Contextualização
Em um mundo dominado pela digitalização e pela era da informação, as habilidades de apresentação tornaram-se cada vez mais relevantes. Entender e saber como compartilhar informações de maneira clara e concisa é essencial em vários campos, desde a sala de aula até o local de trabalho. É aqui que a importância de conhecer e dominar ferramentas de apresentação, como o Google Slides, entra em jogo.
O Google Slides é uma opção de apresentação online gratuita que se destaca por sua capacidade de permitir uma colaboração eficaz e em tempo real. A capacidade de trabalhar em um único projeto simultaneamente com sua equipe pode trazer produtividade e eficiência melhoradas ao criar apresentações. Além disso, por ser uma ferramenta baseada em nuvem, proporciona uma facilidade de acesso inigualável e a promessa de nunca perder o seu trabalho.
Introdução
Este projeto concentra-se em três conceitos teóricos chave: trabalho em equipe eficaz, criação de apresentações visuais, e o uso eficaz de ferramentas online. O conceito de trabalho em equipe envolve aprender a colaborar e a contribuir de maneira produtiva para atingir um objetivo comum. A habilidade de criar apresentações visuais abrange a capacidade de projetar e estruturar as informações de uma maneira que seja flexível, interativa e instrutiva para a audiência.
Por fim, o uso eficaz de ferramentas online se refere ao domínio competente da ferramenta específica que estará em foco neste projeto - o Google Slides. Conhecimentos nas funcionalidades de base desta ferramenta, como criar um novo slide, adicionar e editar texto, inserir imagens e gráficos, aplicar animações e transições, selecionar temas ou modelos, cooperar e apresentar slides, serão cruciais para este projeto.
Embora seja uma ferramenta fácil de usar no geral, o Google Slides tem muito a oferecer para aqueles dispostos a explorar suas capacidades. O domínio desses conceitos permitirá aos alunos criar apresentações coesas, interativas e visualmente atraentes no futuro.
Para um aprofundamento do conteúdo, sugiro a exploração dos tutoriais oferecidos pelo próprio Google em sua [Central de Ajuda do Google Slides] juntamente com outros recursos como o canal de YouTube [Learn Google Spreadsheets] que oferece tutoriais em vídeo bastante detalhados sobre todas as ferramentas do Google Workspace.
Atividade Prática
"Crie sua História com o Google Slides"
Objetivo do Projeto
A proposta desse projeto é que os estudantes desenvolvam uma história interativa utilizando o Google Slides, explorando todas as suas funções e mecânicas, enquanto desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, e aprendem a gerir melhor o tempo de produção e se familiarizem com um ambiente virtual de colaboração.
Materiais Necessários
Para realizar este projeto, os alunos vão necessitar de:
- Um computador com acesso à internet;
- Uma conta Google para fazer login e acesso ao Google Slides;
- Brainstorms criativos e ótima comunicação em equipe!
Descrição detalhada do projeto
Para completar este projeto, os alunos, em equipes de 3 a 5, precisarão criar uma história interativa usando o Google Slides. Uma história interativa é uma narrativa na qual o público pode fazer escolhas que influenciam o desfecho da história.
A história deverá possuir um esboço de introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada escolha levando a um possível caminho diferente. Os alunos devem criar um mínimo de 5 escolhas e 3 desfechos diferentes. Isso incentivará o pensamento estratégico e criativo.
Não existe uma única forma de fazer isso, por isso os alunos devem experimentar com diferentes funcionalidades do Google Slides para obter o resultado desejado. O importante é que sigam as diretrizes do projeto e sejam o mais criativos possível.
Passo a Passo Detalhado da Atividade
-
Brainstorming da história: A equipe deve se reunir e planejar a história. Esboçar um diagrama dos possíveis caminhos e escolhas será útil para manter o controle da estrutura da história.
-
Distribuição das tarefas: Para evitar sobreposição de trabalho, a equipe deve organizar quem será responsável pela criação de cada parte da apresentação.
-
Construção dos Slides: Com a história e as tarefas em mãos, os alunos devem abrir o Google Slides e começar a construção dos slides, pensando em aspectos visuais (imagens, diagramas, gráficos), transições, efeitos e, claro, o texto da história.
-
Revisão: Após a construção inicial dos slides, os alunos devem usar a funcionalidade de revisão do Google Slides para revisar e aperfeiçoar o trabalho uns dos outros.
-
Apresentação: A equipe deve fazê-la de forma pessoal, online ou como um vídeo autônomo. O objetivo aqui é familiarizar os alunos com a apresentação dos slides após sua construção.
Ao final do projeto, os alunos devem escrever um relatório a respeito da experiência. O documento deve explicar o processo de planejamento e execução, assim como o objetivo de sua história interativa, os desafios encontrados e como foram superados, e o que aprenderam ao trabalhar em equipe com uma ferramenta digital.
Este documento deve seguir o formato indicado:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
- Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Esta estrutura de relatório irá complementar a experiência prática com uma reflexão escrita e aprofundada, permitindo aos alunos consolidar os conhecimentos adquiridos durante o projeto.