Contextualização
O período entre a Era Vargas (1930-1945) e o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) representou um marco para a industrialização brasileira. Através de políticas de substituição de importações, investimentos em infraestrutura e incentivo às indústrias nacionais, ambos os governos, em circunstâncias diferentes, desempenharam papeis fundamentais no desenvolvimento e consolidação da indústria no Brasil.
Durante a Era Vargas, o Brasil passou a priorizar a industrialização de base, fomentando a criação de indústrias de bens intermediários e de capital. Desse modo, foi fortalecido o processo de substituição de importações já presente na economia brasileira. Já no governo de Juscelino Kubitschek, foi priorizada a chamada "industrialização pesada", contemplando setores como o automobilístico, de eletrodomésticos e a construção civil, com o famoso plano "50 anos em 5".
A industrialização brasileira foi uma etapa de extrema importância para a formação socioeconômica do país. Sua compreensão nos permite entender as características da economia brasileira atualmente, bem como as desigualdades e desafios enfrentados em nosso território. Compreender esse processo histórico também favorece o entendimento das dinâmicas de ocupação e transformação do espaço brasileiro, dos processos de urbanização e da formação das grandes metrópoles do país.
Essas transformações tiveram grandes impactos na formação da sociedade brasileira, no comportamento dos diversos agentes sociais e culturais, na dinâmica do trabalho e na geopolítica do país. Dessa forma, o estudo da industrialização brasileira permite relacionar o passado histórico com processos atuais, entendendo, por exemplo, a persistência de problemas socioeconômicos, como a desigualdade e a concentração de renda.
Para melhor compreensão do tema, vocês podem consultar as seguintes fontes confiáveis:
- Livro "A era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade" de Luiz Carlos Delorme Prado.
- Livro "Plano de Metas (1956-1961): desenvolvimento econômico e educação" de Simon Schwartzman.
- Artigo "Industrialização Brasileira: Da Era Vargas até os Anos 90", disponível no site Brasil Escola. (https://brasilescola.uol.com.br/historiab/industrializacao-brasileira.htm)
- Documentário "Juscelino Kubitschek: 50 Anos em 5" disponível na plataforma YouTube. (https://www.youtube.com/watch?v=0s1Rt8xPLlk)
Atividade Prática: "Viagem no Tempo: A Industrialização Brasileira de Vargas a JK"
Objetivos do Projeto:
- Compreender a transição e a evolução do processo de industrialização brasileira de Vargas a JK.
- Analisar as políticas industriais adotadas durante esses períodos e suas consequências para a economia e sociedade brasileiras.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise de dados e trabalho em equipe.
Descrição do Projeto:
Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 estudantes e deverá conduzir a uma apresentação final e a um relatório detalhado. A duração total do projeto é estimada em mais de 12 horas por participante.
A atividade será dividida em duas partes principais:
- Pesquisa detalhada e discussão sobre os períodos de industrialização brasileira dentro dos governos Vargas e JK.
- Criação e apresentação de uma linha do tempo interativa, destacando os principais eventos, políticas implementadas, setores industriais envolvidos, impactos socioeconômicos e geográficos e as consequências desses processos.
Materiais Necessários:
- Livros e artigos sobre o tema.
- Computador com acesso à internet.
- Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc).
- Ferramentas online para criar linhas do tempo interativas (como o Tiki-Toki).
Passo a passo da Atividade:
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Pesquisa e Discussão (6 horas): Cada membro do grupo deve escolher um aspecto específico da industrialização brasileira para pesquisar (ex: políticas industriais, setores específicos da indústria, impactos socioeconômicos, mudanças geográficas, etc). A pesquisa deve ser realizada a partir das fontes sugeridas e de outras adicionais que os alunos encontrem. Ao final da pesquisa, os alunos devem se reunir para discutir e comparar suas descobertas.
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Elaboração da Linha do Tempo (4 horas): Com base nas descobertas da pesquisa, os alunos devem criar uma linha do tempo interativa online com os principais eventos e políticas industriais dos períodos estudados. A linha do tempo deve incluir imagens, gráficos, pequenas descrições e links para mais informações.
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Elaboração da Apresentação (2 horas): Cada grupo deve preparar uma apresentação em slides, onde cada membro apresentará suas descobertas e a linha do tempo criada.
Entregas do Projeto:
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Apresentação: Cada grupo deve apresentar suas descobertas e a linha do tempo interativa para a classe. A apresentação deve ser organizada para que cada membro do grupo fale durante a apresentação.
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Relatório Escrito (4 horas): Cada grupo deve elaborar um relatório detalhado incluindo:
- Introdução: Apresentação do tema, sua relevância, o objetivo do projeto e a metodologia de trabalho utilizada.
- Desenvolvimento: Discussão aprofundada sobre a teoria da industrialização brasileira, detalhes da pesquisa realizada, discussão dos resultados e da linha do tempo criada.
- Conclusões: Retomada dos principais pontos aprendidos, reflexão sobre os impactos e as consequências da industrialização brasileira, e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Referências detalhadas dos recursos utilizados para a pesquisa.
Esse relatório escrito deve ser encaminhado ao professor para avaliação e orientação. Ele servirá como base para avaliação do projeto e do aprendizado dos alunos. O relatório também pode ser usado como um recurso de estudo futuro para a turma, já que apresenta um resumo detalhado do processo de industrialização brasileira.