Contextualização
Na língua inglesa, existem conceitos significativos que desempenham um papel crucial não só na estrutura gramatical, mas também na maneira como usamos a língua para nos expressarmos. Compreender a propriedade e a possessividade é uma delas e é manifestada através dos pronomes e adjetivos possessivos, bem como do uso genitivo.
No primeiro parágrafo, exploraremos os pronomes e adjetivos possessivos em inglês. Eles são usados para indicar possessão ou propriedade de um objeto ou pessoa. Os pronomes possessivos incluem “mine”, “yours”, “his”, “hers”, “its”, “ours”, “theirs”. Enquanto os adjetivos possessivos são “my”, “your”, “his”, “her”, “its”, “our”, “their”. Esses pronomes e adjetivos ajudam a expressar relacionamentos de propriedade claramente em inglês. É fundamental que os alunos entendam as regras e o uso destes, pois são amplamente usados em conversas diárias.
Em seguida, abordaremos o genitivo, que é o uso do apóstrofo combinado com 's ('s) após um substantivo para indicar posse. Este é um componente essencial na formação de frases e expressões em inglês, pois permite uma expressão clara e concisa da posse. Em algumas ocasiões, pode ser substituído pelos pronomes e adjetivos possessivos.
Esses conceitos são altamente aplicáveis tanto em situações formais quanto informais em inglês. Podem ser usados em várias situações, como na escrita de documentos formais, na conversa diária, e até mesmo em textos literários. Compreender e usar corretamente esses conceitos pode aumentar a eficácia da comunicação em inglês de um indivíduo.
Quanto à relevância e aplicação no mundo real, uma compreensão sólida desses conceitos ajudará os alunos a se comunicarem efetiva e eficientemente em inglês. Isso pode ser extremamente útil em situações profissionais ou acadêmicas onde o uso adequado do inglês é necessário. Além disso, esses conceitos também são relevantes na interpretação de textos e na compreensão de obras literárias em inglês.
Os recursos recomendados para este projeto incluem:
- "English Grammar: Step by Step" de Elizabeth Weal. Disponível no Google Books.
- "Basic English Grammar For Dummies" de Geraldine Woods. Disponível no site da For Dummies.
- BBC Learning English - Seção de gramática. Disponível gratuitamente online.
- "English Grammar in Use" de Raymond Murphy. Disponível no Google Books.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Possessing English: A Journey Through Possessive Pronouns and Adjectives and the Genitive Case."
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é permitir aos alunos explorar e aplicar em profundidade os conceitos de pronomes e adjetivos possessivos e do caso genitivo em inglês. Esta atividade envolverá duas disciplinas: inglês e artes, pois os alunos irão criar uma peça teatral em inglês incorporando o uso desses conceitos.
Descrição detalhada do projeto
Cada grupo será responsável por escrever uma peça de teatro em inglês que deve ter entre 10 a 15 minutos de duração. A peça deve envolver uma trama complexa, isso é, com pelo menos três personagens principais e várias reviravoltas na trama. O enredo deve ser construído de forma que obrigue o uso frequente de pronomes e adjetivos possessivos e o caso genitivo.
Além disso, cada grupo deve produzir uma versão escrita da peça com anotações detalhadas sobre o uso dos pronomes e adjetivos possessivos e o caso genitivo. Eles deverão justificar em suas anotações por que optaram por usar um pronome/adjetivo possessivo ou o caso genitivo em cada situação.
Materiais necessários
- Computador ou notebook com acesso à internet para pesquisa.
- Papel e caneta para rascunho e anotações.
- Espaço para ensaios e apresentação da peça.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Formação dos grupos de 3 a 5 alunos.
- Pesquisa sobre pronomes e adjetivos possessivos e o caso genitivo em inglês.
- Discussão em grupo para a construção da trama da peça.
- Redação da peça com anotações justificando o uso dos pronomes e adjetivos possessivos e do caso genitivo.
- Ensaio da peça até a apresentação final.
- Apresentação da peça à turma.
- Redação do relatório final do projeto.
Entregas do projeto
Ao final desta atividade prática, cada grupo deverá entregar:
-
A peça teatral escrita em inglês com anotações detalhadas sobre o uso dos pronomes e adjetivos possessivos e do caso genitivo.
-
Um vídeo da apresentação da peça.
-
Um relatório detalhado do projeto, contendo:
- Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Teoria sobre pronomes e adjetivos possessivos e o caso genitivo, detalhes da atividade, metodologia usada e resultados obtidos.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais, aprendizado obtido e conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: Todas as fontes utilizadas para a realização do projeto.
O relatório deve ser escrito de forma a complementar o trabalho prático realizado, fornecendo embasamento teórico para as decisões tomadas durante a construção da peça e aprofundando o entendimento dos estudantes sobre pronomes e adjetivos possessivos e o caso genitivo em inglês.