Entrar

Projeto: Construindo as Treze Colônias – Recordando, Representando e Compreendendo

História

Original Teachy

'EM13CHS203'

Treze Colônias

Contextualização

O surgimento dos Estados Unidos como uma potência mundial não aconteceu da noite para o dia. Este país, que hoje é um dos mais influentes do mundo, começou como um pequeno conjunto de colônias na costa leste da América do Norte. Nesse contexto, estudar as treze colônias originais que deram origem aos Estados Unidos é fundamental para entender não apenas a história deste país, mas também o contexto global no qual ela se insere.

As treze colônias foram estabelecidas pelo Reino da Inglaterra entre os séculos XVII e XVIII. Estas colônias eram divididas entre colônias do norte, médias e sul, cada uma com suas peculiaridades em termos de economia, sociedade e política. A independência das treze colônias e subsequente formação dos Estados Unidos marca um dos eventos mais importantes na história mundial, tendo impactos profundos e duradouros.

A história das treze colônias não é apenas a história de como nasceu um país, mas também uma história de conflitos, desafios e superações. Trata-se da luta pela sobrevivência em um novo continente, da luta por independência contra uma potência colonial, e da construção de uma nova nação com suas próprias leis e sistema de governo.

Introdução

Para entender a história das treze colônias originais, é essencial ter em mente alguns conceitos chave. O primeiro é o conceito de colonização, que se refere ao processo pelo qual uma potência estabelece seu controle sobre uma região e sua população. No caso das treze colônias, a potência colonizadora era o Reino da Inglaterra.

Outro conceito importante é o de soberania, que se refere ao poder de um Estado de governar-se de acordo com suas próprias leis. As treze colônias começaram como territórios soberanos do Reino da Inglaterra, mas ao longo do tempo, elas começaram a buscar sua própria soberania, o que culminou na Guerra de Independência dos Estados Unidos.

Por último, é necessário entender a diferença sociocultural e econômica entre as colônias do norte, médias e do sul, bem como a influência dos povos nativos americanos e do tráfico transatlântico de escravos no desenvolvimento destas colônias.

Para se aprofundar no tema e realizar a atividade proposta, sugiro que vocês utilizem os seguintes recursos:

  1. Livro "Colonial America: A History to 1763", de Richard Middleton e Anne Lombard.
  2. Website "Digital History", que possui uma seção dedicada à história colonial.
  3. Documentário "America: The Story of Us", disponível na plataforma de streaming History.

Lembrando que estes recursos são apenas um ponto de partida. Vocês são encorajados a buscar outras fontes para complementar seu entendimento.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Construindo as Treze Colônias – Recordando, Representando e Compreendendo"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos um entendimento mais profundo das treze colônias originais dos Estados Unidos através de pesquisa, discussão, simulação e criação de um mapa interativo.

Descrição detalhada do projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3-5 pessoas e cada grupo será responsável por pesquisar uma das regiões coloniais: a) colônias do norte, b) colônias médias, c) colônias do sul. A tarefa dos grupos será, através de estudar o contexto e os detalhes da região atribuída, produzir um relatório e criar uma parte de um mapa interativo que representa sua região.

O mapa deverá incluir:

  • Localização geográfica das colônias com divisões claras.
  • Representação da economia (ex: áreas de agricultura, pescaria, manufatura, etc.).
  • Representação da população (ex: ingleses, outras nacionalidades europeias, africanos, nativos americanos).
  • Descrição de eventos-chave na história da região (ex: chegada dos peregrinos, Guerra do Rei Filipe, Guerra Franco-Indígena, etc.).

O relatório deve incluir:

  • Breve história da região.
  • Descrição da economia.
  • Descrição da demografia.
  • Discussão de eventos-chave e seu impacto.
  • Explicação de como a região contribuiu para a formação dos Estados Unidos.

A discussão em grupo deve abordar:

  • As semelhanças e diferenças entre as três regiões.
  • Os desafios enfrentados pelos colonizadores e pelas comunidades indígenas.
  • A influência do comércio, especialmente o tráfico transatlântico de escravos, sobre a economia e a sociedade.
  • O papel do conflito e da cooperação na formação da identidade americana.

Materiais necessários

  • Livros de referência e acesso à internet para pesquisas.
  • Materiais para a criação de mapas (folha de cartolina ou papelão, lápis de cor, marcadores, etc.).
  • Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides ou similar) para o relatório.

Passo a passo detalhado para realização da atividade

  1. Divisão dos grupos e atribuição das regiões a pesquisar.
  2. Pesquisa sobre a história, economia, demografia e eventos-chave da região atribuída.
  3. Discussão em grupo sobre as informações coletadas.
  4. Criação do mapa interativo representando as descobertas do grupo.
  5. Escrita do relatório baseado nas descobertas da pesquisa e discussões.
  6. Revisão final dos materiais produzidos.
  7. Apresentação do mapa e do relatório ao professor e à turma.

Entregas do Projeto

Ao final, cada grupo deverá produzir e apresentar:

  • Um mapa interativo das colônias que foram atribuídas ao grupo.
  • Um relatório escrito de no mínimo 10 páginas.
  • Uma apresentação oral de 20-30 minutos para a classe, detalhando suas descobertas e explicando o mapa e o relatório.

O relatório deve ser redigido seguindo a estrutura abaixo:

Introdução

Contextualização do tema, colocando a importância da região colonial na formação dos Estados Unidos e definindo os objetivos do projeto.

Desenvolvimento

Apresentação da pesquisa completa, incluindo

  • História da região
  • Economia
  • Demografia
  • Eventos-chave e impacto
  • Contribuição para a formação dos EUA.

A discussão das descobertas deve ser detalhada e relacionar os conceitos usados com as descobertas do projeto.

Conclusão

Retomada dos pontos principais, explicitação dos aprendizados obtidos e das conclusões retiradas sobre o projeto.

Bibliografia

Indicações das fontes em que os alunos se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies