Entrar

Projeto: A Empresa dos Sonhos

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT302'

Inequação do Primeiro Grau

Contextualização

A Inequação do primeiro grau pode parecer um tópico isolado em um contexto puramente matemático, mas é surpreendente como ele é profundamente incorporado em nossa vida cotidiana. Você já pensou sobre como as situações do mundo real, como o controle de gastos, a aplicação de taxas de desconto, a otimização de tempo e recursos podem ser modeladas através de inequações do primeiro grau?

A matemática, como um todo, não é um conjunto de fórmulas e cálculos abstratos, mas sim uma ferramenta poderosa que nos permite entender e interagir com o mundo ao nosso redor. Especificamente, a Inequação do primeiro grau é uma parte importante dessa compreensão, proporcionando uma estrutura matemática para resolver problemas complexos que envolvem limites, restrições e condições.

Introdução Teórica

Inequações são relações de ordem que podem ser estabelecidas entre quaisquer membros do conjunto dos números reais. Elas são bastante úteis para representar restrições que aparecem frequentemente em problemas das mais diversas áreas. As inequações de primeiro grau, em particular, possuem uma forma geral ax + b > 0 ou ax + b < 0, onde a e b são constantes e x é a variável a ser determinada.

O estudo de inequações do primeiro grau nos permite determinar os valores possíveis para uma variável, dados os limites impostos por um problema. Este tópico está intimamente ligado ao estudo de equações lineares e a geometria, uma vez que os gráficos dessas inequações produzem retas e semi-retas no plano cartesiano, hectares.

Neste projeto, vamos explorar a teoria por trás das inequações de primeiro grau e aplicá-las em um contexto prático, enriquecendo nosso conhecimento matemático e desenvolvendo habilidades valiosas para soluções criativas de problemas.

Sugestão da Atividade Prática

Título da Atividade: A Empresa dos Sonhos

Objetivo do Projeto:

Este projeto pretende engajar os alunos na prática da resolução de inequações do primeiro grau e na interpretação de seus resultados, aplicando-os em um cenário realista e desafiador. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades colaborativas e socioemocionais, tais como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e resolução de problemas.

Descrição do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo terá a tarefa de criar um planejamento para abrir uma empresa, levando em conta diversos fatores tais como orçamento inicial, custos fixos e variáveis, e a esperada receita mensal.

Eles utilizarão as inequações do primeiro grau para modelar situações como metas de lucro, limites de gastos e necessidades de produção. O objetivo é otimizar os recursos da empresa dentro das restrições existentes.

Materiais Necessários:

  1. Papel e caneta
  2. Calculadora
  3. Computador com acesso à internet
  4. Programa de planilhas eletrônicas (ex: Excel, Google Sheets)

Passo a Passo:

  1. Definição da Empresa: Cada grupo deve decidir que tipo de empresa gostaria de abrir e quais produtos ou serviços ela oferecerá.

  2. Estudo de Caso: Com base em sua escolha, os alunos devem pesquisar sobre os custos associados (custos fixos, variáveis, impostos), o mercado atual para o produto/serviço, preços médios, etc.

  3. Modelagem Matemática: Com os dados coletados, os alunos deverão criar modelos matemáticos utilizando inequações do primeiro grau para representar e resolver problemas reais, como otimizar a produção para atingir metas de lucro, encontrar o ponto de equilíbrio, entre outros.

  4. Simulação: Utilizando um programa de planilhas eletrônicas, os alunos irão simular o funcionamento de sua empresa durante o primeiro ano de operação, com base nos modelos matemáticos que construíram.

  5. Relatório Final: Após a conclusão da simulação, o grupo deverá redigir um relatório detalhando todo o processo, desde a coleta de dados até a interpretação final dos resultados.

Entregas do Projeto:

Dois materiais deverão ser entregues ao final do projeto:

  1. Planilha Eletrônica: contendo todas as simulações realizadas e os modelos matemáticos utilizados.

  2. Relatório escrito contendo:

    • Introdução: contextualização da empresa escolhida, explicação da relevância das inequações do primeiro grau para o planejamento e gerenciamento da mesma.

    • Desenvolvimento: detalhamento de todo o processo realizado, justificando as escolhas e apresentando os modelos matemáticos utilizados. Nesse tópico, os alunos devem explicar claramente como aplicaram as inequações do primeiro grau para resolver os problemas que encontraram.

    • Conclusões: comentário geral sobre os resultados obtidos, os aprendizados durante o projeto e qualquer conclusão relevante que possa ser tirada dele.

    • Bibliografia: lista das referências utilizadas nos estudos e na coleta de dados.

A qualidade do relatório será avaliada com base em quanto esteja alinhado ao que foi desenvolvido na atividade prática, e em quanto ele demonstre a correta compreensão e aplicação dos conceitos relacionados às inequações do primeiro grau.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies