Contextualização
A literatura é uma paleta ampla de sentimentos, histórias e reflexões contidas em textos literários, que podem ser expressos através de dois formatos principais: a prosa e o verso. Enquanto a prosa é um formato mais fluido e direto, a prosa é caracterizada pelos seus ritmos, métricas e rimas.
A compreensão desses dois formatos é essencial para entender, interpretar e apreciar totalmente uma obra literária. Entender as possibilidades de construção de um texto literário através do verso e da prosa pode ampliar nossa visão de mundo e aprimorar nossa habilidade de expressão.
Importância do verso e da prosa
A capacidade de entender e utilizar efetivamente o verso e a prosa é uma habilidade inestimável na expressão de ideias, emoções e histórias. A literatura não apenas nos proporciona prazer e entretenimento, mas também pode ser usada como uma ferramenta poderosa para provocar o pensamento crítico, o questionamento de normas sociais e a exploração de possibilidades além de nosso próprio contexto pessoal.
Verso e prosa são mais do que apenas formas literárias; eles são veículos de comunicação e de expressão humana. Ao aprender a utilizá-los eficazmente, estamos não só ampliando nossas habilidades linguísticas, mas também desenvolvendo nossa capacidade de compreender e ser compreendido.
Atividade Prática
Título da Atividade: Construindo textos literários: Uma viagem de Verso à Prosa
Objetivo do Projeto
Desenvolver a compreensão dos alunos sobre as estruturas e características do verso e da prosa e aprimorar suas habilidades de escrita e análise literária. Além disso, estimular a colaboração e a criatividade através da composição coletiva de um trabalho literário.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5. Os grupos terão a tarefa de criar uma história, poema ou qualquer outra forma literária, que deverá ser apresentada tanto em prosa quanto em verso. Cada grupo terá liberdade para escolher o tema, o gênero literário e o estilo de sua obra.
O trabalho deverá ser dividido em duas partes. Na primeira parte, os alunos irão desenvolver a história em prosa e, na segunda parte, irão recriá-la em forma de verso. O objetivo é que os alunos compreendam como a mensagem e a expressividade podem ser alteradas quando mudamos de um formato literário para o outro.
Materiais Necessários
- Papel e caneta para anotações e rascunhos
- Computador ou dispositivo móvel com acesso à internet para pesquisa e redação final
- Livros e/ou recursos online sobre versificação, prosa e composição literária
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Formação dos grupos e escolha do tema e gênero literário
- Pesquisa e estudo da teoria e características dos formatos de prosa e verso
- Brainstorming e rascunho da obra em prosa
- Revisão e aprimoramento do texto em prosa
- Transcrição da história em forma de verso
- Revisão, aprimoramento e ritmização do texto em verso
- Preparação do relatório final
Entregas do Projeto
A entrega final do projeto inclui:
-
Texto literário - A obra em prosa e em verso, digitada ou escrita de maneira legível. Este é o resultado final do esforço criativo dos alunos e representa seu entendimento dos formatos de prosa e verso.
-
Relatório do Projeto - O relatório deve ser dividido em quatro seções principais:
-
Introdução: Aqui, os alunos devem contextualizar o tema, explicar o motivo da escolha do gênero literário e do tema escolhido e apontar a relevância de aprender sobre verso e prosa.
-
Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem apresentar a teoria que aprenderam sobre verso e prosa e descrever detalhadamente como utilizaram essa teoria para criar seu texto literário. Eles devem discutir as principais diferenças entre as duas formas literárias e refletir sobre como a transição de uma forma para a outra afetou a expressão da história.
-
Conclusões: Aqui, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, os desafios que enfrentaram e como superaram esses desafios. Eles devem destacar o que aprenderam sobre verso, prosa e criação de histórias.
-
Bibliografia: Os alunos devem listar todos os recursos (livros, sites, vídeos) que utilizaram para aprender e se inspirar durante o projeto.
-
-
Apresentação de cinco minutos - Cada grupo fará uma apresentação oral de cinco minutos, compartilhando seu trabalho com a turma e discutindo as descobertas, desafios e aprendizados do projeto.