Entrar

Projeto: Reconstruindo a Arte Pré-Histórica: Da Caverna à Sala de Aula

História da Arte

Original Teachy

Arte Pré-Histórica

Contextualização

Introdução Teórica

A Arte Pré-Histórica se constitui como uma das primeiras expressões artísticas da humanidade. Embora enormes extensões de tempo separem sua produção do mundo contemporâneo, ela delineia a emergência da consciência humana e de nosso impulso para representar o mundo ao nosso redor. Compreender a Arte Pré-Histórica requer um esforço para imaginar uma época muito diferente da nossa, antes do desenvolvimento da escrita, da agricultura e da formação das primeiras cidades.

Em um processo lento e gradual, que se estende por milhares de anos, os homens da pré-história passaram pelas etapas do Paleolítico, Mesolítico e Neolítico, cada uma delas apresentando características peculiares que se traduzem nos objetos artísticos. Portanto, a arte produzida durante esses períodos, que inclui esculturas em pedra e marfim, pinturas e gravuras em cavernas, bem como monumentos megalíticos, reflete as mudanças sócio-culturais que ocorreram ao longo do tempo.

Os principais temas da arte pré-histórica incluem a fauna local, a figura humana e elementos abstratos. Essas representações, embora primitivas aos nossos olhos, são inestimáveis para entendermos como os homens antigos percebiam o mundo ao seu redor.

Influências e Importância

Na era antes da escrita, a Arte Pré-Histórica serve como uma narrativa visual de nossos antigos antepassados. Os temas recorrentes em suas obras nos dão uma visão inestimável de sua vida e de sua relação com o ambiente natural. Por exemplo, a prevalência de imagens de animais nas pinturas rupestres sugere que a caça desempenhava um papel central na sobrevivência e na sociedade pré-históricas.

A arte pré-histórica é também o testamento mais antigo da experiência humana, da imaginação, da criatividade e do desejo de expressão. É essencial para entender quem somos como humanos, pois é uma janela para nossas origens, para a evolução de nossos pensamentos e onzeções.

Materiais Extras

Para se aprofundar mais sobre o tema Arte Pré-Histórica, sugerimos alguns materiais que podem ajudar na compreensão dos conteúdos:

  1. Livro The Dawn of Art: The Chauvet Cave por Jean-Marie Chauvet, Eliette Brunel Deschamps e Christian Hillaire. Este livro oferece um olhar detalhado sobre arte pré-histórica explorando as pinturas da Caverna Chauvet na França.

  2. Documentário Cave of Forgotten Dreams dirigido por Werner Herzog. Este documentário permite que você explore a Caverna Chauvet e sua arte através de uma perspectiva cinematográfica.

  3. Recurso online [Khan Academy's module on Prehistoric Art] Este recurso online fornece uma ampla introdução ao tópico com uma variedade de exemplos de arte pré-histórica de diferentes períodos.

Atividade Prática

Reconstruindo a Arte Pré-Histórica: Da Caverna à Sala de Aula

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de mergulhar no universo da Arte Pré-Histórica. Neste projeto, os grupos de 3 a 5 alunos irão, juntos, reproduzir uma obra de arte pré-histórica em um mural tridimensional, criar um artefato do período Neolítico e por fim, tecer reflexões sobre o processo artístico e histórico envolvido.

Essa atividade requer pesquisa prévia, colaboração em equipe, habilidades manuais e pensamento crítico. Ela ajuda os alunos a adquirirem uma maior apreciação e compreensão das primeiras raízes artísticas da humanidade. A atividade deve ser realizada ao longo de aproximadamente três semanas.

Materiais necessários

  • Livros e conteúdos online sobre Arte Pré-Histórica
  • Papel Kraft ou cartolina
  • Tintas acrílicas ou guache
  • Pincéis de tamanhos variados
  • Espátulas de pintura
  • Argila
  • Instrumentos de escultura em argila

Descrição Detalhada do Projeto

O projeto é dividido em duas etapas principais:

  1. Recriação de uma pintura rupestre: os grupos selecionarão uma pintura rupestre de um dos períodos pré-históricos estudados. Eles deverão recriá-la em um mural usando as técnicas da época que estudaram previamente.

  2. Construção de um artefato Neolítico: os grupos também deverão modelar um artefato que seria comum no período Neolítico, como um vaso ou ferramentas.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Pesquisa e seleção: Cada grupo deverá pesquisar sobre as diferentes artes em cavernas e artefatos do período Neolítico. Eles selecionarão uma pintura e um tipo de artefato para sua recriação.

  2. Recriação da pintura rupestre: Usando tintas e pincéis, cada grupo deverá recriar a pintura selecionada em um mural. Eles podem usar esponjas, algodão e até as mãos para dar textura à pintura.

  3. Modelagem do artefato Neolítico: Usando argila, cada grupo modelará o artefato que pesquisa. Ele deve tentar ser o mais fiel possível ao objeto original, considerando seu uso e formas.

  4. Reflexão e relatório: Enquanto trabalham nesses projetos e após a conclusão, os alunos são incentivados a refletir sobre o processo de criação. As perguntas que eles podem considerar incluem: Quais desafios enfrentamos? O que as nossas decisões de design dizem sobre nossos valores e perspectivas? Como seria viver na época que estamos representando?

Como uma forma de documentar o seu processo, cada grupo produzirá um relatório detalhado sobre o projeto.

As Entregas do Projeto

O projeto conclui com duas entregas principais:

  1. O Mural e o Artefato: Os alunos apresentarão seus murais e artefatos, explicando o processo de criação, as dificuldades enfrentadas e as decisões tomadas.

  2. O Documento Escrito: O relatório, que deve ser elaborado em formato de Word (.docx) ou PDF e tem como objetivo complementar a entrega prática, deve ter as seguintes partes:

    • Introdução: Deve contextualizar a obra selecionada e o artefato, sua relevância e aplicação na realidade pré-histórica.

    • Desenvolvimento: Deve explicitar a teoria por detrás do período pré-historico representado, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.

    • Conclusões: Deve explicitar os aprendizados obtidos, o significado da arte pré-histórica no contexto atual e as conclusões retiradas sobre o projeto.

    • Bibliografia: Deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies