Entrar

Projeto: Cinemática: Período em Movimentos Circulares | Metodologia Socioemocional | Projeto

Física

Original Teachy

'EM13CNT309'

Cinemática: Período em Movimentos Circulares

Objetivos

- Entender o conceito de período em movimentos circulares.

- Calcular o período e a frequência de um corpo em movimento circular.

- Aplicar os conceitos de período e frequência a situações do cotidiano.

- Desenvolver habilidades de análise e interpretação de dados de movimentos circulares.

Curiosidades

1. Você sabia que a Terra leva aproximadamente 365 dias para completar uma volta ao redor do Sol? Esse é o período orbital do nosso planeta! 

2. Os ponteiros de um relógio são um exemplo perfeito de movimento circular! O ponteiro dos minutos completa uma volta em exatamente 60 minutos, enquanto o dos segundos completa uma volta em apenas 60 segundos! 

3. Os atletas de ciclismo usam o conceito de período para otimizar suas performances! Eles calculam o tempo que levam para completar uma volta em uma pista para melhorar sua velocidade e resistência. ‍♂️

Contextualização

Movimentos circulares estão por toda parte em nosso dia a dia, desde as engrenagens dos relógios até a rotação dos planetas no espaço. Compreender o período e a frequência desses movimentos nos ajuda a entender melhor como esses fenômenos funcionam. Por exemplo, o período de rotação da Terra define a duração dos nossos dias e noites, enquanto o período orbital ao redor do Sol determina as estações do ano. Além disso, em práticas esportivas, como o ciclismo, conhecer o período e a frequência das voltas pode ser a chave para um melhor desempenho e resultados mais precisos.

Imagine um ventilador girando em um dia quente de verão. Cada hélice completa um ciclo em um tempo específico, que é o período. Quanto menor o período, mais rapidamente as hélices giram, proporcionando uma brisa mais forte. Esse conceito não se aplica apenas a ventiladores, mas também a muitos outros dispositivos e fenômenos ao nosso redor. Compreender esses movimentos pode nos ajudar a otimizar o uso de tecnologias e melhorar diversas práticas do nosso cotidiano.

Na física, o estudo da cinemática dos movimentos circulares nos permite não apenas calcular o período e a frequência, mas também entender a velocidade angular e como ela influencia a estabilidade e a eficiência de sistemas mecânicos. Seja na engenharia, na astronomia ou em esportes, o conhecimento desses conceitos é essencial para inovar e resolver problemas de maneira eficaz. Vamos explorar juntos esse fascinante mundo dos movimentos circulares e descobrir como a física se aplica de maneira prática e emocionante em nossas vidas!

Atividade 1: Desvendando o Movimento Circular com um Pêndulo Simples

Descrição

Nesta atividade prática, você irá explorar o conceito de período e frequência utilizando um pêndulo simples, que pode ser facilmente montado com materiais que você encontra em casa. A ideia é medir o tempo que o pêndulo leva para completar uma oscilação (ida e volta) e calcular o período e a frequência desse movimento circular simples. Além de entender esses conceitos fundamentais, você também aplicará o conhecimento em situações do cotidiano, como a oscilação de um balanço ou a rotação de um ventilador.

Materiais Necessários

- Um pedaço de barbante ou fio resistente (aproximadamente 1 metro)

- Um pequeno peso (pode ser uma porca, uma chave ou qualquer objeto pequeno e pesado)

- Cronômetro (pode ser um relógio ou o cronômetro do celular)

- Uma régua ou fita métrica

- Caderno e caneta para anotações

Passo a Passo

  1. Crie o pêndulo amarrando o peso na ponta do barbante ou fio resistente.
  2. Prenda a outra extremidade do barbante em um ponto fixo, como uma mesa ou uma porta, de forma que o peso possa balançar livremente.
  3. Meça e registre o comprimento do barbante desde o ponto de fixação até o centro do peso.
  4. Puxe o peso para um lado e solte-o, iniciando o movimento de oscilação do pêndulo. Use o cronômetro para medir o tempo que o pêndulo leva para completar 10 oscilações completas (ida e volta).
  5. Divida o tempo total medido pelo número de oscilações (10) para encontrar o período de uma oscilação.
  6. Calcule a frequência do pêndulo utilizando a fórmula f = 1/T, onde T é o período encontrado.
  7. Repita o experimento alterando o comprimento do barbante (por exemplo, 0,8 metros e 0,6 metros) e registre os novos períodos e frequências.
  8. Anote todos os dados coletados e organize-os em tabelas para facilitar a análise.
  9. Elabore o relatório detalhado conforme descrito na seção 'Entregável'.

O Que Você Deve Entregar?

Você deverá elaborar um relatório detalhado contendo os seguintes itens: Introdução do experimento explicando o conceito de período e frequência, Descrição dos materiais utilizados, Procedimento experimental com fotos ou desenhos do setup do experimento, Tabelas com os dados coletados das medições, Cálculos realizados para determinar o período e a frequência, Discussão dos resultados obtidos e possíveis fontes de erro, Conclusão relacionando os resultados com situações do cotidiano e reflexões pessoais sobre a atividade. O relatório deve ser entregue em formato digital (PDF) ou impresso, com pelo menos 3 páginas.

Atividade 2: Criando uma Roda-Gigante de Bolinhas!

Descrição

Nesta atividade prática, você irá construir um modelo simples de uma roda-gigante utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso. A ideia é medir o tempo que uma bolinha leva para completar uma volta na roda-gigante e calcular o período e a frequência desse movimento circular. Além de entender esses conceitos fundamentais, você também aplicará o conhecimento em situações do cotidiano, como o funcionamento de engrenagens e rodas em máquinas e brinquedos.

Materiais Necessários

- Pratos descartáveis (6 unidades)

- Palitos de churrasco ou de sorvete (6 unidades)

- Bolinhas de gude ou qualquer outra bolinha pequena

- Tesoura

- Fita adesiva

- Cronômetro (pode ser um relógio ou o cronômetro do celular)

- Caderno e caneta para anotações

Passo a Passo

  1. Corte um dos pratos descartáveis ao meio. Essas duas metades serão as bases da roda-gigante.
  2. Cole as duas metades cortadas dos pratos em uma posição vertical, de modo que elas fiquem com a parte reta para baixo, formando as bases.
  3. Pegue os palitos de churrasco ou de sorvete e faça uma estrutura de suporte para a roda-gigante. Use fita adesiva para fixar os palitos nas bases de prato, formando um triângulo com um palito na vertical no meio.
  4. Faça furos no centro dos restantes 4 pratos descartáveis. Passe um palito pelo furo de cada prato, alinhando os pratos para que eles formem uma roda.
  5. Cole as bolinhas de gude ou outras bolinhas pequenas nas bordas dos 4 pratos, espaçando-as igualmente ao redor da roda.
  6. Fixe a roda criada na estrutura de suporte feita com os palitos, permitindo que a roda possa girar livremente.
  7. Puxe a roda para um lado e solte-a, iniciando o movimento de rotação da roda-gigante. Use o cronômetro para medir o tempo que uma bolinha leva para completar 10 voltas completas.
  8. Divida o tempo total medido pelo número de voltas (10) para encontrar o período de uma volta.
  9. Calcule a frequência da roda-gigante utilizando a fórmula f = 1/T, onde T é o período encontrado.
  10. Anote todos os dados coletados e organize-os em tabelas para facilitar a análise.

O Que Você Deve Entregar?

Você deverá criar um vídeo explicativo de até 5 minutos, onde você apresentará o seu modelo de roda-gigante, explicará o procedimento experimental e mostrará os cálculos realizados para determinar o período e a frequência. No vídeo, você também deverá relacionar os resultados obtidos com situações do cotidiano, como o funcionamento de engrenagens em máquinas ou rodas em brinquedos. O vídeo pode ser gravado com um celular e deve ser enviado por meio de um link compartilhado (ex: YouTube, Google Drive) ou diretamente para o e-mail do professor. Além do vídeo, você deverá entregar um relatório escrito (em formato PDF) com os seguintes itens: Introdução do experimento explicando o conceito de período e frequência, Descrição dos materiais utilizados, Procedimento experimental com fotos ou desenhos do setup do experimento, Tabelas com os dados coletados das medições, Cálculos realizados para determinar o período e a frequência, Discussão dos resultados obtidos e possíveis fontes de erro, Conclusão relacionando os resultados com situações do cotidiano e reflexões pessoais sobre a atividade. O relatório deve ter pelo menos 3 páginas.

Atividade 3: Explorando o Período com Carrinhos de Brinquedo!

Descrição

Nesta atividade prática, você irá analisar o movimento circular de um carrinho de brinquedo ao longo de uma pista circular. A ideia é medir o tempo que o carrinho leva para completar uma volta na pista e calcular o período e a frequência desse movimento. Além disso, você poderá testar diferentes superfícies e velocidades para observar como essas variáveis influenciam o movimento do carrinho. Este experimento permitirá que você aplique conceitos de período e frequência em um contexto divertido e prático, semelhante ao movimento de automóveis em pistas de corrida.

Materiais Necessários

- Um carrinho de brinquedo

- Uma pista circular (pode ser feita com papelão ou desenhada no chão com fita adesiva)

- Cronômetro (pode ser um relógio ou o cronômetro do celular)

- Caderno e caneta para anotações

- Fita adesiva

- Régua ou fita métrica

- Superfícies variadas (papelão, papel, tecido, etc.)

Passo a Passo

  1. Crie a pista circular utilizando papelão ou desenhe um círculo no chão com fita adesiva. Assegure-se de que o círculo tenha um diâmetro de pelo menos 1 metro.
  2. Meça e registre o diâmetro da pista circular.
  3. Coloque o carrinho de brinquedo na pista circular e marque o ponto de partida com fita adesiva.
  4. Empurre o carrinho suavemente e use o cronômetro para medir o tempo que ele leva para completar 10 voltas completas na pista. Registre o tempo total.
  5. Divida o tempo total medido pelo número de voltas (10) para encontrar o período de uma volta.
  6. Calcule a frequência do movimento do carrinho utilizando a fórmula f = 1/T, onde T é o período encontrado.
  7. Repita o experimento alterando as superfícies sobre as quais a pista circular está montada (papelão, papel, tecido, etc.) e registre os novos períodos e frequências.
  8. Anote todos os dados coletados e organize-os em tabelas para facilitar a análise.
  9. Compare os resultados obtidos em diferentes superfícies e discuta como a fricção pode afetar o período e a frequência do movimento circular.

O Que Você Deve Entregar?

Você deverá criar um pôster ilustrativo, onde apresentará os resultados do experimento. O pôster deve incluir: Título do experimento, Introdução explicando o conceito de período e frequência, Descrição dos materiais utilizados, Procedimento experimental com fotos ou desenhos do setup do experimento, Tabelas com os dados coletados das medições, Gráficos comparando os períodos e frequências em diferentes superfícies, Discussão dos resultados e possíveis fontes de erro, Conclusão relacionando os resultados com situações do cotidiano e reflexões pessoais sobre a atividade. O pôster deve ser apresentado em formato digital (PDF) ou impresso e entregue ao professor.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies