Contextualização
Entender os usos e funções dos pronomes e adjetivos possessivos, bem como o genitivo, no Inglês, é essencial para compreendermos as relações de posse e pertencimento no idioma. Esses elementos gramaticais nos permitem expressar, por exemplo, que um objeto pertence a uma pessoa, animal ou coisa de maneira clara e eficaz.
Os pronomes possessivos, tais como "mine", "yours", "hers", "his", etc, são usados para indicar a quem algo pertence, quando o possuidor é claro no contexto. Eles são bastante comuns e aparecem em expressões simples, como "This is my book", e mais complexas, como "This book, which is mine, is very interesting".
Os adjetivos possessivos, como "my", "your", "his", "her", etc., funcionam de forma similar, mas aparecem antes dos substantivos a que se referem, enquanto os pronomes possessivos substituem esses substantivos. "Her car is red" e "The car is hers" são exemplos dessa diferença.
O genitivo, representado pelo uso do "'s" ou do "s' " (para plural), é outra maneira de expressar posse. Funciona como o "de" em português. Um exemplo simples seria "This is John's book".
É extremamente relevante dominar esses conceitos, pois eles são usados em praticamente todos os contextos da língua - em textos formais e informais, conversas cotidianas, notícias, literatura, e assim por diante.
Além disso, no mundo de negócios e em outras áreas da vida profissional, a capacidade de expressar posse de forma correta e natural em inglês pode ser uma habilidade crucial. Seja para falar sobre propriedade intelectual, posse de ativos em uma empresa, ou simplesmente para se referir a itens pessoais em um ambiente de trabalho.
Para apoiar-se nos estudos, vocês podem consultar as seguintes fontes:
Atividade Prática
Título: "Mine, Yours, The World's - Um Jogo de Tabuleiro Sobre Adjetivos e Genitivo"
Objetivo do Projeto:
O objetivo principal deste projeto é a criação de um jogo de tabuleiro divertido que envolve a correta utilização dos pronomes e adjetivos possessivos, bem como o genitivo no inglês. Os alunos irão projetar, criar, jogar e analisar este jogo, o que lhes permitirá praticar e dominar esses elementos gramaticais.
Descrição do Projeto:
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, devem criar um jogo de tabuleiro educativo sobre pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo. Este jogo, além de ser jogável, deve ser uma ferramenta útil de aprendizagem que ajuda a reforçar e consolidar o conhecimento dos alunos sobre os temas. Conforme os alunos avançam pelo tabuleiro, devem enfrentar desafios que envolvem a utilização correta desses elementos da língua inglesa.
Materiais necessários:
- Cartolina ou papelão para o tabuleiro
- Cartões coloridos para as questões
- Marcadores, lápis de cor e canetas para desenhar e decorar
- Peças pequenas para serem usadas como avatares dos jogadores
- Dados
Passo a passo:
-
Pesquisa e Planejamento (1-2 horas): Os alunos devem pesquisar mais sobre pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo em inglês. Durante a pesquisa, eles deverão coletar exemplos de frases utilizando esses conceitos que possam ser usadas no jogo. Eles devem planejar o jogo, determinando as regras, a trajetória no tabuleiro, as possíveis perguntas e respostas, etc.
-
Criação do jogo (2-3 horas): Em seguida, eles devem criar o tabuleiro de jogo e os cartões de perguntas. Devem utilizar a criatividade para tornar o jogo visualmente atrativo e interessante de jogar.
-
Testar o jogo (1-2 horas): Uma vez criado, o jogo deve ser testado pelos próprios alunos. Durante o jogo, eles devem tomar nota de quaisquer problemas ou inconsistências que possam aparecer.
-
Ajustes no jogo (1-2 horas): Após os testes, os alunos devem fazer os ajustes necessários no jogo para que ele funcione corretamente.
-
Jogar o jogo (1 hora): Depois que as correções e ajustes necessários foram feitos, o jogo está pronto para ser jogado!
Entregas do projeto:
-
O Jogo: O tabuleiro de jogo criado pelos alunos será uma das entregas principais. Ele deve estar completo com regras claras, cartões de perguntas e respostas e ser visualmente atrativo.
-
Relatório escrito: Além do jogo, os alunos devem produzir um relatório detalhado que contenha:
a. Introdução: Nesta seção, eles devem explicar o propósito do projeto, a relevância dos pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo em inglês, e como o jogo pode ajudar a aprender estes conceitos de maneira divertida e eficaz.
b. Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem explicar a teoria dos pronomes e adjetivos possessivos e o genitivo, o processo de criação do jogo, e como esses conceitos foram incorporados nele. Eles devem descrever o processo de teste e os ajustes que foram feitos. Além disso, eles devem discutir o que aprenderam durante o processo de criação e teste do jogo, e como isso contribuiu para o seu entendimento dos conceitos.
c. Conclusão: Esta seção deve reafirmar os principais pontos do relatório, os aprendizados dos alunos e o que eles concluíram a partir do projeto.
d. Bibliografia: Aqui, os alunos devem listar todas as fontes que usaram para pesquisar e criar o jogo: livros, websites, vídeos, etc.
Ao final deste projeto, os alunos terão não apenas ampliado seu conhecimento na língua inglesa, mas também desenvolvido habilidades valiosas como trabalho em equipe, planejamento, resolução de problemas e gerenciamento de tempo.