Entrar

Projeto: Construindo textos literários: Uma viagem de Verso à Prosa

Português

Original Teachy

'EM13LGG201'

Verso e Prosa: Construção de um Texto Literário

Contextualização

A literatura é uma paleta ampla de sentimentos, histórias e reflexões contidas em textos literários, que podem ser expressos através de dois formatos principais: a prosa e o verso. Enquanto a prosa é um formato mais fluido e direto, a prosa é caracterizada pelos seus ritmos, métricas e rimas.

A compreensão desses dois formatos é essencial para entender, interpretar e apreciar totalmente uma obra literária. Entender as possibilidades de construção de um texto literário através do verso e da prosa pode ampliar nossa visão de mundo e aprimorar nossa habilidade de expressão.

Importância do verso e da prosa

A capacidade de entender e utilizar efetivamente o verso e a prosa é uma habilidade inestimável na expressão de ideias, emoções e histórias. A literatura não apenas nos proporciona prazer e entretenimento, mas também pode ser usada como uma ferramenta poderosa para provocar o pensamento crítico, o questionamento de normas sociais e a exploração de possibilidades além de nosso próprio contexto pessoal.

Verso e prosa são mais do que apenas formas literárias; eles são veículos de comunicação e de expressão humana. Ao aprender a utilizá-los eficazmente, estamos não só ampliando nossas habilidades linguísticas, mas também desenvolvendo nossa capacidade de compreender e ser compreendido.

Atividade Prática

Título da Atividade: Construindo textos literários: Uma viagem de Verso à Prosa

Objetivo do Projeto

Desenvolver a compreensão dos alunos sobre as estruturas e características do verso e da prosa e aprimorar suas habilidades de escrita e análise literária. Além disso, estimular a colaboração e a criatividade através da composição coletiva de um trabalho literário.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5. Os grupos terão a tarefa de criar uma história, poema ou qualquer outra forma literária, que deverá ser apresentada tanto em prosa quanto em verso. Cada grupo terá liberdade para escolher o tema, o gênero literário e o estilo de sua obra.

O trabalho deverá ser dividido em duas partes. Na primeira parte, os alunos irão desenvolver a história em prosa e, na segunda parte, irão recriá-la em forma de verso. O objetivo é que os alunos compreendam como a mensagem e a expressividade podem ser alteradas quando mudamos de um formato literário para o outro.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para anotações e rascunhos
  • Computador ou dispositivo móvel com acesso à internet para pesquisa e redação final
  • Livros e/ou recursos online sobre versificação, prosa e composição literária

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos e escolha do tema e gênero literário
  2. Pesquisa e estudo da teoria e características dos formatos de prosa e verso
  3. Brainstorming e rascunho da obra em prosa
  4. Revisão e aprimoramento do texto em prosa
  5. Transcrição da história em forma de verso
  6. Revisão, aprimoramento e ritmização do texto em verso
  7. Preparação do relatório final

Entregas do Projeto

A entrega final do projeto inclui:

  1. Texto literário - A obra em prosa e em verso, digitada ou escrita de maneira legível. Este é o resultado final do esforço criativo dos alunos e representa seu entendimento dos formatos de prosa e verso.

  2. Relatório do Projeto - O relatório deve ser dividido em quatro seções principais:

    • Introdução: Aqui, os alunos devem contextualizar o tema, explicar o motivo da escolha do gênero literário e do tema escolhido e apontar a relevância de aprender sobre verso e prosa.

    • Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem apresentar a teoria que aprenderam sobre verso e prosa e descrever detalhadamente como utilizaram essa teoria para criar seu texto literário. Eles devem discutir as principais diferenças entre as duas formas literárias e refletir sobre como a transição de uma forma para a outra afetou a expressão da história.

    • Conclusões: Aqui, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, os desafios que enfrentaram e como superaram esses desafios. Eles devem destacar o que aprenderam sobre verso, prosa e criação de histórias.

    • Bibliografia: Os alunos devem listar todos os recursos (livros, sites, vídeos) que utilizaram para aprender e se inspirar durante o projeto.

  3. Apresentação de cinco minutos - Cada grupo fará uma apresentação oral de cinco minutos, compartilhando seu trabalho com a turma e discutindo as descobertas, desafios e aprendizados do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies