Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Grandezas Físicas no Cotidiano

Avatar padrão

Lara da Teachy


Física

Original Teachy

'EM13CNT301'

Grandezas Físicas

Contextualização

O estudo das grandezas físicas é um conceito fundamental para diversas aplicações do dia a dia e para a compreensão do mundo ao nosso redor. As grandezas físicas são quantidades que podem ser medidas e que descrevem as características dos corpos. Elas estão presentes em nossa realidade o tempo inteiro, são elas que nos permitem quantificar e qualificar fenômenos físicos.

As grandezas físicas podem ser classificadas em diversas categorias, como vetoriais ou escalares, fundamentais ou derivadas. Além disso, os sistemas de unidades, como o Sistema Internacional de Unidades, foram desenvolvidos para padronizar as medidas dessas grandezas, facilitando a comunicação de resultados científicos e técnicos ao redor do mundo.

Importância

As grandezas físicas e suas unidades têm um papel essencial em muitas áreas da ciência, tecnologia e da vida cotidiana. Elas fornecem a base para a quantificação e descrição dos fenômenos físicos, desde escala atômica até a escala do universo. Elas nos permitem fazer previsões, estimativas e compreender melhor a natureza e os fenômenos que nos cercam.

Por exemplo, a distância entre dois pontos, a velocidade de um carro, a quantidade de água em uma garrafa, o peso de um objeto. Tudo isso são exemplos de grandezas físicas que são aplicadas no nosso cotidiano. Ficar familiarizado com esses conceitos, entender como eles são aplicados e saber como medir e calcular essas grandezas é fundamental para qualquer estudante de física.

Atividade Prática

Título: Grandezas Físicas no Cotidiano

Objetivo do projeto

Proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender e aplicar de maneira prática a teoria sobre grandezas físicas. O projeto também objetiva desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise e comunicação.

Descrição detalhada do projeto

Cada grupo de alunos (3 a 5 participantes) deverá selecionar pelo menos cinco grandezas físicas diferentes (tais como comprimento, massa, velocidade, tempo, aceleração, força, pressão, temperatura, corrente elétrica) e realizar experimentos para medi-las. Esses experimentos devem ser realizados utilizando materiais comuns do cotidiano e devem servir para demonstrar as aplicações práticas das grandezas físicas escolhidas.

Além disso, os alunos devem pesquisar e abordar os conceitos teóricos por trás dessas grandezas e como elas se inter-relacionam, dando um enfoque especial para as unidades utilizadas para medi-las e suas conversões.

Materiais Necessários

Os materiais variarão dependendo dos experimentos escolhidos, mas, em geral, os alunos podem precisar de:

  • Réguas, trenas, fitas métricas
  • Balanças
  • Cronômetros
  • Termômetros
  • Material de desenho e escrita
  • Outros materiais específicos para cada experimento

Passo a passo

  1. Formar grupos e escolher as grandezas: Cada grupo deve selecionar pelo menos cinco grandezas físicas diferentes para serem investigadas.

  2. Planejar e realizar experimentos: Cada grupo deve planejar e realizar pelo menos um experimento para cada grandeza física escolhida. Os experimentos devem envolver a medição direta ou indireta dessas grandezas.

  3. Estudo teórico: Paralelamente, os alunos devem pesquisar sobre as grandezas escolhidas, estudar os conceitos envolvidos, suas aplicações, as unidades utilizadas e as possíveis conversões entre elas.

  4. Elaboração do relatório: Após concluírem os experimentos e estudos teóricos, os alunos devem redigir um relatório seguindo as diretrizes apresentadas no início do projeto.

  5. Apresentação: Cada grupo fará uma apresentação para a classe, compartilhando os resultados dos seus experimentos e suas descobertas teóricas.

Entregas do projeto

Cada grupo deve entregar o seguinte:

  • Relatório escrito: Contendo a introdução (contextualização do tema, relevância e aplicação no mundo real, e o objetivo do projeto), desenvolvimento (teoria, descrição detalhada dos experimentos, metodologia e resultados) e conclusões (retomada dos pontos principais, aprendizados e conclusões sobre o projeto). Lembre-se de incluir também a bibliografia utilizada.

  • Apresentação: Um resumo dos principais pontos do relatório, incluindo a demonstração dos resultados dos experimentos e uma discussão sobre as grandezas físicas estudadas.

Os relatórios e as apresentações serão avaliados levando em conta não apenas o conteúdo técnico e científico, mas também a capacidade dos alunos de comunicar suas ideias de forma clara e efetiva, sua criatividade no planejamento e execução dos experimentos, e a qualidade do trabalho em equipe manifestada.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Inércia em Movimento: Entendendo a Quantidade de Movimento
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Desafio da Garrafa Térmica
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Trabalho: Força Resultante | Metodologia Digital | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Óptica Geométrica: Problemas de ângulo Limite | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies