Objetivos
- Entender profundamente os principais fatores que influenciam o clima, como temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica.
- Relacionar teoria com exemplos práticos e aplicar os conhecimentos no dia a dia.
- Utilizar ferramentas digitais e redes sociais para comunicar ideias de forma clara e atrativa.
- Desenvolver trabalho colaborativo e pensamento crítico na análise dos fatores climáticos.
Você Sabia?
1. Sabia que a temperatura mais baixa registrada na Terra foi de -89,2°C na Antártida? Brrrr, me dá um cobertor!
2. ️ Curiosidade fashion: vocês sabiam que a umidade relativa do ar afeta até nosso cabelo? No inverno, preparem-se para os arrepios extras em dias de chuva.
3. Falando em bronzes maravilhosos, sabem por que as praias ficam lotadas? Porque a radiação solar, além de nos bronzear, esquenta tudo por lá!
Contextualizando
Vamos falar sério sobre o clima... mas calma, não precisa ser chato! Todos os nossos planos para um piquenique ou um belo dia de praia podem ser arruinados ou perfeitos, tudo dependendo desses quatro fatores: temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica! E daí, você se importa?
Por exemplo, quando você acorda pensando 'Hoje vou de short', você já está avaliando a temperatura do dia! E a galera da previsão do tempo? Eles fazem o mesmo, mas com superpoderes! Eles analisam pressão atmosférica, radiação e mais um monte de coisa só para a gente saber quando precisa levar um guarda-chuva ou quando podemos rir à vontade embaixo do sol.
Imagine que você é o influenciador do clima e direto do celular você informa aos seus seguidores o 'aporoveitômetro' do dia. Legal, né? Entender tudo sobre esses fatores pode tornar você um verdadeiro herói ou heroína do pontualíssimo guarda-chuva, do visual do cabelo e, mais sério ainda, na prevenção de catástrofes e desastres naturais. Vamos nessa!
Atividade 1: Influenciadores Climáticos: O Clima no Mundo Digital!
Descrição
E aí, futuros influenciadores climáticos! Chegou a hora de colocar nossas habilidades em prática e produzir um projeto digital arrebatador! Vamos usar a tecnologia ao nosso lado para levar informações valiosas sobre os fatores climáticos de uma maneira super descolada. Junte-se a nós nessa missão criativa e educativa. Lembrem-se: essa atividade vai além de um simples trabalho escolar; estamos criando um verdadeiro impacto digital! 朗
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube)
- Aplicativo de edição de vídeo (pode ser um gratuito, como InShot)
- Aplicativos de medição de clima (opcionais, como Weather Channel)
- Computadores ou tablets para pesquisa
- Acesso a sites de meteorologia (como AccuWeather, Google Weather)
- Cadernos para anotações e planejamento
- Materiais para gravação (microfone, tripé, se disponíveis)
Passo a Passo
- Forme subgrupos dentro da turma, cada um focado em um dos fatores climáticos: temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica.
- Cada subgrupo deve pesquisar profundamente seu fator climático, focando em fatos históricos, teoria e impactos reais (use sites de meteorologia, artigos científicos e relatórios de organismos ambientais).
- Elaborem o roteiro dos primeiros vídeos e stories. Escolham um formato que seja informativo, mas também chamativo e divertido. Lembre-se de incluir exemplos práticos e dados interessantes.
- Gravem e editem os vídeos curtos e os stories. Usem efeitos visuais e sonoros para deixar o conteúdo cativante e claro.
- Publiquem os primeiros conteúdos na conta fictícia de redes sociais, peçam apoio de toda a turma (comentários, compartilhamentos) para amplificar o alcance.
- Enquanto o primeiro conteúdo é compartilhado, comecem a trabalhar nos posts mais detalhados. Devem incluir textos explicativos, imagens impactantes e, se possível, gráficos e mapas.
- Crie um storytelling envolvente para o vídeo final, reunindo o que foi aprendido e os impactos globais dos fatores climáticos.
- Editem o vídeo final com uma edição mais aprofundada, juntando trechos dos primeiros vídeos e depoimentos dos envolvidos. Valorizem o conteúdo visual e usem até trilhas sonoras para tornar cativante.
- Por fim, façam a entrega e publicação do projeto, certificando-se de que toda a turma se envolveu e compôs um esforço coletivo.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será uma série de conteúdos digitais postados em uma conta de rede social criada especialmente para este projeto.
O grupo deverá criar: 3 vídeos curtos (de 30 a 60 segundos) explicando cada um dos fatores climáticos (temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica) de forma clara e criativa; 3 séries de stories semanais com postagens informativas e interativas envolvendo exemplos práticos do impacto desses fatores na vida cotidiana; 2 posts detalhados com imagens explicando a influência dos fatores climáticos em um cenário real, como um desastre natural; 1 vídeo final de até 5 minutos resumindo as descobertas e impactos dos fatores climáticos no dia a dia global, e o envolvimento dos alunos. Tudo isso deve ser entregue compilado e publicado em uma conta fictícia de rede social.
Atividade 2: Aventura Climática em Realidade Aumentada!
Descrição
Galera, preparem-se para uma experiência épica: vamos criar e participar de uma caça aos fatores climáticos utilizando a tecnologia de realidade aumentada (RA)! Isso mesmo, vocês serão caçadores climáticos em um mundo fantástico entre o real e o virtual. Nesta atividade, exploraremos diversas localidades distantes, incluindo suas características climáticas. Utilizaremos mapas e marcadores de RA para encontrar e estudar os fatores climáticos. Além disso, vamos desenvolver uma plataforma digital interativa para compartilhar nossos achados com a comunidade escolar e além!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativo de RA (como HP Reveal ou qualquer outra opção gratuita similar)
- Mapas digitais de diferentes localidades no mundo (Google Maps, por exemplo)
- Aplicativo de edição de vídeo (como InShot)
- Computador ou tablet para pesquisa e edição
- Bloco de notas ou aplicativo de anotações
- Microfone e acessórios de gravação (se disponíveis)
- Papel, canetas e materiais para ilustração (opcional)
- Conta ou perfil de rede social (se desejado, para divulgação)
Passo a Passo
- Primeiramente, reunam toda a turma e distribuam as tarefas necessárias. Criem subgrupos para organizar pesquisas, gravações, edição, design e plataforma digital.
- Escolham localidades ao redor do mundo que tenham características climáticas interessantes. Pesquisem sobre a temperatura, a umidade, a radiação e a pressão atmosférica desses locais.
- Desenvolvam marcadores de RA representando os diferentes fatores climáticos. Com os marcadores prontos, espalhem pela sala de aula ou local designado.
- Instalem e configurem o aplicativo de RA nos celulares ou tablets. Dividam-se em duplas ou trios, cada um com a tarefa de explorar um determinado número de marcadores.
- Ao encontrar um marcador, escaneiem-no com a câmera do aparelho utilizando o aplicativo de RA. Respondam a perguntas ou desafios pré-definidos sobre o fator climático associado ao marcador.
- Registrem essas explorações em vídeo ou áudio, documentando suas descobertas. Organizem as informações e visuais colhidos. Editem os vídeos e preparem uma narrativa coesa, clara e divertida.
- Publiquem o conteúdo em uma plataforma digital (post em blog ou site) criada pelo grupo. Desafiem a turma a interagir, engrandecendo a discussão com suas descobertas e questionamentos.
- Organizem um evento de apresentação final para compartilhar os resultados. Mostrem o processo da caça aos fatores climáticos, os aprendizados e os desafios enfrentados. Não esqueçam de documentar também essa etapa!
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será uma plataforma digital interativa acessível por todos, composta por: Um site ou blog do projeto: onde serão publicados vídeos, fotos e textos com as descobertas de cada fator climático; Componentes de RA e interatividade: mapas digitais com marcadores RA e vídeos explicativos; Fórum de discussão: para que outros alunos, professores e a comunidade possam participar; Um vídeo final de até 5 minutos compilará os melhores momentos dessa aventura climática. Este vídeo deve ser narrativo e emocionante, como se fosse um documentário de descobertas e aprendizados.
Atividade 3: Exploradores Climáticos 2.0: Realizando Análises e Criações no Mundo Digital!
Descrição
E aí, turma do primeiro do ensino médio? Preparados para montar um verdadeiro laboratório do clima e se tornar os cientistas digitais do futuro? Nosso desafio será usar dados reais de diferentes locais do mundo para criar análises climáticas detalhadas. 離 Vamos utilizar ferramentas digitais, realizar medições e criar relações visuais para entender como o clima funciona! No final, vamos apresentar nossa 'pesquisa de campo digital' em uma plataforma interativa e acessível para todos!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Computadores ou tablets para pesquisa e criação de gráficos e mapas
- Aplicativo de planilhas (Google Sheets ou Excel Online)
- Aplicativos de edição e criação de gráficos (Canva ou similar)
- Acesso a sites de meteorologia (AccuWeather, Google Weather)
- Conta em plataforma gratuita de design (como Canva)
- Bloco de notas ou aplicativo de anotações
- Microfone e acessórios de gravação (se disponíveis)
- Conta de e-mail para registro em plataformas digitais
Passo a Passo
- Dividam a turma em subgrupos, cada um responsável por um dos fatores climáticos: temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica.
- Pesquisem e escolham três cidades diferentes ao redor do mundo para cada fator climático. Utilizem sites de meteorologia para coletar dados recentes sobre temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica dessas cidades.
- Criem tabelas no aplicativo de planilhas contendo os dados coletados para cada cidade. Cuidado com a formatação e organização! As tabelas devem ser claras e objetivas.
- A partir das tabelas, criem gráficos e histogramas para visualizar os dados de forma mais clara e dinâmica. Usem o Canva ou outro aplicativo de design para criar visualizações atraentes.
- Desenvolvam infográficos interativos explicando como os fatores climáticos se relacionam e afetam a vida cotidiana das pessoas nessas cidades. Sejam criativos com ícones, animações e esquemas visuais.
- Escrevam artigos científicos breves explorando as descobertas de cada fator climático, contendo referências bibliográficas. Usem uma linguagem acessível e incluam ilustrações para complementar a explicação dos dados.
- Integrem todos os elementos criados (tabelas, gráficos, infográficos e artigos) em uma apresentação interativa utilizando plataformas como Genial.ly ou Canva Presentation. Certifiquem-se de que a navegação pela apresentação seja intuitiva e divertida.
- Divulguem a apresentação interativa na plataforma escolhida, incentivando o engajamento e a participação da comunidade escolar e de outros alunos. Criem um espaço aberto para comentários e perguntas através de um fórum.
- Realizem uma apresentação ao vivo (física ou digital, dependendo do contexto) para ressaltar as principais descobertas do grupo e compartilhar insights sobre a importância dos fatores climáticos.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será uma plataforma digital interativa e dinâmica que combinará diferentes recursos educacionais:
Vídeos Tutoriais: Para explicar o processo de análise climática realizado pelo grupo. Dados de Pesquisa: Tabelas e gráficos criados a partir dos dados coletados sobre diferentes locais do mundo. Infográficos Interativos: Ilustrando como os fatores climáticos se relacionam no dia a dia de diferentes localidades do planeta. Artigos Científicos Breves: Resumindo as descobertas do grupo e destacando a relevância dos fatores climáticos. Fórum de Discussão: Onde qualquer pessoa poderá enviar perguntas e comentários sobre as análises apresentadas.