Entrar

Projeto: Explorando os Gêneros Textuais

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Gêneros Textuais

Contextualização

Os gêneros textuais são uma parte vital do nosso cotidiano, seja na literatura, na comunicação interpessoal ou em espaços digitais. Cada gênero textual possui suas características próprias e serve a um propósito específico na comunicação. Os gêneros textuais podem ser cartas, e-mails, resenhas críticas, notícias de jornal, poemas, etc. Cada um desses gêneros tem uma estrutura específica e serve a um propósito comunicativo particular.

A habilidade de reconhecer e usar adequadamente os diferentes gêneros textuais é fundamental para a compreensão, produção e interpretação efetiva de textos no nosso dia a dia. É importante não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a participação nos diversos espaços discursivos da nossa sociedade.

No mundo atual, dominado pela informação e pela comunicação, conhecer os gêneros textuais é fundamental. Todos nós nos deparamos continuamente com uma variedade de gêneros textuais em diferentes meios, desde livros e jornais até e-mails e mensagens de texto. Além disso, muitas profissões exigem a habilidade de produzir e compreender uma variedade de gêneros textuais. Portanto, entender os gêneros textuais é uma habilidade essencial no século 21.

Para mais informações sobre o tema, indicamos os seguintes recursos:

  1. Livro: "Gêneros textuais e ensino" de Rildo Cosson. Este livro oferece uma visão detalhada da teoria dos gêneros textuais e sua aplicação no ensino de língua portuguesa.
  2. Site Mundo Educação: Contém uma série de artigos dedicados ao estudo de diversos gêneros textuais, com exemplos e exercícios.
  3. Palestra no YouTube "Gêneros Textuais" com o Prof. Pasquale Cipro Neto: Uma ótima introdução visual sobre gêneros textuais com um dos mais respeitados professores de língua portuguesa do Brasil.

Atividade Prática: "Explorando os Gêneros Textuais"

Objetivo do Projeto

O projeto visa engajar os alunos na prática da análise e produção de diferentes gêneros textuais, através da criação de uma revista digital que contemple alguns desses gêneros.

Descrição do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 integrantes, serão responsáveis por criar uma revista digital, selecionando e produzindo textos de três diferentes gêneros: notícia, poema e resenha crítica. Além disso, eles irão realizar um pequeno estudo teórico de cada gênero escolhido, explicando suas características principais e identificando-as nos textos produzidos.

Materiais Necessários

  • Livros, artigos, sites e demais recursos para pesquisa sobre gêneros textuais.
  • Computadores com acesso à internet para a produção da revista digital.

Passo a Passo do Projeto

  1. Pesquisa Teórica: Os alunos devem inicialmente realizar uma pesquisa teórica sobre os gêneros textuais selecionados para a revista digital, procurando entender suas características, propósitos e estruturas.
  2. Produção de Textos: Em seguida, cada aluno do grupo deverá produzir um texto de cada gênero pesquisado, totalizando três textos por aluno. Os melhores textos de cada grupo serão selecionados para compor a revista.
  3. Criação da Revista Digital: Utilizando ferramentas digitais (pode ser uma apresentação do PowerPoint, Google Slides, Prezi, ou plataforma específica para revistas digitais), os alunos irão montar sua revista, incluindo os textos selecionados e uma explicação teórica de cada gênero textual empregado.
  4. Revisão e Edição: Todos os integrantes do grupo deverão participar do processo de revisão e edição dos textos produzidos, garantindo que estejam de acordo com as características do gênero textual proposto.

Entregas do Projeto

Após a realização da parte prática do projeto, cada grupo deverá entregar dois produtos finais:

  1. Revista Digital: A revista digital criada pelo grupo, contendo os textos produzidos pelos alunos e as explicações teóricas sobre os gêneros textuais utilizados.
  2. Relatório de Projeto: Um documento escrito no formato de relatório, seguindo a estrutura: Introdução (contextualização do tema e objetivo do projeto), Desenvolvimento (explicação do processo de produção da revista, com ênfase nos gêneros textuais estudados e produzidos, a metodologia utilizada e as principais dificuldades e descobertas durante a atividade), Conclusões (retomada dos pontos principais e aprendizados obtidos) e Bibliografia (fontes usadas para auxiliar no projeto).

A produção do relatório é uma oportunidade para que os alunos evidenciem não apenas a teoria estudada, mas também suas experiências práticas no desenvolvimento dos gêneros textuais. Os relatórios serão avaliados em critérios como clareza, coerência, adequação ao tema, correta aplicação e explicação dos gêneros textuais e reflexão crítica sobre a experiência.

Conclusão e Critérios de Correção

Ao final das atividades, espera-se que os alunos tenham desenvolvido habilidades técnicas para a análise e produção de textos em diferentes gêneros. Além disso, a realização do projeto em grupo deve fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como gestão de tempo, comunicação, resolução de problemas e proatividade.

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Conteúdo: Adequação dos textos aos gêneros propostos; clareza, coerência e originalidade dos textos produzidos; qualidade das explicações teóricas sobre os gêneros textuais.
  • Apresentação da Revista Digital: Qualidade das imagens, layout, organização e estética da revista digital.
  • Relatório de Projeto: Qualidade da explicação do projeto, reflexões apresentadas, organização do relatório e adequação à estrutura proposta (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia).
  • Participação e Cooperação no Grupo: Participação ativa em todas as etapas do projeto, cooperação com os colegas e contribuição para o trabalho em grupo.

Lembre-se: o mais importante é o processo de aprendizado e desenvolvimento que esse projeto proporcionará. Aproveite a jornada!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies