Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Construindo o Universo dos Paralelogramos

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

Quadrilátero: Paralelogramo

Contextualização

Introdução Teórica

O paralelogramo é uma figura plana de quatro lados (quadrilátero) cujos lados opostos são paralelos. A palavra 'paralelogramo' vem do grego 'parallelogrammon', onde 'parallelos' significa 'paralelo' e 'gramma' significa 'escrever'. Em termos técnicos, um paralelogramo é um quadrilátero especializado com duas pares de lados paralelos. Além disso, em um paralelogramo os ângulos opostos são iguais e os lados opostos também têm o mesmo comprimento.

O estudo dos paralelogramos é importante, pois desempenha um papel significativo em várias áreas da matemática, incluindo geometria euclidiana, trigonometria, cálculo e muitas formas de matemática aplicada em física e engenharia.

Neste projeto, os pontos principais a serem abordados são: o que é um paralelogramo, propriedades de um paralelogramo (incluindo como calcular medidas de lados e ângulos) e aplicação de paralelogramos na resolução de problemas.

Contextualização

O conceito de paralelogramo é usado em inúmeros campos da vida cotidiana e profissional. Por exemplo, na arquitetura e construção civil, os paralelogramos são utilizados no design e na estruturação de edificações, ao se projetar plantas e ao se calcular áreas. Em física, os paralelogramos são usados na lei do paralelogramo para soma de vetores.

Além disso, a compreensão dos paralelogramos pode ajudar nas habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico, que são importantes em muitas áreas além da matemática, incluindo ciência da computação, engenharia e economia.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Construindo o Universo dos Paralelogramos"

Objetivo do Projeto:

Os alunos irão explorar o conceito de paralelogramos não apenas na teoria, mas na prática, construindo-os e realizando medidas. Além disso, eles estarão envolvidos na resolução de problemas que envolvem paralelogramos.

Descrição Detalhada do Projeto:

A atividade será dividida em 3 fases distintas:

  1. Construção e Medição: Nesta fase, cada grupo de alunos vai construir vários paralelogramos usando materiais do dia a dia. Eles devem então medir os lados e os ângulos, e verificar as propriedades dos paralelogramos.

  2. Resolução de Problemas: Os grupos deverão resolver um conjunto de problemas matemáticos que envolvem paralelogramos.

  3. Relatório: Por fim, cada grupo deverá redigir um relatório de projeto, detalhando todo o processo de aprendizado, a construção e a resolução de problemas, bem como as conclusões.

Materiais Necessários:

  1. Material para a construção dos paralelogramos: Palitos de sorvete (ou canudos), cola, barbantes.
  2. Régua e transferidor para medição.
  3. Problemas matemáticos envolvendo paralelogramos - o professor pode fornecer uma lista.

Passo a Passo Detalhado:

  1. Construção e Medição

    • Cada grupo deve construir ao menos 3 paralelogramos diferentes usando os palitos de sorvete (ou canudos) e cola. Eles deverão usar o barbante para representar as linhas paralelas dos paralelogramos.
    • Depois, eles devem usar a régua e o transferidor para medir os lados e os ângulos dos paralelogramos construídos, respectivamente, e verificar as propriedades dos paralelogramos.
  2. Resolução de Problemas

    • Cada grupo deve resolver os problemas fornecidos pelo professor. As soluções devem ser explicadas de forma clara e completa.
  3. Redação do Relatório

    • Cada grupo deve redigir um relatório detalhando todo o processo de construção, medição e resolução de problemas.
    • O relatório deve incluir uma introdução, onde os alunos devem contextualizar o tema, consolidar o objetivo do projeto e a aplicação dos paralelogramos no mundo real.
    • Em seguida, no desenvolvimento, os alunos devem explicar a teoria dos paralelogramos, detalhar a construção e as medições feitas, a metodologia utilizada para a resolução dos problemas e os resultados obtidos.
    • Na conclusão, os alunos devem discutir o que aprenderam com o projeto, assim como suas descobertas e dificuldades encontradas durante o processo.
    • Por fim, na bibliografia, os alunos devem indicar todas as fontes bibliográficas, sites, vídeos e demais recursos que foram utilizados durante o projeto.

O projeto deve ser realizado por grupos de 3 a 5 alunos e terá um mês de prazo para entrega. Cada aluno deverá dedicar de 5 a 10 horas para a sua realização.

A avaliação levará em conta tanto a parte prática (construção, medição, resolução de problemas) quanto a redação do relatório.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Criando o Labirinto Geométrico
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Descobrindo o mundo através dos pontos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Gráficos em Ação: Adequação, Criação e Análise
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Vista Ortogonal | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies