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Projeto: Jogo das Palavras: Vogais, Semivogais e Consoantes

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Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Vogal, Consoante e Semivogal

Contextualização

No mundo das palavras, vogais, semivogais e consoantes são partes fundamentais que formam o DNA de nossa comunicação verbal e escrita. São a partir desses elementos que construímos palavras e, consequentemente, orações, textos, mensagens e todo tipo de conteúdo comunicacional.

Vogais, Semivogais e Consoantes: O que são?

As vogais são os sons vocálicos proferidos sem qualquer obstáculo à passagem do fluxo de ar que sai dos pulmões. São elas: a, e, i, o, u. As semivogais, por sua vez, são os sons intermediários entre as vogais e as consoantes, sendo representadas pelas letras i e u quando aparecem em algumas sílabas. E as consoantes são os sons emitidos a partir de algum obstáculo à passagem do fluxo de ar, representadas pelas demais letras do alfabeto: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z.

A Importância deste Conhecimento

Compreender esses conceitos é fundamental para decifrar a estrutura das palavras no Português, permitindo uma melhor articulação, pronúncia, grafia das palavras e uma compreensão mais aprofundada das regras gramaticais. Além disso, essa compreensão pode engrandecer o domínio na escrita e na construção de textos mais estruturados e coerentes.

Para aprofundar a compreensão desses conceitos, recomendamos os seguintes recursos:

  1. Vogais e Consoantes - YouTube: Este vídeo descreve de forma lúdica e interativa o conceito e a identificação de vogais e consoantes.

  2. A diferença entre vogais e semivogais - Como aprender Português: Este blog traz uma explanação detalhada sobre a diferença entre vogais e semivogais.

  3. Consoantes, vogais e semivogais - Infoescola: Este artigo do InfoEscola aborda a teoria por trás das consoantes, vogais e semivogais.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Jogo das Palavras: Vogais, Semivogais e Consoantes"

Objetivo do Projeto:

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do ensino médio a possibilidade de explorar e entender de forma lúdica e engajante o conceito e diferenciação entre vogais, semivogais e consoantes.

Descrição detalhada do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo terá como tarefa construir um jogo físico ou digital (dependendo das habilidades e recursos dos alunos) no qual os jogadores devem identificar corretamente as vogais, semivogais e consoantes nas palavras.

Os jogos criados pelos alunos podem ser na forma de jogo da memória, jogo de tabuleiro, jogo eletrônico, entre outros. A grande ideia é que, ao jogar, os participantes precisem identificar as vogais, semivogais e consoantes presentes nas palavras.

Materiais necessários:

  1. Papel cartão, canetas, marcadores coloridos, fotos, imagens etc. (para a versão física do jogo)
  2. Softwares de criação de jogos, como Scratch, se optarem pela versão digital do jogo.

Passo a passo detalhado:

  1. Forme os grupos e defina quais serão os participantes de cada um.
  2. Cada grupo deve pesquisar e decidir qual tipo de jogo deseja criar, com base no conhecimento e habilidades dos membros.
  3. O grupo desenha e discute o conceito do jogo, incluindo as regras, o design e como as vogais, semivogais e consoantes serão integradas ao jogo.
  4. Depois de decidir sobre a concepção do jogo, os alunos devem desenvolver o jogo, seja a versão física ou digital.
  5. Depois que o jogo estiver pronto, cada grupo deve testá-lo para certificar-se de que está funcionando corretamente e ajustar qualquer problema que possa surgir.
  6. Por fim, cada grupo apresentará seu jogo à turma, explicando como ele funciona e como os conceitos de vogais, semivogais e consoantes estão integrados ao jogo.

Entregáveis do Projeto:

Cada grupo produzirá um relatório, que deverá conter:

  1. Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real e os objetivos da atividade.
  2. Desenvolvimento: Teoria sobre vogais, semivogais e consoantes e como esses conceitos foram aplicados na prática. Detalhes de como o jogo foi criado, que tipo de jogo foi escolhido, como as regras foram estabelecidas e como o jogo foi testado. Além disso, cada grupo deve apresentar e discutir os resultados obtidos.
  3. Conclusão: Os pontos principais da atividade, os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: As fontes de referência utilizadas para a elaboração do projeto, sejam livros, páginas da web, vídeos, etc.

Cada grupo também apresentará o jogo criado perante a turma e entregará a versão final do jogo para a avaliação.


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