Entrar

Projeto: Explorando o Mundo com Triângulos Semelhantes

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT308'

Triângulos: Semelhança

Contextualização

A matemática é uma linguagem fundamental na qual podemos descrever o mundo ao nosso redor. Uma das ideias mais básicas, mas também mais profundas nessa linguagem, é o conceito de semelhança. A semelhança de triângulos é um dos conceitos básicos que estudaremos neste projeto.

Os triângulos são uma das formas mais básicas e estudadas em geometria, e a semelhança é um conceito fundamental que envolve essas formas. A semelhança de triângulos se refere a dois ou mais triângulos que têm a mesma forma, mas não necessariamente o mesmo tamanho. Isto é, os ângulos dos triângulos são iguais e os lados são proporcionais.

A semelhança de triângulos tem várias aplicações práticas importantes, desde a engenharia civil, na construção de pontes e prédios, até a fotografia e a arte, na criação de perspectivas e proporções realistas. Por exemplo, os engenheiros usam a semelhança de triângulos para calcular distâncias inacessíveis, como a altura de um prédio ou a largura de um rio, medindo apenas distâncias mais fáceis de acessar e aplicando as propriedades de triângulos semelhantes.

Inclusive, existem aspectos da nossa vida diária que usam o princípio da semelhança de triângulos, sem que nos demos conta. Por exemplo, ao tirar uma selfie, ajustamos intuitivamente a distância e o ângulo do celular para obter a melhor imagem, semelhante ao que um artista de retratos faz ao pintar.

Para auxiliar no desenvolvimento do projeto e aprofundamento no tema, sugerimos as seguintes fontes:

Atividade Prática - "Explorando o Mundo com Triângulos Semelhantes"

Objetivo do projeto

Neste projeto, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conceito de semelhança de triângulos para resolver problemas do mundo real. O objetivo é que os alunos possam desenvolver o pensamento lógico, a comunicação, o trabalho em equipe e a proatividade ao mesmo tempo em que reforçam a aprendizagem dos conceitos matemáticos.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será encarregado de aplicar o conceito de semelhança de triângulos para resolver problemas do mundo real. Com ajuda de uma régua, um compasso e o conhecimento prévio sobre semelhança de triângulos, os grupos vão medir e registrar suas observações para, posteriormente, elaborar um relatório.

Materiais Necessários

  1. Papel milimetrado
  2. Lápis e borracha
  3. Régua e compasso
  4. Calculadora
  5. Câmera/celular para registrar as atividades

Passo a passo

Passo 1: Escolha um objeto de interesse em sua casa ou na escola que seja difícil medir diretamente (por exemplo, a altura de uma árvore, uma estante alta, a distância entre dois pontos distantes).

Passo 2: Usando uma régua, meça uma distância fixa no chão a partir do objeto de interesse (por exemplo, 5 metros). A partir deste ponto, use o compasso para formar um triângulo imaginário com o objeto de interesse.

Passo 3: Escolha um objeto menor, que seja possível medir diretamente, para compará-lo com o objeto de interesse. Forme um triângulo semelhante ao anterior com o novo objeto.

Passo 4: Registre as medidas dos lados dos triângulos formados e calcule as proporções correspondentes.

Passo 5: Aplicando o conceito de semelhança de triângulos, calcule a altura ou distância do objeto de interesse.

Passo 6: Documente todo o processo com fotos e anotações detalhadas.

Passo 7: Após concluir a parte prática do projeto, os alunos devem escrever um relatório.

Entregas e Conexões

Os alunos devem entregar um relatório escrito e organizado contendo as seguintes seções:

  1. Introdução: Explique a relevância e aplicação da semelhança de triângulos no mundo real, o objetivo do projeto, e forneça breve descrição dos objetos escolhidos.
  2. Desenvolvimento: Exponha a teoria da semelhança de triângulos e discuta como ela foi aplicada na atividade prática. Detalhe o passo a passo do processo, incluindo a descrição das medidas e cálculos realizados e os resultados obtidos. Inclua as fotos tiradas.
  3. Conclusão: Retome os pontos principais do projeto, resuma o aprendizado obtido e as conclusões sobre a aplicação da semelhança de triângulos no problema proposto.
  4. Bibliografia: Indique as fontes utilizadas para o desenvolvimento do projeto.

Este projeto requer que os alunos aplicarem o conceito de semelhança de triângulos para resolver problemas práticos e expliquem em suas próprias palavras como o conceito é aplicado. Também exige que os alunos cooperem e se comuniquem efetivamente dentro do grupo para organizar as atividades, dividir tarefas, sintetizar informações e escrever o relatório.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies