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Projeto: Desvendando a Ortografia: Uma Jornada Interdisciplinar

Português

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Ortografia

Contextualização

A ortografia é uma das partes mais infames e desafiantes da língua portuguesa. Trata-se de um sistema que estabelece as formas corretas de escrita das palavras em nossa língua. Embora pareça simples, muitos a consideram intimidadora por conta das numerosas regras e exceções, o que a torna um tópico importante e relevante para o 1º ano do Ensino Médio. Na verdade, a ortografia, quando bem compreendida, pode se tornar uma ferramenta poderosa para melhorar a compreensão da leitura e a fluência da escrita.

Para muitos de nós, a ortografia é, muitas vezes, um obstáculo para nos expressarmos de maneira eficiente e confiante. No entanto, é essencial em nosso cotidiano para uma comunicação escrita bem-sucedida quer seja por meio de e-mails, relatórios, propostas, projetos e até mesmo em mensagens de texto nas redes sociais. Além disso, em um contexto mais amplo, uma boa ortografia é uma habilidade essencial em muitas profissões, especialmente aquelas que envolvem escrita e comunicação.

Conceitos Chave

Nesse projeto, vamos nos concentrar em quatro conceitos principais relacionados à ortografia:

  1. Acentuação gráfica: regras de acentuação que ajudam a determinar a correta pronúncia das palavras.
  2. Uso do hífen: quando e como usar o hífen em palavras compostas e derivadas.
  3. Uso das letras: a correta utilização das letras, especialmente aquelas que podem ser confusas como s/c/z, g/j, x/ch, entre outras.
  4. Emprego de palavras homônimas, parônimas, sinônimas, antônimas: entendendo as diferenças e semelhanças entre essas palavras e a correta aplicação em diferentes contextos.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Desvendando a Ortografia: Uma Jornada Interdisciplinar"

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades ortográficas por meio da execução de um projeto desafiador e envolvente que requere colaboração, pesquisa, criatividade e aplicação prática do conhecimento.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos irão criar um Jornal Ortográfico contendo seções dedicadas aos quatro conceitos principais mencionados anteriormente: acentuação gráfica, uso do hífen, uso das letras e emprego de palavras homônimas, parônimas, sinônimas e antônimas.

Cada seção do jornal deve incluir:

  1. Resumo teórico: Um resumo sucinto e claro das regras ortográficas relevantes para a seção.
  2. Atividade prática: Um jogo, quiz ou outra atividade lúdica que permita a prática e a compreensão das regras.
  3. Criação de texto: Um texto curto (conto, poema, crítica, resenha, etc.) que incorpore a aplicação das regras ortográficas.
  4. Arte: cada seção deve conter uma ilustração ou infográfico, elaborado pelos alunos, que represente visualmente o conceito em questão.

Além das seções mencionadas acima, o Jornal Ortográfico deve ter uma seção de editorial. Aqui, os alunos irão se desafiar a criar um texto coeso, com uma mensagem forte, que articule e sintetize como eles compreenderam e internalizaram os conceitos abordados no projeto.

Para incorporar uma segunda disciplina, o projeto terá uma conexão com a disciplina de História. Os alunos devem buscar na História do Brasil momentos em que a escrita e a linguagem tiveram papel importante, e relacionar com a ortografia. Isso pode ser feito por meio de matérias no jornal, como narrativas históricas ou análise de documentos antigos.

Materiais Necessários:

  1. Livros e/ou recursos online para pesquisa sobre os conceitos chave.
  2. Papel, lápis e material de desenho para a criação do Jornal Ortográfico.
  3. Computador e software de layout gráfico (opcional).
  4. Livros de histórias do Brasil.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Formação dos grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas.
  2. Distribuição dos tópicos: Cada grupo receberá dois tópicos dos conceitos chave para serem responsáveis.
  3. Pesquisa e discussão: Os alunos devem realizar pesquisas, discutir e compreender seus tópicos designados.
  4. Criação do conteúdo da seção: Cada grupo deve criar o conteúdo para suas respectivas seções do Jornal Ortográfico.
  5. Conexão com a História: Incluir no jornal algum episódio da História do Brasil que tenha relação com a ortografia.
  6. Revisão e design: Os grupos devem revisar seus trabalhos, fazer correções e preparar o layout do jornal.
  7. Apresentação: Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a classe, explicando o conteúdo e as atividades propostas em suas seções do jornal.
  8. Avaliação: Os alunos devem avaliar o trabalho dos outros grupos, com base em critérios estabelecidos pelo professor. Isso incentiva a leitura crítica e o feedback construtivo.
  9. Elaboração do relatório: Por fim, cada grupo deve redigir um relatório detalhado sobre o projeto, contemplando os quatro tópicos principais, conforme descrito na introdução deste briefing.

Ao final do projeto, os alunos serão capazes de compreender melhor os conceitos-chave de ortografia, ao mesmo tempo em que, ao redigirem o relatório, aplicarão o aprendizado de maneira prática e reflexiva. O relatório deverá ser um documento escrito que complementará o Jornal Ortográfico, explicando com detalhes o processo criativo, a pesquisa realizada, as discussões em grupo e as conclusões obtidas pelo grupo.

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