Objetivos
- Aprender e aplicar o vocabulário básico de viagens e meios de transporte em espanhol.
- Contextualizar o uso deste vocabulário em situações práticas de viagem e transporte.
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em espanhol.
- 欄 Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe através de atividades práticas e interativas.
Você Sabia?
1. Sabia que... O México tem um dos sistemas de ônibus mais extensos e bem organizados da América Latina? Dá gosto viajar por lá sem precisar depender de carro!
2. ️ E essa?! Na Espanha, você pode pegar um trem de alta velocidade que cruza o país em pouquíssimas horas! Quem diria, hein? E pensar que ainda temos que conviver com o trânsito pesado...
3. Ahhh, Paris... Quem conhece a cidade da luz sabe que andar de metrô é como fazer uma aula de arquitetura! As estações são verdadeiras obras de arte subterrâneas!
Contextualizando
Vamos embarcar em uma aventura que mistura o útil ao agradável! Saber se comunicar em espanhol é uma habilidade incrível por si só, mas quando você está planejando uma viagem ou tentando se localizar em um país onde o idioma é falado, a coisa se transforma em mágica! 慄♂️
✈️ Imagine que você acabou de chegar na Espanha! Você precisa pegar um trem para Sevilla. Imagine a cena: você precisa pedir informações em espanhol, entender o horário e a plataforma certa. Parece meio louco, não é? Pois bem, é exatamente por isso que vamos dominar esse vocabulário!
E para dar um toque moderno nessa aventura, vamos transformar tudo em conteúdo de redes sociais que faria qualquer influenciador digital ter inveja! 盧 Após aprenderem as palavras e expressões essenciais, vocês vão simular uma viagem e compartilhar stories e vídeos, tudo em espanhol! Prontos para a aventura mais digital e linguística de suas vidas? A Espanha, o México, a Colômbia (ou qualquer lugar hispanohablante) estará esperando por vocês! ✨
Atividade 1: Experiência Multimídia: Roteiro de Viagem e Podcast ️
Descrição
Nesta atividade, vamos criar um Roteiro de Viagem Digital completo, de ponta a ponta! Mas não vamos parar por aí... Queremos que esse roteiro faça parte também de um podcast interativo! Vamos juntar todas as experiências de viagem, dicas de vocabulário e informações sobre meios de transporte em espanhol e, no final, gerar um conteúdo sonoro que possa ser compartilhado com a escola (e até mesmo mais além!). ️ O objetivo é mergulhar no universo do espanhol, aplicando vocabulário essencial para viagens de um jeito criativo e dinâmico.
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativos para gravação de áudio (como Audacity, GarageBand ou mesmo gravadores de voz nos celulares)
- Ferramentas de edição de áudio simples, como o Audacity
- Materiais de anotação (cadernos, canetas ou versões digitais equivalentes)
- Plataforma para blog educacional ou documento compartilhado
Passo a Passo
- Pesquisa Inicial: Comece dividindo tarefas. Uns vão pesquisar sobre rotas e meios de transporte específicos em países de língua espanhola, outros vão buscar vocabulário essencial para viagens. Divida tarefas no Google Docs para que todos tenham visibilidade.
- Criação do Roteiro de Viagem: Com a pesquisa pronta, montem um roteiro digital detalhado. Incluam todas as informações relevantes sobre locais (tanto traduções quanto descrições), meios de transporte, horários, custos, etc.
- ️ Estruturação do Podcast: Usem a linguagem informal e amigável. Imaginem que estão apresentando um programa de viagens para amigos. Dividam os temas entre apresentadores (quem fala sobre ônibus, quem fala sobre trens, etc.).
- ️ Gravação dos Episódios: Cada grupo grava seu bloco, utilizando aplicativos para gravação de áudio e microfones disponíveis, caso tenham. Ensaiem e gravem até atingirem um nível de qualidade satisfatória.
- ✂️ Edição do Podcast: Utilizem ferramentas como Audacity para cortar partes indesejadas, melhorar a qualidade do som e inserir músicas temáticas, introduções e entrevistas fictícias se desejarem.
- Publicação e Compartilhamento: Publiquem o roteiro e o podcast em uma plataforma digital. Podem utilizar blogs, Google Sites ou até mesmo o YouTube se o áudio for convertido em vídeo. Lembrem-se: tudo deve estar em espanhol!
- Discussão e Feedback: Após a publicação, promovam uma sessão onde cada grupo apresenta seu segmento do podcast ao vivo para a turma. Em seguida, promovam uma discussão aberta e coletiva sobre os aprendizados e desafios.
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos devem entregar dois grandes entregáveis: Um Roteiro de Viagem Digital, bem detalhado e rico em informações, e um Podcast Interativo, onde as informações desse roteiro são apresentadas de forma atraente e interessante. Ambos os entregáveis devem ser em espanhol e devem ser publicados em um blog educacional ou em um documento compartilhado digitalmente para que toda a turma possa conferir os resultados de todos.
Atividade 2: Game Show: Viajando no Quiz!
Descrição
Nesta atividade super interativa, vamos criar um Game Show com quizzes sobre viagens e meios de transporte em espanhol! Vamos dividir a turma em equipes que, além de elaborar perguntas desafiadoras sobre o vocabulário de viagens, também vão preparar um evento online ao estilo Quizeiro das Lives! O objetivo é fortalecer o vocabulário, além de promover a colaboração e interação entre todos.
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Computadores para acesso ao Google Form
- Aplicativos de videochamadas (como Zoom, Google Meet ou Jitsi Meet)
- Conta no Google para criação dos quizzes
- Ferramenta para transmissão de eventos ao vivo (YouTube Live, Facebook Live ou Twitch)
- Materiais de anotação (cadernos, canetas ou versões digitais equivalentes)
Passo a Passo
- Dividindo as Tarefas: Inicialmente, reúna a turma e defina os papéis de cada equipe (quem faz o quiz, quem faz a transmissão, quem cuida das regras, etc.)
- Pesquisa e Criação de Perguntas: Cada equipe será responsável por criar perguntas de quiz sobre viagens e meios de transporte em espanhol. Lembrem-se de incluir múltipla escolha e alguma pitada de criatividade!
- Preparação do Painel Interativo: Utilizem uma plataforma como Google Forms para compilar todas as perguntas e respostas. Organizem o painel em seções temáticas (ônibus, trens, aeroportos, vocabulário básico, etc.).
- Teste e Revisão: Antes do grande evento, realizem testes para verificar se o painel está funcionando corretamente, se as perguntas estão claras e se tudo está pronto para a transmissão ao vivo.
- Produção Audiovisual: Criem uma chamada de vídeo ou transmissão ao vivo usando ferramentas apropriadas. Divulguem a data e hora da transmissão para todos os interessados!
- Apresentação do Game Show: No dia do evento, cada equipe se conecta à videochamada e começa a apresentação do seu quiz. São várias rodadas, e os jogadores participam em tempo real respondendo pelo painel interativo!
- Feedback e Reflexão: Após o game show, promovam uma sessão de feedback onde cada equipe discute as lições aprendidas, os desafios encontrados e o que acharam mais divertido.
O Que Você Deve Entregar?
A principal entrega será a participação no Game Show: Viajando no Quiz! Cada equipe apresentará um quiz em uma videochamada ao vivo, abordando diferentes temas do vocabulário de viagens e meios de transporte em espanhol. Além disso, deve ser criado um Painel Interativo com todas as perguntas organizadas em uma plataforma online de quizzes. Este painel deve incluir perguntas, respostas, pontuações e ser acessível para que todos na escola ou comunidade possam jogar!
Atividade 3: Documentário Multimídia: Meios de Transporte em Cidades de Língua Espanhola
Descrição
Preparem-se para uma experiência cinematográfica e cultural incrível! Nesta atividade, a turma será responsável pela criação de um Documentário Multimídia, explorando os meios de transporte em cidades de língua espanhola. ️ Cada equipe ficará encarregada de documentar e pesquisar sobre um tipo específico de transporte (ônibus, trem, metrô, táxi, etc.) e como ele é usado nas cidades hispanohablantes. O resultado final será um documentário cheio de informações contextualizadas e úteis, tudo em espanhol!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com boa qualidade de câmera
- Acesso à internet
- Conta em plataforma de edição de vídeo (Kapwing, iMovie ou outro similar gratuito)
- Materiais de anotação (cadernos, canetas ou digitais)
- Roupas confortáveis e tênis, afinal, parte da atividade envolve gravação em campo!
Passo a Passo
- Dividindo as Tarefas: Formem equipes e designem a cada equipe um meio de transporte (ônibus, trem, metrô, táxi, bicicleta, etc.) e uma cidade hispanohablante específica para pesquisar.
- Pesquisa Preliminar e Planejamento: Realizem uma pesquisa inicial para entender como esse meio de transporte é utilizado na cidade designada. Anotem dados relevantes como horários, rotas, tarifas e curiosidades.
- ✍️ Criação de Roteiro: Cada equipe deve elaborar um roteiro para o segmento do documentário que irá produzir, incluindo todos os tópicos importantes e o vocabulário que será utilizado.
- Gravação de Conteúdo: Utilizem seus celulares ou tablets para gravar vídeos e tirar fotos dos transportes em ação e dos pontos de interesse. Importante: gravem tudo com áudio em espanhol!
- Edição do Vídeo: Reúnam todo o seu material gravado e utilizem uma plataforma de edição de vídeo para construir o documentário. Adicionem legendas em espanhol, músicas de fundo e uma introdução e conclusão que deem contexto ao projeto.
- Revisão e Melhoria: Assistam ao documentário como equipe e façam uma revisão final, buscando oportunidades de melhorias na qualidade do áudio, nas legendas e na clareza das informações apresentadas.
- ️ Apresentação e Entrega: Publiquem o documentário em uma plataforma de vídeo (como YouTube, Vimeo ou uma plataforma de blog educacional) e compartilhem o link com a turma e a escola. Realizem uma apresentação ao vivo para a turma, com direito a 'túnel do tempo' enquanto viajam pelos meios de transporte hispanohablantes!
- Feedback e Reflexão: Encerrem a atividade com uma sessão de feedback, onde cada equipe poderá compartilhar o que aprendeu e refletir sobre os desafios e conquistas da criação do documentário!
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos devem entregar um Documentário Multimídia finalizado, com duração de aproximadamente 20 a 30 minutos. O documentário deve ser dividido em segmentos, cada um focado em um meio de transporte específico e incluindo descrições detalhadas, fotos e vídeos, além das explicações em espanhol. O documentário deve ser publicado em uma plataforma de vídeo acessível a toda turma e até mesmo compartilhável com a escola ou comunidade. Adicionem legendas em espanhol para permitir a inclusão de espectadores que podem recomendar as cidades apresentadas!