Entrar

Projeto: Balões Propulsores: Entendendo a Terceira Lei de Newton na Prática

Física

Original Teachy

'EM13CNT204'

Dinâmica: 3ª lei de Newton

Contextualização

Introdução Teórica

A terceira lei de Newton, geralmente referida como princípio da ação e reação, literalmente diz:

"A toda ação há sempre uma reação de igual magnitude, mas em sentido contrário."

Mas o que isso realmente significa? Vamos explorar esse conceito caro a Física com um pouco mais de profundidade.

No seu cotidiano, ao empurrar um objeto, você percebe que ele se move. Isso ocorre devido à força que você exerce sobre ele, que é a ação. Mas, você já parou para pensar que o objeto também reage a essa força que você aplicou? Esta é a reação da qual Newton falava. Apesar de não ser tão perceptível, a força que o objeto exerce sobre você é igual e em sentido contrário à que você aplicou nele. Este é o conceito fundamental da terceira lei de Newton.

Quando você pula, por exemplo, empurra o chão para baixo (ação) e o chão empurra você para cima (reação). Essa interação entre forças é o que garante o movimento e é o que vamos explorar com maior detalhe neste projeto.

Contextualização

A terceira lei de Newton tem uma infinidade de aplicações reais.

Vamos pensar numa partida de futebol. Quando um jogador chuta a bola, ele está aplicando uma força (ação) sobre a bola que, por sua vez, exerce uma força igual e em sentido contrário (reação) sobre o pé do jogador. Essa interação é o que faz a bola se mover.

Outro exemplo notável é o funcionamento de um foguete. O foguete expele gases em alta velocidade para baixo (ação), e em resposta recebe uma força igual e oposta que o impulsiona para cima (reação).

Estes exemplos ilustram a presença constante destas leis no nosso cotidiano e a sua importância na compreensão do mundo ao nosso redor.

Atividade Prática

Título da Atividade: Balões Propulsores: Entendendo a Terceira Lei de Newton na Prática

Objetivo do projeto

O objetivo deste projeto é demonstrar a aplicação da 3ª lei de Newton, através da construção e lançamento de um balão de hélio. Os alunos vão experimentar em primeira mão o princípio da ação e reação e discutir os resultados obtidos.

Descrição detalhada do projeto

Para este projeto, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo deverá construir seu próprio balão propulsor utilizando materiais simples e observar o movimento do balão quando o ar é liberado. O balão irá movimentar-se com base na ejeção do ar (ação) e a força reativa que o propulsa (reação).

Depois disso, os alunos deverão escrever um relatório sobre o projeto, abordando cada uma das quatro etapas: introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

Materiais necessários

  • Balões de látex
  • Barbante
  • Fita adesiva
  • Palito de churrasco ou canudo de plástico
  • Tesoura

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Inflar o balão, mas não fechar a abertura. Segurar a abertura para que o ar não escape.
  2. Com o palito de churrasco ou canudo de plástico, prenda o balão inflado ao barbante com fita adesiva.
  3. Estique o barbante entre dois pontos fixos, cuidando para que o barbante fique bem esticado e o balão possa se mover ao longo dele sem obstáculos.
  4. Soltar o balão e observar o que acontece.
  5. Anote suas observações, particularmente em relação ao movimento do balão, a direção em que o ar é liberado e a direção em que o balão se move.

Os alunos devem dedicar aproximadamente uma hora para a montagem do experimento, uma hora para a execução e análise dos resultados e duas horas para a elaboração do relatório.

Entrega do projeto

O relatório deve ser dividido em quatro partes principais:

  1. Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema, explicar o que é a 3ª lei de Newton, a relevância desta lei e como se aplica em situações do mundo real. O objetivo do projeto também deve ser esclarecido.

  2. Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem explicar detalhadamente como a atividade foi realizada, a metodologia utilizada e quais foram os resultados obtidos. A relação entre a atividade prática e a teoria da 3ª lei de Newton deve ser claramente esclarecida.

  3. Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho destacando suas principais descobertas, quais conhecimentos adquiriram a partir desta atividade e o que aprenderam sobre a 3ª lei de Newton.

  4. Bibliografia: Quaisquer fontes que os alunos tenham consultado para a realização do projeto devem ser listadas aqui. Isso pode incluir livros, sites e vídeos.

O relatório final deve ser entregue uma semana após a conclusão do experimento.

Esta atividade não apenas envolve a análise do conteúdo teórico, mas também incentiva o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a criatividade e o gerenciamento do tempo.

Lembrem-se: A colaboração e discussão em grupo são fundamentais para um bom aproveitamento deste projeto. Boa sorte!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies