Contextualização
A leitura e produção de textos é uma habilidade fundamental em todas as disciplinas e ao longo da vida. Nós lemos e escrevemos para entender o mundo, comunicar nossos pensamentos e emoções, expressar nossa criatividade, e desenvolver nossos conhecimentos.
Em nosso mundo moderno e cada vez mais digital, saber ler e escrever é uma habilidade indispensável. Livros, jornais, revistas, emails, mensagens instantâneas, redes sociais, blogs e muitos outros meios de comunicação requerem que sejamos proficientes em leitura e escrita.
Os Conceitos Chave
A leitura é muito mais do que decifrar o código escrito - é interpretar e fazer sentido do que é lido. Isso requer habilidades de pensamento crítico e atenção aos detalhes. Além disso, é imprescindível entender o contexto em que um texto é escrito, pois ele pode mudar completamente o sentido do que está sendo comunicado.
A produção de texto, por sua vez, é uma tarefa que demanda planejamento e organização de ideias. Além disso, é preciso saber idioma corretamente, tanto na gramática quanto na ortografia, e ter uma boa noção de como estruturar um texto, seja ele uma narração, uma dissertação ou uma descrição.
Nesse projeto, iremos desenvolver os conceitos de leitura e escrita, analisaremos diferentes tipos de textos e iremos nos aprofundar na arte da argumentação e da narrativa. Além disso, iremos trabalhar de forma integrada com a disciplina de História, para ampliar nossa compreensão de como o contexto social e histórico influencia na leitura e na escrita.
Atividade Prática: "Textos além das Palavras"
Objetivo do Projeto
Desenvolver nas equipes de 3 a 5 alunos, a capacidade de ler, interpretar e produzir textos de forma crítica e autônoma, percebendo a relação entre o contexto histórico e o sentido do texto. Além disso, os estudantes aprenderão a trabalhar em grupo, aprimorando habilidades de comunicação, resolução de problemas e gestão de tempo.
Descrição do Projeto
Cada equipe será responsável por selecionar um texto, de livre escolha, que tenha sido produzido em um momento histórico específico. Este texto pode ser um poema, uma carta, uma crônica, um discurso, um artigo de jornal, entre outros, e deve ter sido escrito há pelo menos 50 anos.
O objetivo será, primeiramente, realizar uma leitura crítica deste texto, interpretando o seu conteúdo e relacionando-o com o contexto histórico em que foi produzido. Posteriormente, a equipe deverá reescrever este texto, adaptando-o para a atualidade, levando em conta as mudanças sociais, tecnológicas, e culturais.
Além de demonstrar compreensão do texto e do contexto histórico, a reescrita deve manter a estrutura e o propósito discursivo do texto original.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa;
- Livros de história e/ou literatura relevantes para a pesquisa;
- Material para escrita (computador, papel e caneta, etc).
Passo a Passo Detalhado
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Seleção do texto: Cada grupo deve escolher um texto produzido há pelo menos 50 anos, de qualquer gênero textual, para ser o objeto de estudo.
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Pesquisa histórica: Após a escolha do texto, cada grupo deverá pesquisar sobre o contexto histórico em que o texto foi produzido. Essa pesquisa deve incluir o autor, as circunstâncias da escrita do texto, e as principais características históricas, sociais e culturais da época.
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Leitura crítica e interpretação: Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá fazer uma leitura crítica do texto escolhido, relacionando-o com o contexto histórico e interpretando seu conteúdo.
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Reescrita do texto: Em seguida, cumprindo o propósito discursivo do texto original, os alunos irão reescrever o texto adaptando-o para a atualidade.
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Redação do Documento Escrito: Por fim, cada grupo deverá redigir um relatório, que deverá conter:
- Introdução: descrição do texto original, incluindo o autor, a data e o contexto de produção, bem como a justificativa para a escolha do texto.
- Desenvolvimento: análise interpretativa do texto, discussão sobre o processo de reescrita e o papel do contexto histórico na produção de sentido.
- Conclusão: reflexão sobre o que foi aprendido com o projeto, as dificuldades encontradas e como foram superadas, considerações sobre a importância da leitura e da escrita e a relação entre texto e contexto histórico.
- Bibliografia: lista de todas as fontes utilizadas para pesquisa e produção do trabalho.
Os trabalhos serão apresentados para a turma, onde todos terão a oportunidade de apreciar as releituras e discussões geradas pelos grupos.