Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Explorando Referenciais e Posições com Drones

Lara da Teachy


Física

Original Teachy

Cinemática: Referencial e Posição

Contextualização

A disciplina de Física é repleta de conceitos que nos ajudam a entender o universo ao nosso redor. Para começar, vamos falar sobre o conceito de "Referencial e Posição". Um referencial é um ponto ou conjunto de pontos a partir do qual observamos e descrevemos o movimento de um objeto. Já a posição é a localização de um objeto em relação a esse referencial em um determinado momento.

Por exemplo, se estamos viajando em um carro e vemos uma árvore passando, a árvore está em movimento em relação ao nosso referencial (o carro), mas está parada em relação a outro referencial (a Terra). Dessa forma, o conceito de movimento é relativo e depende do referencial adotado. O mesmo acontece com a posição: a árvore está à nossa frente enquanto viajamos, mas para alguém vendo de fora, ela pode estar à esquerda, direita ou atrás de nós.

Agora, por que o estudo de "Referencial e Posição" é importante e relevante? Esses conceitos são fundamentais para a compreensão dos fenômenos físicos e estão presentes em quase todas as ramificações da física, da mecânica à física quântica. Além disso, eles têm aplicações práticas em nossa vida diária e em diversas áreas da ciência e da tecnologia.

Por exemplo, engenheiros e arquitetos usam esses conceitos para projetar e construir edifícios, pontes e estradas. Geógrafos e astrônomos usam para entender a posição e movimento dos planetas e estrelas. Em nosso dia a dia, usamos quando damos direções para alguém chegar a um lugar ou quando seguimos um mapa. Sem o entendimento de referencial e posição, seria muito difícil realizar muitas atividades cotidianas.

Sugiro que vocês busquem mais sobre estes conceitos no livro "Fundamentos de Física" de Halliday, Resnick e Walker, especialmente no Volume 1, que trata especificamente dos fundamentos da Mecânica. Outro recurso recomendado é o site "Brasil Escola", que oferece vários artigos sobre o assunto, como este que explora o conceito de referencial (https://brasilescola.uol.com.br/fisica/referencial.htm). Além disso, vale a pena assistir ao vídeo "O que é um referencial?" do canal Ciência todo dia no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UFTQ6-xobAY).

É importante que vocês entendam que "Referencial e Posição" não são conceitos isolados. Eles interagem com outros conceitos e princípios fundamentais da física. Portanto, ao aprendê-los, vocês estarão construindo uma base sólida para o estudo de toda a disciplina.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Explorando Referenciais e Posições com Drones"

Objetivo do Projeto:

Este projeto tem como objetivo reforçar de maneira prática e lúdica o entendimento dos conceitos de referencial e posição, integrando também habilidades em programação, tecnologia e trabalho em equipe. Em grupos de 3 a 5 alunos, a proposta é programar um drone para realizar trajetos específicos e analisar seus movimentos por diferentes referenciais.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos deverão seguir a seguinte sequência de tarefas:

  1. Estudo teórico: Os alunos devem inicialmente estudar profundamente os conceitos de referencial e posição na física. Para isso, devem consultar a bibliografia sugerida e outras fontes confiáveis. Nesta fase, é importante que os alunos anotem todas as suas dúvidas e pontos importantes para posterior discussão com o grupo.

  2. Planejamento do Projeto: Uma vez entendidos os conceitos teóricos, os alunos devem se reunir e planejar o projeto. Isso envolve definir os trajetos que o drone realizará, bem como os referenciais a serem adotados para a análise de seus movimentos. Além disso, nesta etapa, os alunos devem planejar como programarão o drone e definir as tarefas de cada membro do grupo.

  3. Programação do Drone: Aqui, os alunos devem programar o drone para realizar os trajetos definidos. Os detalhes da programação dependem do modelo do drone e do software usado, mas os alunos podem usar a linguagem de programação Python, por exemplo. É importante que os alunos façam testes e ajustes conforme necessário para que o drone realize os trajetos de maneira precisa.

  4. Análise do Movimento do Drone: Com o drone programado, os alunos devem descrever e analisar seus movimentos a partir dos referenciais definidos. Isso envolve anotar as posições do drone em diferentes momentos e analisar como essas posições mudam de acordo com o referencial adotado.

  5. Elaboração do Relatório: Finalmente, os alunos devem elaborar um relatório detalhado, onde explicarão os conceitos teóricos, descreverão o projeto e seus resultados e discutirão suas conclusões. Este relatório deve ser bem estruturado, claro e bem fundamentado, seguindo os tópicos de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Materiais Necessários -

  1. Livros ou recursos online sobre física e programação.
  2. Um drone programável.
  3. Um computador com o software necessário para programar o drone.
  4. Espaço aberto adequado para voar o drone.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Estudo teórico: Os alunos devem começar lendo os materiais e fontes recomendadas, fazendo anotações úteis.

  2. Planejamento do Projeto: Todos os membros do grupo, juntos, devem definir os trajetos que o drone realizará e os referenciais a serem usados para análise.

  3. Programação do Drone: Dividir as tarefas entre os membros do grupo e começar a programar o drone para realizar os trajetos planejados. Os alunos devem testar e ajustar a programação conforme necessário.

  4. Análise do Movimento do Drone: Voar o drone e registrar seus movimentos a partir dos referenciais definidos. Analisar como a posição do drone muda com base no referencial.

  5. Elaboração do Relatório: Escrever um relatório detalhado descrevendo a teoria, a atividade prática, os resultados e conclusões. Este relatório final deve ser bem estruturado e seguir as seções de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Importante: Os alunos devem trabalhar em equipe, dividindo tarefas e responsabilidades de forma justa. Deve-se prestar atenção ao gerenciamento do tempo, para não se atrasar e completar o projeto dentro do prazo estipulado.

Entregas do Projeto:

Após a conclusão do projeto, os alunos devem entregar:

  1. Relatório detalhado: O relatório final, que inclui a introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia usada para o projeto. Neste documento, o aluno deve descrever detalhadamente a teoria dos conceitos, como foram aplicados na prática, os resultados obtidos e o que foi aprendido na atividade. Todas as afirmações devem ser devidamente suportadas com referências.

Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Trabalho: Força Resultante | Metodologia Digital | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Inércia em Movimento: Entendendo a Quantidade de Movimento
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Expositivo | Dinâmica: 2ª Lei de Newton
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Espelhos Convexos e Côncavos: Equação de Gauss | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies