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Projeto: Recriando a Formação dos Continentes

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Geografia

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Terra: Formação dos Continentes

Contextualização

A Terra, nosso lar, é um corpo muito complexo e dinâmico. Seu estudo é uma chave para entendermos nosso passado, presente e futuro. Uma das maiores áreas de estudo é a geografia física que trata da estrutura da Terra, especialmente a formação dos continentes. Esta área se debruça sobre tópicos como a tectônica de placas, que tenta explicar como os continentes se formaram e se moveram ao longo de milhões de anos.

Há alguns bilhões de anos, os continentes da Terra estavam todos juntos, formando um supercontinente chamado Pangeia. Com o tempo, a Pangeia começou a se dividir, formando os continentes como os conhecemos hoje. A maneira como esses continentes foram formados e como eles continuam a se mover, mesmo que lentamente, tem um impacto enorme em nosso planeta e em nossas vidas.

Por exemplo, as formações geológicas, como montanhas e vales, são formados pela movimentação de placas tectônicas. As mudanças climáticas também são influenciadas pela localização e movimento dos continentes. Sem falar na biodiversidade, cada continente possui uma diversidade de flora e fauna específica conforme suas características geológicas.

O objetivo desse projeto é aprofundar o conhecimento sobre a formação dos continentes e a estrutura da Terra. Nesse processo, vocês irão trabalhar em equipe, desenvolver argumentos, analisar dados e informações, comparar e avaliar processos de ocupação do espaço e formação de territórios, além de adquirir habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo e proatividade.

Atividade Prática: "Recriando a Formação dos Continentes"

Objetivo do projeto:

O objetivo deste projeto é reconstruir a movimentação das placas tectônicas que levou à formação dos continentes através de um modelo físico e um relatório de pesquisa.

Descrição detalhada do projeto:

Durante esse projeto, vocês irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para criar um modelo tridimensional da Terra demonstrando a movimentação das placas tectônicas ao longo de milhões de anos. Além disso, cada grupo deverá criar um relatório detalhado da pesquisa realizada.

Materiais necessários:

  1. Massa de modelar ou argila de várias cores
  2. Papelão ondulado
  3. Canetas coloridas
  4. Papel
  5. Tesoura
  6. Régua
  7. Computador com acesso à internet para pesquisa

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Pesquise sobre a formação dos continentes e a tectônica de placas. Use os recursos adicionais sugeridos e quaisquer outros recursos confiáveis que considerem úteis.

  2. Discuta em grupo as principais descobertas da pesquisa e planeje como vocês irão representar a movimentação dos continentes em seu modelo.

  3. Usando a massa de modelar ou a argila, criem placas tectônicas representando cada continente no início da era dos dinossauros, quando acredita-se que a Pangeia começou a se separar.

  4. Posicione as placas tectônicas no papelão ondulado de acordo com a posição dos continentes naquela época.

  5. Mova as placas tectônicas para representar a deriva continental ao longo de milhões de anos, até alcançar a configuração atual dos continentes.

  6. Para cada movimento significativo das placas, faça um desenho esquemático e anote os principais eventos geológicos que ocorreram, como formação de montanhas, vulcanismos, etc.

  7. Elabore um relatório de pesquisa, incluindo os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

    • Introdução: Descreva o motivo do estudo, a relevância do tema e o objetivo do projeto.

    • Desenvolvimento: Apresente a teoria da tectônica de placas e a formação dos continentes, explique o modelo em detalhes, descreva a metodologia utilizada e apresente a discussão dos resultados.

    • Conclusões: Conclua o trabalho retomando seus pontos principais, registre os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

    • Bibliografia: Indique as fontes utilizadas, como livros, websites, vídeos, etc.

Entregas do Projeto:

Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:

  1. O modelo tridimensional demonstrando a movimentação das placas tectônicas;
  2. O relatório de pesquisa, que deve complementar o modelo com explicações teóricas, discussões dos resultados e conclusões.

Estas duas partes do projeto devem se complementar e juntas formam a contribuição final do grupo nesse aprendizado sobre a formação dos continentes e a estrutura da Terra. Lembre-se que a avaliação não será apenas do produto final, mas também do processo realizado em grupo, a pesquisa, o debate, as decisões tomadas e o trabalho colaborativo.


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