Contextualização
Introdução Teórica
O paralelogramo é uma figura plana de quatro lados (quadrilátero) cujos lados opostos são paralelos. A palavra 'paralelogramo' vem do grego 'parallelogrammon', onde 'parallelos' significa 'paralelo' e 'gramma' significa 'escrever'. Em termos técnicos, um paralelogramo é um quadrilátero especializado com duas pares de lados paralelos. Além disso, em um paralelogramo os ângulos opostos são iguais e os lados opostos também têm o mesmo comprimento.
O estudo dos paralelogramos é importante, pois desempenha um papel significativo em várias áreas da matemática, incluindo geometria euclidiana, trigonometria, cálculo e muitas formas de matemática aplicada em física e engenharia.
Neste projeto, os pontos principais a serem abordados são: o que é um paralelogramo, propriedades de um paralelogramo (incluindo como calcular medidas de lados e ângulos) e aplicação de paralelogramos na resolução de problemas.
Contextualização
O conceito de paralelogramo é usado em inúmeros campos da vida cotidiana e profissional. Por exemplo, na arquitetura e construção civil, os paralelogramos são utilizados no design e na estruturação de edificações, ao se projetar plantas e ao se calcular áreas. Em física, os paralelogramos são usados na lei do paralelogramo para soma de vetores.
Além disso, a compreensão dos paralelogramos pode ajudar nas habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico, que são importantes em muitas áreas além da matemática, incluindo ciência da computação, engenharia e economia.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Construindo o Universo dos Paralelogramos"
Objetivo do Projeto:
Os alunos irão explorar o conceito de paralelogramos não apenas na teoria, mas na prática, construindo-os e realizando medidas. Além disso, eles estarão envolvidos na resolução de problemas que envolvem paralelogramos.
Descrição Detalhada do Projeto:
A atividade será dividida em 3 fases distintas:
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Construção e Medição: Nesta fase, cada grupo de alunos vai construir vários paralelogramos usando materiais do dia a dia. Eles devem então medir os lados e os ângulos, e verificar as propriedades dos paralelogramos.
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Resolução de Problemas: Os grupos deverão resolver um conjunto de problemas matemáticos que envolvem paralelogramos.
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Relatório: Por fim, cada grupo deverá redigir um relatório de projeto, detalhando todo o processo de aprendizado, a construção e a resolução de problemas, bem como as conclusões.
Materiais Necessários:
- Material para a construção dos paralelogramos: Palitos de sorvete (ou canudos), cola, barbantes.
- Régua e transferidor para medição.
- Problemas matemáticos envolvendo paralelogramos - o professor pode fornecer uma lista.
Passo a Passo Detalhado:
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Construção e Medição
- Cada grupo deve construir ao menos 3 paralelogramos diferentes usando os palitos de sorvete (ou canudos) e cola. Eles deverão usar o barbante para representar as linhas paralelas dos paralelogramos.
- Depois, eles devem usar a régua e o transferidor para medir os lados e os ângulos dos paralelogramos construídos, respectivamente, e verificar as propriedades dos paralelogramos.
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Resolução de Problemas
- Cada grupo deve resolver os problemas fornecidos pelo professor. As soluções devem ser explicadas de forma clara e completa.
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Redação do Relatório
- Cada grupo deve redigir um relatório detalhando todo o processo de construção, medição e resolução de problemas.
- O relatório deve incluir uma introdução, onde os alunos devem contextualizar o tema, consolidar o objetivo do projeto e a aplicação dos paralelogramos no mundo real.
- Em seguida, no desenvolvimento, os alunos devem explicar a teoria dos paralelogramos, detalhar a construção e as medições feitas, a metodologia utilizada para a resolução dos problemas e os resultados obtidos.
- Na conclusão, os alunos devem discutir o que aprenderam com o projeto, assim como suas descobertas e dificuldades encontradas durante o processo.
- Por fim, na bibliografia, os alunos devem indicar todas as fontes bibliográficas, sites, vídeos e demais recursos que foram utilizados durante o projeto.
O projeto deve ser realizado por grupos de 3 a 5 alunos e terá um mês de prazo para entrega. Cada aluno deverá dedicar de 5 a 10 horas para a sua realização.
A avaliação levará em conta tanto a parte prática (construção, medição, resolução de problemas) quanto a redação do relatório.