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Projeto: Simulação da Linha de Produção

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Taylorismo e Fordismo

Contextualização

O início do século 20 trouxe profundas mudanças para a indústria e, consequentemente, para o trabalho e a economia em escala global. Duas figuras principais emergem desse período e moldam profundamente nossa compreensão da eficiência na produção: Frederick Winslow Taylor e Henry Ford.

O Taylorismo, também conhecido como "administração científica", foi uma das primeiras tentativas de aplicar um estudado sistema científico ao processo de trabalho a fim de aprimorar a eficiência. Taylor acreditava que, quebrando as tarefas em partes menores e estudando como essas tarefas eram realizadas, ele poderia encontrar a maneira mais eficiente e rápida de concluí-las.

O Fordismo, nomeado em homenagem a Henry Ford e sua famosa linha de montagem, é por sua vez uma evolução do Taylorismo. Ford procurou aperfeiçoar a produção em massa, ao introduzir inovações como a linha de montagem móvel e a padronização dos produtos, o que permitiu uma produção mais rápida e mais barata.

A relevância destes acontecimentos para o mundo de hoje é inegável. As políticas de gestão, a produção industrial e mesmo a organização do trabalho em muitas áreas ainda são fortemente influenciadas pelos princípios do Taylorismo e do Fordismo. Embora algumas das técnicas e estratégias específicas tenham mudado ao longo do tempo, a ideologia subjacente de maximização da eficiência ainda está muito presente.

No entanto, embora tenham trazido enormes benefícios econômicos e aumentado enormemente a produção, esses sistemas também têm seus contras. Eles são frequentemente criticados por transformar os trabalhadores em meros engrenagens de uma máquina, despersonalizando o processo de trabalho e dando pouca consideração ao bem-estar dos trabalhadores.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugiro a leitura dos seguintes recursos:

  1. Taylorismo e Fordismo: Este blog apresenta uma visão geral concisa e fácil de entender sobre o tema.
  2. A Revolução Industrial e suas consequências: Uma exploração detalhada das transformações trazidas por essas teorias.
  3. A era do Fordismo: Um artigo informativo sobre o Fordismo e suas implicações.

Atividade Prática: Simulação da Linha de Produção

Objetivo do Projeto

Os estudantes irão simular uma linha de produção baseada nos princípios do Taylorismo e do Fordismo. Através desta atividade, os alunos serão capazes de contrastar, comparar e criticar os princípios e estratégias de ambos os sistemas de produção.

Descrição do Projeto

Os alunos trabalharão em grupos de três a cinco pessoas, cada grupo será responsável por simular uma linha de produção que produz um produto final simplificado, como um avião de papel ou uma origami. Cada grupo irá simular a produção usando as técnicas e princípios do Taylorismo e Fordismo, num total de duas rodadas.

Durante a primeira rodada, os grupos implementarão os princípios do Taylorismo, tais como a divisão do trabalho e a padronização das tarefas. Durante a segunda rodada, eles implementarão os princípios do Fordismo como a linha de produção móvel e a produção em massa.

Materiais Necessários

  1. Folhas de papel
  2. Cronômetro
  3. Marcadores para registrar o tempo e o número de produtos produzidos
  4. Câmera ou smartphone para documentar o processo

Passo a Passo

  1. Formação dos grupos e designação de um líder para cada grupo que irá coordenar as tarefas e registrar os resultados.
  2. Os líderes de cada grupo irão dividir as tarefas entre os membros do grupo de acordo com os princípios do Taylorismo.
  3. Usando o cronômetro, cada grupo deve registrar o tempo que demora para produzir 10 produtos.
  4. Os grupos devem documentar todo o processo através de fotos ou vídeos curtos.
  5. Os grupos então reorganizam suas linhas de produção de acordo com os princípios do Fordismo e repetem os passos 3 e 4.
  6. Finalmente, cada grupo deve discutir e comparar as duas experiências e registrar qualquer diferença notável em termos de eficiência, relação trabalhista e outros fatores.

Entregas do Projeto

Cada grupo será avaliado com base em:

  1. Seu desempenho durante a atividade prática, incluindo a eficiência de suas linhas de produção e sua capacidade de implementar com eficácia os princípios do Taylorismo e Fordismo.
  2. Um relatório escrito no formato especificado. O relatório deve incluir uma introdução detalhada com a contextualização do tema, um desenvolvimento que explique a metodologia adotada e discuta os resultados obtidos, uma conclusão com as principais conclusões e aprendizagens obtidas no projeto e, por fim, uma bibliografia com as fontes e referências utilizadas para o projeto.
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