Entrar

Projeto: Construindo textos literários: Uma viagem de Verso à Prosa

Português

Original Teachy

'EM13LGG201'

Verso e Prosa: Construção de um Texto Literário

Contextualização

A literatura é uma paleta ampla de sentimentos, histórias e reflexões contidas em textos literários, que podem ser expressos através de dois formatos principais: a prosa e o verso. Enquanto a prosa é um formato mais fluido e direto, a prosa é caracterizada pelos seus ritmos, métricas e rimas.

A compreensão desses dois formatos é essencial para entender, interpretar e apreciar totalmente uma obra literária. Entender as possibilidades de construção de um texto literário através do verso e da prosa pode ampliar nossa visão de mundo e aprimorar nossa habilidade de expressão.

Importância do verso e da prosa

A capacidade de entender e utilizar efetivamente o verso e a prosa é uma habilidade inestimável na expressão de ideias, emoções e histórias. A literatura não apenas nos proporciona prazer e entretenimento, mas também pode ser usada como uma ferramenta poderosa para provocar o pensamento crítico, o questionamento de normas sociais e a exploração de possibilidades além de nosso próprio contexto pessoal.

Verso e prosa são mais do que apenas formas literárias; eles são veículos de comunicação e de expressão humana. Ao aprender a utilizá-los eficazmente, estamos não só ampliando nossas habilidades linguísticas, mas também desenvolvendo nossa capacidade de compreender e ser compreendido.

Atividade Prática

Título da Atividade: Construindo textos literários: Uma viagem de Verso à Prosa

Objetivo do Projeto

Desenvolver a compreensão dos alunos sobre as estruturas e características do verso e da prosa e aprimorar suas habilidades de escrita e análise literária. Além disso, estimular a colaboração e a criatividade através da composição coletiva de um trabalho literário.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5. Os grupos terão a tarefa de criar uma história, poema ou qualquer outra forma literária, que deverá ser apresentada tanto em prosa quanto em verso. Cada grupo terá liberdade para escolher o tema, o gênero literário e o estilo de sua obra.

O trabalho deverá ser dividido em duas partes. Na primeira parte, os alunos irão desenvolver a história em prosa e, na segunda parte, irão recriá-la em forma de verso. O objetivo é que os alunos compreendam como a mensagem e a expressividade podem ser alteradas quando mudamos de um formato literário para o outro.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para anotações e rascunhos
  • Computador ou dispositivo móvel com acesso à internet para pesquisa e redação final
  • Livros e/ou recursos online sobre versificação, prosa e composição literária

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos e escolha do tema e gênero literário
  2. Pesquisa e estudo da teoria e características dos formatos de prosa e verso
  3. Brainstorming e rascunho da obra em prosa
  4. Revisão e aprimoramento do texto em prosa
  5. Transcrição da história em forma de verso
  6. Revisão, aprimoramento e ritmização do texto em verso
  7. Preparação do relatório final

Entregas do Projeto

A entrega final do projeto inclui:

  1. Texto literário - A obra em prosa e em verso, digitada ou escrita de maneira legível. Este é o resultado final do esforço criativo dos alunos e representa seu entendimento dos formatos de prosa e verso.

  2. Relatório do Projeto - O relatório deve ser dividido em quatro seções principais:

    • Introdução: Aqui, os alunos devem contextualizar o tema, explicar o motivo da escolha do gênero literário e do tema escolhido e apontar a relevância de aprender sobre verso e prosa.

    • Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem apresentar a teoria que aprenderam sobre verso e prosa e descrever detalhadamente como utilizaram essa teoria para criar seu texto literário. Eles devem discutir as principais diferenças entre as duas formas literárias e refletir sobre como a transição de uma forma para a outra afetou a expressão da história.

    • Conclusões: Aqui, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, os desafios que enfrentaram e como superaram esses desafios. Eles devem destacar o que aprenderam sobre verso, prosa e criação de histórias.

    • Bibliografia: Os alunos devem listar todos os recursos (livros, sites, vídeos) que utilizaram para aprender e se inspirar durante o projeto.

  3. Apresentação de cinco minutos - Cada grupo fará uma apresentação oral de cinco minutos, compartilhando seu trabalho com a turma e discutindo as descobertas, desafios e aprendizados do projeto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies