Entrar

Projeto: Explorando Referenciais e Posições com Drones

Física

Original Teachy

Cinemática: Referencial e Posição

Contextualização

A disciplina de Física é repleta de conceitos que nos ajudam a entender o universo ao nosso redor. Para começar, vamos falar sobre o conceito de "Referencial e Posição". Um referencial é um ponto ou conjunto de pontos a partir do qual observamos e descrevemos o movimento de um objeto. Já a posição é a localização de um objeto em relação a esse referencial em um determinado momento.

Por exemplo, se estamos viajando em um carro e vemos uma árvore passando, a árvore está em movimento em relação ao nosso referencial (o carro), mas está parada em relação a outro referencial (a Terra). Dessa forma, o conceito de movimento é relativo e depende do referencial adotado. O mesmo acontece com a posição: a árvore está à nossa frente enquanto viajamos, mas para alguém vendo de fora, ela pode estar à esquerda, direita ou atrás de nós.

Agora, por que o estudo de "Referencial e Posição" é importante e relevante? Esses conceitos são fundamentais para a compreensão dos fenômenos físicos e estão presentes em quase todas as ramificações da física, da mecânica à física quântica. Além disso, eles têm aplicações práticas em nossa vida diária e em diversas áreas da ciência e da tecnologia.

Por exemplo, engenheiros e arquitetos usam esses conceitos para projetar e construir edifícios, pontes e estradas. Geógrafos e astrônomos usam para entender a posição e movimento dos planetas e estrelas. Em nosso dia a dia, usamos quando damos direções para alguém chegar a um lugar ou quando seguimos um mapa. Sem o entendimento de referencial e posição, seria muito difícil realizar muitas atividades cotidianas.

Sugiro que vocês busquem mais sobre estes conceitos no livro "Fundamentos de Física" de Halliday, Resnick e Walker, especialmente no Volume 1, que trata especificamente dos fundamentos da Mecânica. Outro recurso recomendado é o site "Brasil Escola", que oferece vários artigos sobre o assunto, como este que explora o conceito de referencial (https://brasilescola.uol.com.br/fisica/referencial.htm). Além disso, vale a pena assistir ao vídeo "O que é um referencial?" do canal Ciência todo dia no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UFTQ6-xobAY).

É importante que vocês entendam que "Referencial e Posição" não são conceitos isolados. Eles interagem com outros conceitos e princípios fundamentais da física. Portanto, ao aprendê-los, vocês estarão construindo uma base sólida para o estudo de toda a disciplina.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Explorando Referenciais e Posições com Drones"

Objetivo do Projeto:

Este projeto tem como objetivo reforçar de maneira prática e lúdica o entendimento dos conceitos de referencial e posição, integrando também habilidades em programação, tecnologia e trabalho em equipe. Em grupos de 3 a 5 alunos, a proposta é programar um drone para realizar trajetos específicos e analisar seus movimentos por diferentes referenciais.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos deverão seguir a seguinte sequência de tarefas:

  1. Estudo teórico: Os alunos devem inicialmente estudar profundamente os conceitos de referencial e posição na física. Para isso, devem consultar a bibliografia sugerida e outras fontes confiáveis. Nesta fase, é importante que os alunos anotem todas as suas dúvidas e pontos importantes para posterior discussão com o grupo.

  2. Planejamento do Projeto: Uma vez entendidos os conceitos teóricos, os alunos devem se reunir e planejar o projeto. Isso envolve definir os trajetos que o drone realizará, bem como os referenciais a serem adotados para a análise de seus movimentos. Além disso, nesta etapa, os alunos devem planejar como programarão o drone e definir as tarefas de cada membro do grupo.

  3. Programação do Drone: Aqui, os alunos devem programar o drone para realizar os trajetos definidos. Os detalhes da programação dependem do modelo do drone e do software usado, mas os alunos podem usar a linguagem de programação Python, por exemplo. É importante que os alunos façam testes e ajustes conforme necessário para que o drone realize os trajetos de maneira precisa.

  4. Análise do Movimento do Drone: Com o drone programado, os alunos devem descrever e analisar seus movimentos a partir dos referenciais definidos. Isso envolve anotar as posições do drone em diferentes momentos e analisar como essas posições mudam de acordo com o referencial adotado.

  5. Elaboração do Relatório: Finalmente, os alunos devem elaborar um relatório detalhado, onde explicarão os conceitos teóricos, descreverão o projeto e seus resultados e discutirão suas conclusões. Este relatório deve ser bem estruturado, claro e bem fundamentado, seguindo os tópicos de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Materiais Necessários -

  1. Livros ou recursos online sobre física e programação.
  2. Um drone programável.
  3. Um computador com o software necessário para programar o drone.
  4. Espaço aberto adequado para voar o drone.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Estudo teórico: Os alunos devem começar lendo os materiais e fontes recomendadas, fazendo anotações úteis.

  2. Planejamento do Projeto: Todos os membros do grupo, juntos, devem definir os trajetos que o drone realizará e os referenciais a serem usados para análise.

  3. Programação do Drone: Dividir as tarefas entre os membros do grupo e começar a programar o drone para realizar os trajetos planejados. Os alunos devem testar e ajustar a programação conforme necessário.

  4. Análise do Movimento do Drone: Voar o drone e registrar seus movimentos a partir dos referenciais definidos. Analisar como a posição do drone muda com base no referencial.

  5. Elaboração do Relatório: Escrever um relatório detalhado descrevendo a teoria, a atividade prática, os resultados e conclusões. Este relatório final deve ser bem estruturado e seguir as seções de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Importante: Os alunos devem trabalhar em equipe, dividindo tarefas e responsabilidades de forma justa. Deve-se prestar atenção ao gerenciamento do tempo, para não se atrasar e completar o projeto dentro do prazo estipulado.

Entregas do Projeto:

Após a conclusão do projeto, os alunos devem entregar:

  1. Relatório detalhado: O relatório final, que inclui a introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia usada para o projeto. Neste documento, o aluno deve descrever detalhadamente a teoria dos conceitos, como foram aplicados na prática, os resultados obtidos e o que foi aprendido na atividade. Todas as afirmações devem ser devidamente suportadas com referências.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies