Entrar

Projeto: Desafio Bhaskara

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT302'

Equação do Segundo Grau: Bhaskara

Contextualização

Equações do segundo grau são uma parte fundamental da matemática, utilizadas em uma ampla variedade de campos. Essas equações são capazes de modelar uma série de fenômenos na natureza e em elegantes resoluções de problemas.

Para entender equações quadráticas, é necessário compreender os elementos que a compõe: coeficientes (a, b, c), as raízes da equação e o famoso Δ (delta), que é o discriminante da equação.

Em nosso dia a dia, muitas vezes, sem perceber, somos confrontados com situações que podem ser descritas por essas equações. Em engenharia, física e finanças, por exemplo, as equações do segundo grau modelam a trajetória de um objeto em movimento, a otimização de lucros e até a determinação de incertezas.

Introdução

O projeto que propõem é de entender em profundidade as equações quadráticas, em particular a fórmula de Bhaskara (ou fórmula quadrática), solução geral para a equação do segundo grau.

Bhaskara Akaria foi um matemático indiano e é o autor de um dos primeiros textos de referência de álgebra, onde propõe uma solução para a equação quadrática. A fórmula, que virou um marco na matemática, busca encontrar as raízes da equação, e isso é feito através de operações envolvendo os coeficientes (a, b, c) e o Δ.

Por ser um tema de fundamental importância, o entendimento de equações do segundo grau, juntamente com a formula quadrática, serão a base para a resolução de diversos problemas dentro da matemática e suas aplicações.

Atividade Prática

Título da Atividade: Desafio Bhaskara

Objetivo do Projeto:

Utilizar a fórmula de Bhaskara para a resolução de equações do segundo grau encontradas em aplicações do dia a dia, tanto teóricas quanto práticas.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos divididos em grupos de 3 a 5 membros, deverão identificar situações do cotidiano que podem ser representadas por equações do segundo grau. O desafio será traduzi-las em equações matemáticas e solucioná-las utilizando a fórmula de Bhaskara.

Os grupos deverão preparar uma apresentação demonstrando a situação escolhida, explicando como a representaram com uma equação do segundo grau, como chegaram à solução usando a fórmula de Bhaskara e a relevância da resolução encontrada para a situação prática.

A atividade deve ser desenvolvida em uma semana, com um tempo estimado de duas a quatro horas de trabalho por aluno.

Materiais Necessários:

  • Papel e caneta para anotações e cálculos
  • Computador com acesso à internet para pesquisas e preparação da apresentação
  • Software para criação de slides (Powerpoint, Google Slides, etc.)
  • Câmera ou celular para documentar a apresentação

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Formação dos grupos: Os grupos serão formados por 3 a 5 alunos, que trabalharão juntos durante a duração do projeto.

  2. Identificação das situações: Cada grupo deverá identificar uma situação do cotidiano que possa ser representada por uma equação do segundo grau. Essa situação pode ser um problema a ser resolvido, uma decisão a ser tomada, ou qualquer outra situação que possa ser modelada matematicamente.

  3. Representação matemática: Uma vez que a situação seja identificada, o grupo deverá traduzi-la em uma equação do segundo grau, explicando como chegaram a essa representação.

  4. Resolução da equação: O grupo deverá então resolver a equação utilizando a fórmula de Bhaskara, mostrando todos os cálculos e explicando cada passo.

  5. Preparação da apresentação: O grupo irá preparar uma apresentação em slides documentando todo o processo, desde a identificação da situação, passando pela representação matemática e resolução da equação, e concluindo com a explicação da relevância da resolução encontrada para a situação prática.

  6. Apresentação do projeto: Cada grupo apresentará seu trabalho para a classe, onde outros grupos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentários.

Entregas do Projeto:

No final do projeto, cada grupo deverá entregar o seguinte:

  1. Apresentação em slides: Um arquivo contendo a apresentação em slides com todas as informações e cálculos realizados durante o projeto.

  2. Relatório escrito: Um relatório detalhado documentando todo o processo, dos seguintes tópicos:

    • Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
    • Desenvolvimento: Deve explicitar a teoria por trás das equações do segundo grau e a formula quadrática, explicar a atividade realizada em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
    • Conclusão: Deve retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    • Bibliografia: Deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies