Contextualização
O estudo da área de figuras geométricas planas é um tópico fundamental da Geometria, ramo da Matemática. A área é uma grandeza escalar (isto é, um número) que mede a extensão de uma superfície plana. O quadrado, uma das formas mais básicas e comuns da geometria, é um polígono regular com quatro lados de igual comprimento e quatro ângulos retos.
A área do quadrado é calculada elevando-se o comprimento do lado ao quadrado, formula geralmente representada por A = l²
. Este conceito de área é amplamente utilizado em situações cotidianas e profissionais, desde cálculos de quantidade de material necessário para cobrir uma área, definição de áreas de plantio em agricultura, até mesmo em desenhos técnicos e projetos arquitetônicos.
Importância do Tema
Medir a área de um quadrado é fundamental em várias áreas da vida real. Por exemplo, imagine que você precisa pintar uma parede quadrada: para saber a quantidade de tinta necessária, você precisa calcular a área da parede. Ou então, se você deseja plantar uma horta em formato quadrado em seu quintal, saber a área do quadrado irá permitir que você determine a quantidade de sementes ou mudas a comprar.
Esse projeto interdisciplinar, que se enquadrará nas disciplinas de Matemática e Artes, tem como objetivo aprofundar a sua compreensão sobre a área do quadrado, aplicando os conceitos teóricos aprendidos de forma prática e criativa. Assim, espera-se que você seja capaz de integrar o conhecimento teórico com a experiência prática, tornando-se mais confiante e preciso ao lidar com situações reais em que o cálculo da área do quadrado seja necessário.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Quadradinhos em Arte - Criando um Mosaico"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é aplicar os conhecimentos teóricos de cálculo da área do quadrado, através da criação de um mosaico artístico, onde os conceitos de area do quadrado serão aplicados.
Descrição do Projeto
Os alunos, em grupos de 3 a 5, deverão utilizar quadrados de papel de diferentes tamanhos para criar um mosaico em um grande painel de papel kraft. Os alunos deverão calcular a área de cada quadrado de papel usado, bem como a área total do mosaico criado. Parte da atividade é planejar e executar a obra de arte, outra parte é documentar os cálculos e medidas utilizadas no processo.
Os alunos deverão projetar o mosaico de forma que utilizem pelo menos 4 (quatro) tamanhos diferentes de quadrados, calculando a área de cada um para determinar a quantidade necessária para cobrir o painel. Deverão usar técnicas de ladrilhamento para preencher todo o espaço do painel, criando um mosaico atraente e criativo.
Os alunos deverão documentar o processo criativo, os cálculos realizados e os conceitos matemáticos utilizados, além de refletir sobre as habilidades socioemocionais desenvolvidas durante o projeto.
A atividade demandará cerca de 12 a 15 horas para ser concluída, considerando o tempo para o planejamento do mosaico, execução, realização dos cálculos e redação do relatório.
Materiais Necessários
- Papel Kraft para o painel (1m x 1m)
- Papel colorido ou revistas para recortar quadrados
- Régua, tesoura e cola
- Lápis e calculadora
- Máquina fotográfica ou celular para documentar
Passo a Passo
- Organize o grupo e distribua as tarefas. Discuta ideias para o mosaico que vocês irão criar.
- Decidam juntos os tamanhos dos quadrados que serão usados. Lembrem-se: devem ser, no mínimo, 4 tamanhos diferentes.
- Calcule a área de cada quadrado que será usado.
- Determinem quantos quadrados de cada tamanho serão necessários para preencher toda a área do painel. Façam os cálculos e verifiquem se precisam ajustar alguma coisa.
- Com todos os cálculos feitos e material preparado, comecem a montagem do mosaico.
- Documentem todo o processo com fotos e anotações.
- Ao finalizar o mosaico, façam uma revisão de todos os cálculos e confiram se a área do painel foi totalmente preenchida.
- Façam uma reflexão sobre o processo todo: do planejamento à execução. O que aprenderam com essa experiência?
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:
- O Mosaico Finalizado: O painel deverá ser apresentado juntamente com uma explicação oral sobre o processo criativo e os cálculos realizados.
- Relatório Escrito: O relatório deverá ser redigido de acordo com as orientações dadas anteriormente (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia). Este relatório deverá detalhar todo o processo, desde o planejamento, passando pelos cálculos e execução, até a conclusão do projeto. As fotos documentando o processo deverão ser inseridas no relatório.
- Apresentação Oral: Cada grupo deverá fazer uma apresentação do trabalho para a turma, explicando o processo criativo, os cálculos envolvidos e as conclusões alcançadas.
Na categoria "Desenvolvimento" do relatório, os alunos deverão descrever minuciosamente todas as etapas do projeto, desde a fase de planejamento até a realização e conclusão da obra de arte. Os cálculos matemáticos deverão ser apresentados e explicados detalhadamente, assim como deverão apresentar a relação desses cálculos com os conceitos teóricos estudados em sala de aula.
O uso de fotos e desenhos é fortemente encorajado para tornar a explicação mais clara e visualmente atraente. Além disso, eles devem discutir os erros e acertos, os desafios encontrados e como foram superados, e as habilidades de trabalho em equipe desenvolvidas durante o projeto.
Lembre-se: este é um projeto prático, mas a redação do relatório é igualmente importante. Ele deve ser claro, preciso e abrangente, refletindo o trabalho duro que você colocou em todas as partes do projeto.