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Projeto: Aventura na Edição e Revisão com Word

Informática

Original Teachy

Revisão e Edição no Word

Introdução

Na era digital em que vivemos, o processamento de textos tornou-se um dos pilares fundamentais da comunicação e da literacia tecnológica. Dominar as técnicas de revisão e edição no Word contribui significativamente para a sua efetividade na escrita, comunicação e apresentação de ideias de maneira coerente e atraente. O programa Microsoft Word é uma ferramenta de processamento de texto amplamente utilizada em ambientes acadêmicos, profissionais e pessoais proporcionando um amplo conjunto de funcionalidades que facilitam a criação, formatação e edição de documentos.

A revisão e edição de documentos envolve uma variedade de habilidades, incluindo a compreensão do conteúdo, gramática, ortografia, formatação e design. Os recursos do Microsoft Word para revisão e edição permitem analisar um documento em detalhes, marcando alterações, adicionando comentários, verificando a gramática e a ortografia, comparando versões de um documento e muito mais. Perceber essas funções e sua utilização adequada vai além da produção de texto de alta qualidade, é uma habilidade vital ao manipular documentos de qualquer natureza.

Além disso, a colaboração e o trabalho em equipe são aspectos essenciais da produção de conteúdo na era digital. De fato, muitos documentos são agora parte de projetos colaborativos, exigindo um entendimento claro de como compartilhar documentos, rastrear alterações feitas por vários autores e gerenciar a versão final do documento. Usar competentemente as ferramentas de revisão e edição no Word contribuirá para um trabalho em equipe eficiente e o resultado final aprimorado.

Contextualização

A capacidade de criar e editar documentos de maneira eficiente é um requisito básico em muitos campos profissionais, incluindo negócios, engenharia, educação, ciências e muitos outros. A revisão e a edição desempenham uma função crucial na otimização de textos, contribuindo para documentos precisos, consistentes e altamente legíveis.

Imagine-se, por exemplo, elaborando um relatório de um projeto para a sua empresa. Além de apresentar as informações em um estilo de escrita claro e preciso, é necessário prestar atenção à gramática, ortografia e à forma geral dos documentos. O recurso de revisão e edição do Word lhe permitirá realizar todas essas tarefas eficientemente. Os comentários podem ser usados para discutir pontos de texto controversos com colegas, as ferramentas de correção gramatical e ortográfica ajudarão a identificar e corrigir erros, e os recursos avançados de formatação simplificarão a tarefa de organizar o layout geral do documento e torná-lo atraente.

Materiais de Complemento

Para complementar este projeto e ajudar na compreensão mais profunda dos tópicos, sugerimos os seguintes recursos:

  1. Livro: “Microsoft Word 2016 Step by Step” de Joan Lambert, Curtis Frye. Este livro é um guia prático que apresenta as funcionalidades do Word de maneira estruturada e fácil de entender.

  2. Vídeos: Existem numerosos tutoriais e cursos sobre Word disponíveis online. A Microsoft oferece uma [série de vídeos] instrucionais que cobrem diversos aspectos do programa.

  3. Site: [Microsoft Support] – Este é um ótimo recurso para aprender sobre as funcionalidades do Word. Ele contém uma série de lições sobre vários tópicos relacionados ao processamento de texto no Word.

Atividade Prática

Aventura na Edição e Revisão com Word

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma experiência prática de criar, revisar e editar um documento no Word. Os alunos aprenderão a aplicar as habilidades de revisão e edição em um contexto prático e colaborativo, enquanto criam um relatório de pesquisa abrangente.

Materiais Necessários

  1. Computador com a versão mais recente do Microsoft Word instalado.
  2. Acesso à Internet.
  3. Material de referência (os fornecidos na seção de contextualização ou outros de escolha do aluno).
  4. Ferramenta de videoconferência (opcional), para a colaboração do grupo.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo deve escolher um tópico de pesquisa de seu interesse. O tópico escolhido pode variar amplamente, desde algo relacionado à informática (como a evolução de um dispositivo ou um sistema operacional) até um fato histórico ou uma figura importante.

O empreendimento do grupo será criar um relatório completo de pesquisa usando o Microsoft Word que explore o tema escolhido, e apresentá-lo ao final da semana.

A atividade prática consistirá em duas etapas principais:

  1. Criação do documento: Os estudantes irão coletar informações e formar um documento completo com texto, imagens, tabelas, gráficos, etc.

  2. Revisão e edição: Os estudantes deverão aplicar as técnicas de revisão e edição no Word para melhorar e aperfeiçoar seu documento. Isso pode incluir a correção de erros gramaticais e ortográficos, melhoria da estrutura e formato, adição e resposta a comentários, e assim por diante.

Além disso, os alunos devem documentar o processo de revisão e edição em um relatório separado, que detalha todo o processo de criação, edição e revisão do documento.

Passo a Passo da Atividade Prática

  1. Constituição dos Grupos e Escolha do Tópico: Organize os alunos em grupos e instrua cada grupo a escolher um tópico para sua pesquisa.

  2. Pesquisa inicial e Coleta de Informações: Os alunos devem começar sua pesquisa no tópico escolhido. Recomenda-se o uso de várias fontes como livros, artigos online, vídeos, etc. Eles devem coletar todas as informações relevantes e organizar as referências de todas as fontes utilizadas.

  3. Criação de um Rascunho Inicial do Documento: Os alunos devem começar a criar um rascunho inicial do seu relatório de pesquisa no Word incluindo um resumo do conteúdo pesquisado, e referenciando adequadamente todas as fontes utilizadas.

  4. Adicionando Complementos ao Documento: Inclua imagens, gráficos, ou tabelas relacionadas ao tópico escolhido. Assegure-se que esses estejam devidamente rotulados e referenciados.

  5. Aplicando as Habilidades de Edição e Revisão: Utilize as ferramentas de revisão e edição do Microsoft Word para aprimorar o documento. Isso pode incluir a verificação ortográfica e gramatical, adição de comentários, comparação de versões do documento, etc.

  6. Colaboração e Feedback de Grupo: Os alunos devem trabalhar em equipe revisando e fornecendo feedback sobre o trabalho uns dos outros. Eles podem usar a função de controle de revisão e comentários do Word para este fim.

  7. Revisão Final e Correções: Após o feedback de grupo, todos os erros, sugestões e correções devem ser implementados para produzir a versão final do relatório de pesquisa.

  8. Escrevendo o Relatório da Atividade Prática: Em paralelo aos passos acima, os alunos devem documentar cada passo do processo de criação, edição e revisão em um relatório de atividade. Esse relatório deve seguir a estrutura de um relatório científico padrão com seções de introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia.

Na introdução, explicite o tópico e objetivo do projeto. No desenvolvimento, explique em detalhes a metodologia utilizada, cada passo do projeto de criação do documento, as escolhas de edição e revisão feitas e os resultados observados. A conclusão deve envolver uma avaliação do projeto, aprendizados obtidos e a utilidade do trabalho em contexto real.

Todo o processo deve ser feito ao longo de uma semana, com cada aluno devendo gastar de duas a quatro horas em média na execução do projeto.

Entrega do Projeto

Cada grupo deverá entregar dois documentos:

  1. O relatório de pesquisa desenvolvido e editado colaborativamente.
  2. O relatório da atividade prática que documenta todo o processo de criação, revisão e edição do relatório de pesquisa, como sugerido acima.

Os alunos devem ser capazes de demonstrar as competências técnicas adquiridas em manipulação, revisão e edição de documentos no Word e as habilidades socioemocionais ganhas em colaboração, comunicação e gerenciamento de tempo.

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