Entrar

Projeto: O Desafio do Trema

Português

Original Teachy

Trema

Contextualização

O trema, também conhecido como diérese, era um sinal gráfico utilizado na língua portuguesa para indicar que a vogal "u" deveria ser pronunciada nos grupos "gue", "gui", "que" e "qui". Em 2009, no entanto, o acordo ortográfico acabou com o uso do trema no português, exceto em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

Apesar da extinção na norma culta da língua portuguesa, o trema ainda é utilizado em muitos outros idiomas, como o alemão e o turco. Além disso, há palavras na língua portuguesa que mantêm sua grafia com trema para preservar a origem estrangeira, como "Müller".

A língua portuguesa é cheia de regras e exceções. Apesar de o trema ter sido extinto na maioria das palavras da nossa língua, é importante conhecer essa regra e suas exceções para uma maior compreensão da evolução da língua portuguesa e para o desenvolvimento de uma escrita mais rica e complexa.

Introdução

Nesse projeto vamos explorar o uso do trema em palavras e nomes próprios estrangeiros e suas derivações na língua portuguesa. Será um trabalho de pesquisa e de redação que irá requerer esforço individual e colaborativo, e garantirá maior entendimento sobre as nuances da língua portuguesa.

O entendimento das regras e exceções do português é essencial para uma comunicação eficiente e eficaz. As regras linguísticas são as ferramentas que temos para expressar nossos pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades de maneira clara e precisa para evitar mal-entendidos e garantir que nossa mensagem seja compreendida.

Atividade Prática: "O Desafio do Trema"

Objetivo do Projeto

Investigar o uso do trema em nomes próprios estrangeiros e suas derivações na língua portuguesa. Aprender mais sobre as regras gramaticais, a evolução do idioma e a influência de outras línguas no português.

Descrição do Projeto

Os grupos, formados por 3 a 5 membros, terão que pesquisar palavras que utilizam o trema em português, focando em nomes próprios estrangeiros e suas derivações. Após a pesquisa, eles deverão criar uma "revista digital" bem ilustrada e informativa, abordando a história do trema, seu uso correto e exemplos dessas palavras.

Materiais Necessários

  • Computador ou smartphone com acesso à internet.
  • Ferramentas de edição digital, como Google Slides, Padlet, Canva, etc.

Passo a Passo do Projeto

  1. Formem os grupos de acordo com as orientações do professor.
  2. Realizem uma pesquisa online sobre o uso do trema em nomes próprios estrangeiros e suas derivações na língua portuguesa. Utilizem os recursos sugeridos e outros que acharem relevantes.
  3. Façam um levantamento das palavras encontradas e documentem o significado de cada uma delas, sua origem e a pronúncia correta.
  4. Escolham uma ferramenta digital de edição para criar a revista. Ela deverá conter um breve histórico do trema, explicação sobre seu uso, lista de palavras encontradas na pesquisa com respectivos significados, origens e pronúncias.
  5. Organizem as informações de maneira clara e atrativa. Lembrem-se: a revista será compartilhada com os demais colegas, então façam dela um material interessante e educativo.
  6. Revise o trabalho, verificando se todas as informações estão corretas e se a revista está visualmente agradável.
  7. Ao terminar a revista, cada grupo deve preparar uma apresentação de 10 minutos para mostrar o resultado da pesquisa e discutir a importância do tema.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os grupos entregarão:

  • A revista digital, que será avaliada quanto à qualidade das informações, organização das ideias, criatividade e apresentação visual.
  • Um relatório com os seguintes pontos:
    1. Introdução: Contextualize o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
    2. Desenvolvimento: Explique a teoria sobre o uso do trema, descreva a atividade realizada em detalhes, indique a metodologia de pesquisa utilizada e apresente e discuta os resultados obtidos.
    3. Conclusão: Faça uma avaliação do trabalho realizado, retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    4. Bibliografia: Indique as fontes utilizadas para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
  • Uma apresentação oral de 10 minutos sobre a pesquisa e a revista produzida. A apresentação será avaliada quanto à clareza, assertividade, domínio do tema e habilidades de comunicação.

Os alunos deverão se dedicar de duas a quatro horas cada um para a realização deste projeto, que terá o prazo de uma semana para ser entregue.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies