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Projeto: A influência dos fatores climáticos: de local a global

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106', 'EM13CHS306'

Fatores Climáticos

Contextualização

O clima é um fenômeno natural complexo que determina muitos aspectos de nossas vidas, desde o tipo de roupas que usamos até a comida que comemos. É uma força poderosa que pode trazer tanto beleza quanto devastação. Mas o que exatamente é o clima, e quais fatores o influenciam?

Primeiramente, é fundamental distinguirmos entre clima e tempo. O tempo é uma condição temporária que prevalece na atmosfera. São fenômenos de curto prazo que podem mudar rapidamente, em questão de horas ou dias. O clima, por outro lado, é um padrão de longo prazo do tempo em uma área específica, geralmente considerado por um período de 30 anos ou mais. Um exemplo fácil de entender essa diferença é que o tempo é o que nos faz levar um guarda-chuva quando saímos de casa, enquanto o clima é o que nos faz ter um guarda-chuva em casa.

Os fatores climáticos são variáveis que influenciam as condições climáticas de um lugar. Eles incluem latitude, altitude, correntes marítimas, ventos, vegetação, entre outros. Aprender sobre os fatores climáticos é crucial para entender como o mundo natural funciona e como as atividades humanas podem influenciar o clima.

O estudo dos fatores climáticos é relevante não só para entendermos os padrões climáticos e previsões do tempo, mas também para compreender a diversidade de climas ao redor do planeta. Compreender isso é especialmente relevante em um mundo cada vez mais impactado pelas mudanças climáticas. Através da análise dos fatores climáticos, podemos começar a entender por que certas regiões são mais propensas a secas, inundações ou furacões, e o que podemos esperar no futuro. Além disso, essa compreensão também nos permite avaliar os possíveis impactos das mudanças climáticas em nossas vidas diárias, economia e sistemas alimentares.

Para se aprofundar nesse tema, sugiro a utilização das seguintes fontes:

  • “Geografia Geral e do Brasil”, de João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene, Editora Scipione, capítulo sobre climatologia.
  • Website do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para acompanhar as condições climáticas e compreender melhor a variabilidade do clima.
  • Vídeos educacionais na plataforma YouTube que abordam o tema clima e fatores climáticos, com destaque para o canal Geografia Total, do professor e geógrafo João Claudio Moreno.

Atividade Prática

Título da atividade: A influência dos fatores climáticos: de local a global

Objetivo do projeto:

Este projeto visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre os fatores climáticos e sua influência em diversas escalas - local, regional e global - cruzando Geografia com Biologia e Sociologia. O projeto será concluído através de pesquisas, discussões, análise de dados climáticos e elaboração de gráficos, além da criação de um vídeo explicativo.

Descrição detalhada do projeto:

Etapa 1: Pesquisa e discussão (5 horas)

De forma colaborativa, cada grupo deve pesquisar e discutir acerca dos seguintes fatores climáticos: latitude, altitude, correntes oceânicas e massas de ar. O grupo também deve investigar como esses fatores afetam o clima local, regional e global.

Etapa 2: Análise de dados climáticos e construção de gráficos (4 horas)

Os alunos devem coletar dados históricos de temperatura e precipitação de três locais diferentes (um local próximo à linha do Equador, um em média latitude e um próximo aos Polos) dos últimos dez anos. Os dados podem ser obtidos em sites confiáveis de monitoramento de clima e tempo. Eles devem construir gráficos de temperatura e precipitação para cada local, utilizando as ferramentas de software adequadas.

Etapa 3: Cruzando disciplinas - Geografia, Biologia e Sociologia (3 horas)

Nesta etapa, os alunos precisam pensar sobre como os fatores climáticos influenciam a biodiversidade local e impactam a sociedade humana. Eles devem pesquisar sobre a flora e fauna locais e analisar como a mudança do clima pode afetar esses organismos e consequentemente, os seres humanos.

Etapa 4: Criação do vídeo explicativo (8 horas)

Os grupos devem elaborar um vídeo de 10-15 minutos explicando seus gráficos e as conclusões que tiraram deles. O vídeo deve abordar como os fatores climáticos que pesquisaram influenciam o clima em diferentes escalas e como esses impactos afetam a biodiversidade e os seres humanos.

Materiais necessários:

  • Computador com acesso à internet para pesquisa;
  • Software para elaboração de gráficos;
  • Câmera ou smartphone para a gravação do vídeo explicativo;
  • Software para edição de vídeos.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos. Decida quem irá pesquisar sobre cada um dos fatores climáticos e dividam as tarefas equitativamente entre os membros do grupo.
  2. Pesquise sobre os fatores climáticos designados e discuta em grupo.
  3. Colete dados climáticos de três locais diferentes e, usando um software de gráficos, crie gráficos para cada local.
  4. Analise como os fatores climáticos influenciam o clima em cada um desses locais.
  5. Pesquise sobre a biodiversidade local e a sociedade humana e discuta como o clima afeta ambos.
  6. Planeje e grave um vídeo explicativo sobre o trabalho do seus grupos.
  7. Revise, edite e finalize o vídeo.

Entregas do projeto:

Os alunos devem entregar o seguinte:

  1. Relatório escrito: Este relatório deve seguir a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
    • Na Introdução, o aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
    • O Desenvolvimento deve detalhar a teoria por trás dos fatores climáticos, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
    • A Conclusão deve retomar os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    • A Bibliografia deve indicar as fontes em que se basearam para realizar o projeto.
  2. Vídeo explicativo: O vídeo deve explicar claramente as descobertas do grupo e como cada fator climático pesquisado afeta o clima em diferentes locais e escalas.

Estas entregas, tanto do relatório quanto do vídeo, devem refletir a integração do conhecimento adquirido, a comunicação eficaz das ideias e os resultados da colaboração e trabalho em equipe.

Iara Tip

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