Entrar

Projeto: MUV: Uma corrida de carrinhos

Física

Original Teachy

'EM13CNT302'

Cinemática: Gráficos do Movimento Uniformemente Variado

Contextualização

Introdução Teórica

O Movimento Uniformemente Variado (MUV) é um dos tópicos mais importantes abordados nas aulas de física no ensino médio. Esse é um tipo particular de movimento onde a velocidade varia de forma constante, existindo aceleração.

No MUV, a aceleração representa a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo, e é constante, ou seja, ela não muda. A partir desse conceito, podemos derivar equações de posição e velocidade para um objeto que realiza um MUV.

A primeira, chamada de Equação Horária do MUV, dá a posição de um objeto em função do tempo, e é dada por:

S = S0 + v0t + (at^2)/2

Onde, S é a posição final, S0 é a posição inicial, v0 é a velocidade inicial, t é o tempo e a é a aceleração.

Já a segunda, chamada de Equação da Velocidade, dá a velocidade de um objeto em função do tempo e é dada por:

v = v0 + a*t

Onde, v é a velocidade final, v0 é a velocidade inicial, a é a aceleração e t é o tempo.

Contextualização

Os gráficos que representam o MUV são uma forma visual e intuitiva de entender essas equações e o próprio movimento. Os gráficos de posição por tempo e velocidade por tempo são os mais comuns e nos fornecem informações valiosas sobre o MUV, como a velocidade inicial, a velocidade final, a aceleração e a distância percorrida.

Por exemplo, se traçarmos um gráfico de posição versus tempo para um MUV, teremos uma parábola. Isso reflete a fórmula da Equação Horária que aprendemos acima. Se traçarmos a velocidade versus tempo, teremos uma linha reta, indicando que a velocidade está mudando a uma taxa constante - a aceleração.

Entender e ser capaz de interpretar esses gráficos é uma habilidade valiosa, não apenas para suas aulas de física, mas também em muitas carreiras científicas e de engenharia. Os gráficos são uma ferramenta poderosa para a compreensão dos fenômenos físicos e para a resolução de problemas.

Atividade Prática - "MUV: Uma corrida de carrinhos"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é permitir que os alunos apliquem e entendam a teoria do Movimento Uniformemente Variado (MUV) através de uma atividade prática. Isso será feito criando e analisando gráficos de posição versus tempo e velocidade versus tempo obtidos a partir de dados experimentais.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um carrinho de brinquedo e será responsável por construir uma rampa de papelão.

O carrinho será liberado do repouso no topo da rampa, e os alunos devem registrar a posição do carrinho em vários pontos do tempo.

Os alunos deverão, em seguida, usar esses dados para criar dois gráficos: um gráfico de posição versus tempo e um gráfico de velocidade versus tempo. Por fim, os alunos devem usar os gráficos e suas equações para calcular a aceleração do carrinho.

Materiais Necessários

  1. Carrinho de brinquedo
  2. Rampa de papelão
  3. Cronômetro
  4. Régua ou fita métrica
  5. Papel e caneta
  6. Calculadora
  7. Software de gráficos (como o Excel ou o Google Sheets)

Passo a Passo detalhado para a realização da atividade

  1. Primeiro, os alunos devem construir a rampa de papelão. A inclinação deve ser tal que o carrinho se mova de forma constante quando solto do repouso no topo da rampa.
  2. Marque a rampa em intervalos regulares (por exemplo, a cada 10 cm).
  3. Coloque o carrinho no topo da rampa e solte-o. Use o cronômetro para registrar o tempo que o carrinho leva para chegar a cada marca.
  4. Repita o passo 3 no mínimo três vezes para garantir consistência nos dados.
  5. Com os dados coletados, crie um gráfico de posição versus tempo usando um software de gráficos.
  6. A partir desse gráfico, construa um gráfico de velocidade versus tempo.
  7. Use o gráfico de velocidade versus tempo para calcular a aceleração do carrinho.

Entregas do Projeto

No final do projeto, cada grupo deve apresentar:

  1. O gráfico de posição versus tempo e o gráfico de velocidade versus tempo, incluindo as equações dos gráficos.
  2. Um relatório escrito que contém:
    • Introdução: Explicação do conceito de MUV, sua relevância e aplicação no mundo real, e o objetivo deste projeto.
    • Desenvolvimento: Explicação da atividade em detalhes, incluindo a metodologia utilizada, apresentação e discussão dos resultados obtidos.
    • Conclusões: Discussão do que foi aprendido, com base nos gráficos e cálculos realizados.
    • Bibliografia: Referência aos recursos (livros, páginas da web, vídeos, etc.) utilizados para a realização do projeto.

O relatório deve ser o resultado de um esforço colaborativo entre todos os membros do grupo. Este exercício deve ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes, como gerenciamento de tempo, trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies