Entrar

Projeto: Desafio dos Ângulos OPV na Cidade

Matemática

Original Teachy

Ângulos: Opostos pelo Vértice

Contextualização

A matemática é um campo vasto de estudo que permeia todas as áreas da nossa vida e do conhecimento humano. Nesse projeto, vamos aprofundar nossos estudos no ramo da geometria, mais especificamente nos chamados "ângulos opostos pelo vértice" (OPV).

Para começar, o que são esses ângulos? Quando duas retas se cruzam, elas formam quatro ângulos. Os ângulos que estão opostos um ao outro - isto é, não compartilham nenhum lado - são chamados de ângulos OPV. Uma propriedade fundamental desses ângulos é que eles são sempre iguais. Essa é um propriedade geométrica que pode nos ajudar a resolver uma variedade de problemas, como veremos a seguir.

Engana-se quem pensa que essas são informações úteis apenas para matemáticos ou professores de matemática. Os ângulos OPV têm aplicações práticas no mundo real, em áreas como engenharia, arquitetura, artes e esportes. Por exemplo, na engenharia civil, quando é preciso calcular a angulação para a construção de uma ponte. Ou ainda na arte, quando precisamos entender a perspectiva de um desenho para que pareça tridimensional.

A matemática, nesse sentido, é uma ferramenta que nos permite compreender melhor o mundo ao nosso redor e até mesmo aprimorar o mundo que criamos. Por isso, o estudo dos ângulos OPV é tão importante.

Para se aprofundar no tema e se preparar para o projeto, sugerimos a consulta aos seguintes materiais:

Vamos lá? Mãos à obra!

Atividade Prática

Título da atividade: "Desafio dos Ângulos OPV na Cidade"

Objetivo do projeto:

O objetivo deste projeto é aplicar o conceito dos ângulos opostos pelo vértice (OPV) em um cenário do mundo real, para reforçar a compreensão dos alunos sobre o tema. Além disso, o trabalho em equipe será fundamental para o desenvolvimento e a conclusão do projeto, permitindo que os alunos também desenvolvam habilidades socioemocionais.

Descrição detalhada do projeto:

Os alunos, em grupos de 3 a 5, terão o desafio de identificar exemplos de ângulos OPV em edificações e estruturas da cidade onde moram. Eles devem documentar esses exemplos por meio de fotos e em seguida, desenhar um diagrama detalhado, identificando os ângulos opostos pelo vértice.

Materiais necessários:

  1. Câmera (a do celular serve)
  2. Papel e lápis (ou software de desenho, se preferirem)
  3. Régua e transferidor
  4. Computador com acesso à internet para pesquisa e confecção do relatório

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 pessoas.
  2. Cada grupo deverá pesquisar e identificar pelo menos cinco estruturas (pontes, prédios, obras de arte, etc) na cidade que tenham ângulos OPVs.
  3. Os alunos devem tirar fotos dessas estruturas e, com o uso de um software de edição de imagem ou impressão das fotos, identificar os ângulos OPVs presentes, utilizando uma régua e transferidor.
  4. Em um papel, os alunos devem desenhar um diagrama da estrutura identificada e marcar os ângulos OPVs.
  5. Cada grupo deve preparar uma apresentação, explicando sobre a estrutura escolhida, a presença dos ângulos OPVs e sua importância na construção da estrutura.
  6. Finalmente, cada grupo deve redigir um relatório contendo: a introdução (contextualizando o tema e explicando sua relevância e aplicação no mundo real); o desenvolvimento (explicitando a teoria por trás do conceito de ângulo OPV, explicando a atividade em detalhes, indicando a metodologia utilizada e apresentando e discutindo os resultados obtidos); a conclusão (explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto); e a bibliografia utilizada.

A expectativa é de que cada aluno dedique entre duas a quatro horas para a execução do projeto, com um prazo de entrega de uma semana.

Entrega do projeto:

A entrega do projeto deve ser em duas partes:

  1. A apresentação do diagrama dos ângulos OPVs encontrados e explicação do porquê foram escolhidos, que será feita em sala de aula.
  2. O relatório escrito, que deve ser entregue na plataforma on-line da escola. No documento, o grupo deve discutir as estruturas selecionadas, os ângulos identificados, a teoria por trás dos ângulos OPV, a importância deles na estrutura em questão e como o grupo trabalhou em conjunto para completar o projeto.

O relatório deve seguir a estrutura sugerida (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, Bibliografia) e ser bem escrito e formatado. Cada parte deve ser claramente definida, com um fluxo lógico da introdução à conclusão. As referências devem ser formatadas corretamente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies