford, consiste em uma discussão formal controlada, na qual os participantes defendem pontos de vista opostos sobre um determinado assunto. O debate como conhecemos hoje é muito diferente do que seria praticado nas primeiras comunidades humanas, tendo evoluído e se adaptado muitas vezes ao longo da história.

A história do debate é rica e variada, e o estudo desta trajetória fornece um ângulo fascinante para se entender a evolução da linguagem, da expressão e do pensamento humano ao longo dos séculos. Cada período de tempo, sociedade ou cultura deu sua própria contribuição única à evolução do debate, e cada um deles têm ensinamentos que podem ser extraídos e incorporados na prática moderna do debate.

Introdução

Neste projeto de estudo, vamos embarcar numa fascinante jornada através da história do debate. Começaremos por examinar os debates da antiga Grécia e de Roma, onde os filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles estabeleceram as bases da retórica clássica e do argumento lógico. Em seguida, exploraremos os debates medievais da Idade Média e a prática de disputas acadêmicas. Avançando no tempo, chegaremos aos debates políticos dos séculos XVIII e XIX que ajudaram a moldar as democracias modernas. Finalmente, chegaremos ao cenário atual, analisando como o debate é praticado e entendido em nossa sociedade contemporânea.

A prática e a compreensão do debate moderno são profundamente influenciadas por essa rica herança histórica que herdamos de muitas culturas diferentes. Ao estudar o passado, não apenas aprendemos sobre a história do debate, mas também ganhamos uma compreensão mais profunda de como a expressão argumentativa funciona, como ela pode ser usada de maneira eficaz e como ela pode ser melhorada.

Materiais de Consulta

Para auxiliar na compreensão deste percurso histórico, sugiro a leitura de alguns materiais de apoio:

  1. "História do Debate" por Randy Dale (Livro disponível em bibliotecas públicas e na internet)
  2. "Rhetorica ad Herennium" - Atribuído a Cícero, este é um dos tratados iniciais sobre retórica e é uma boa fonte para entender o início do debate formal (Disponível em traduções online)
  3. "The Great Debaters" - Este filme retrata a equipe de debate da Wiley College, uma faculdade historicamente negra no Texas, em 1935, e seu desafio contra a equipe de debate de Harvard.
  4. [Universidade de Harvard - The History of Presidential Debates] - Artigo que descreve a evolução dos debates presidenciais nos EUA.

Atividade Prática

Recriando Debates Históricos

Objetivo do Projeto:

Recriar e analisar um debate histórico famoso. O objetivo é entender a estrutura, os argumentos utilizados, e como o debate se relaciona com o contexto da história. Pretende-se também analisar como eles influenciaram a sociedade e seu papel na formação de opiniões e ideais.

Materiais Necessários:

  1. Um espaço adequado para a realização do debate
  2. Materiais para pesquisa e preparação (livros, acesso à internet)
  3. Roupas e adereços para a encenação (se desejado)
  4. Equipamentos para gravação (para feedback posterior)

Descrição do Projeto:

Formem grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo ficará responsável por escolher, pesquisar e recriar um debate histórico famoso. Isso pode ser um debate filosófico da antiguidade, um debate parlamentar, um debate televisivo ou qualquer outro que seja de interesse e relevância. Na performance, os alunos deverão estar preparados para apresentar e defender múltiplos lados da discussão, independentemente de suas próprias crenças pessoais.

Passo a passo:

  1. Escolha do debate a ser recriado: Dependendo dos interesses do grupo, pode ser um debate da Grécia Antiga, um debate parlamentar histórico, ou até mesmo um debate televisivo bem conhecido.

  2. Pesquisa: O grupo deve pesquisar sobre os principais argumentos e contra-argumentos, bem como sobre o contexto histórico/social do debate escolhido. Isto é fundamental para entender e reproduzir fielmente o debate.

  3. Preparação de scripts: Com base na pesquisa, os alunos deverão preparar os scripts para o debate, incluindo os argumentos de cada lado, refutações, pontos de discussão, etc.

  4. Prática e simulação: Após a preparação dos scripts, os grupos devem simular o debate, podendo até mesmo vestir-se de acordo com o período histórico do debate (se isso for apropriado e desejado).

  5. Gravação do debate: Seria útil gravar as performances dos debates para um feedback posterior. Isso permitirá analisar melhor o desempenho e fazer ajustes, se necessário.

  6. Análise e reflexão: Após a realização do debate, cada grupo deve se reunir para refletir sobre a experiência, discutindo o que aprenderam, como a experiência mudou a sua visão sobre o tema e como a história e o contexto do debate influenciou nos argumentos.

  7. Redação do relatório final: Por fim, cada grupo deve escrever um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve conter os seguintes tópicos:

    • Introdução: Contextualizar o tema, sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Explicar o tema escolhido, os argumentos principais, quem foram os debatedores, o contexto histórico e porque foi escolhido. Apresentar o processo de preparação, de pesquisa e sua execução. Por fim, discutir os resultados obtidos.
    • Conclusão: Retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados e como essa experiência influência na visão dos alunos sobre o debate e sua importância.
    • Bibliografia utilizada: Fontes em que se basearam para trabalhar no projeto.

Cada grupo será avaliado pela precisão da reprodução histórica, entendimento do contexto, argumentação e contra-argumentação, clareza de comunicação e colaboração em equipe.

Posteriormente, vamos elaborar a conclusão e os critérios de avaliação do projeto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies