Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Simulação de Emergência: Tratando de uma Reação Alérgica Grave

Avatar padrão

Lara da Teachy


Primeiros socorros

Original Teachy

Tratamento de Reações Alérgicas Graves

Contextualização

Reações alérgicas graves, também conhecidas como anafilaxia, são um cenário de emergência médica que exige uma rápida e precisa intervenção. A anafilaxia é uma reação alérgica sistêmica que pode ser fatal se não tratada prontamente e corretamente. Causada pelo contato com um alérgeno específico, que pode ser desde um alimento, medicamento, picadas de insetos ou látex, elas podem levar a diversos sintomas que variam desde uma erupção cutânea, até dificuldade respiratória e perda de consciência.

A anafilaxia é um tema que deve ser tratado com extrema seriedade em cursos de primeiros socorros, visto que qualquer pessoa pode sofrer essa reação, inclusive crianças. Portanto, é crucial que todos aprendam a identificar os sinais e sintomas da anafilaxia e saibam como agir em caso de uma emergência. O objetivo deste projeto é ensinar as habilidades essenciais para lidar com essas situações, potencialmente salvando uma vida.

Hoje, em nossa sociedade, à medida que o número de pessoas alérgicas continua a crescer, a chance de encontrar alguém em anafilaxia é cada vez mais comum. Em qualquer lugar público, como escolas, parques, lojas e transportes públicos, os cidadãos precisam estar preparados para agir eficazmente em caso de uma reação alérgica grave. Além disso, muitos indivíduos com alergias severas dependem do conhecimento e da ação de outros para sobreviver a um episódio de anafilaxia.

Antes do início do projeto, recomendamos que você assista a vídeos de treinamento e leia material adicional (veja as Referências abaixo) sobre o reconhecimento e manuseio de reações alérgicas graves.

Para uma compreensão mais apropriada do tema, sugerimos também a revisão dos seguintes materiais:

  1. **[Allergy & Anaphylaxis Australia] É um site australiano que tem muitas informações, desde um cartão de referência rápida para anafilaxia até planos de ação para reações alérgicas.

  2. Anafilaxia: Conheça esta reação alérgica grave - Este é um artigo do [Hospital Israelita Albert Einstein] que esclarece o que é a anafilaxia, suas causas, sintomas e tratamento.

  3. Vídeos de treinamento sobre reações alérgicas e como usar uma EpiPen podem ser encontrados no [Canal do Youtube da EpiPen]

  4. Primeiros socorros para reações alérgicas graves (anafilaxia) - Artigo do [Mayo Clinic] que detalha os primeiros socorros que devem ser feitos em caso de anafilaxia.

Atividade Prática

Simulação de Emergência: Tratando de uma Reação Alérgica Grave

Objetivo do projeto: Colocar em prática as habilidades de primeiros socorros adquiridas em relação ao reconhecimento de sintomas e o tratamento de reações alérgicas graves através da simulação de uma situação de emergência.

Materiais Necessários

  • Cartões de sintomas: escreva vários sintomas de reações alérgicas graves em cartões individuais.
  • Falso EpiPen: você pode usar um EpiPen de treinamento ou até mesmo um marcador para representar o EpiPen.
  • Boneco de treinamento: para a prática de RCP.
  • Cronômetro: para monitorar o tempo de resposta.
  • Notas Adesivas: para afixar observações relevantes em um quadro de discussão.
  • Formulário de avaliação de performance: Para os alunos avaliarem a performance dos colegas.

Descrição do Projeto

Este projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos e deve ser completado dentro de 1 semana. O projeto consiste em uma simulação de situação de emergência onde uma pessoa está tendo uma reação alérgica grave. Cada membro do grupo assumirá um papel na situação de emergência, que será alternado para garantir que todos tenham a oportunidade de praticar.

Passo a passo

  1. Revisão dos Sintomas: Cada grupo receberá um conjunto de cartões de sintomas. Os alunos devem começar revisando os sintomas da anafilaxia e discutindo entre si para garantir que todos entendam completamente como identificar uma reação alérgica grave.

  2. Distribuição de Papéis: Em cada rodada da simulação, os alunos devem alternar papéis para que todos tenham a chance de atuar como a pessoa que responde à emergência. O outro(s) aluno(s) será(ão) o(s) observador(es) que fará(ão) uma avaliação de performance.

  3. Simulação: A simulação começará com um cenário sendo descrito pelos observadores e o "paciente" agindo de acordo. O estudante que está respondendo à emergência deve identificar rapidamente os sintomas de uma reação alérgica grave, chamar por ajuda (simulada), administrar a EpiPen de treinamento corretamente, iniciar a RCP no boneco de treinamento (se necessário), e continuar monitorando a "vítima".

  4. Monitoramento de Tempo: O tempo do início da simulação até a "administração" do EpiPen deve ser registrado. Este é um indicador do tempo de resposta e será avaliado como parte do projeto.

  5. Avaliação dos Colegas: Os observadores devem avaliar o desempenho do aluno que está respondendo à emergência usando um formulário de avaliação de performance. Eles também devem documentar observações relevantes em notas adesivas para serem anexadas ao quadro de discussão.

  6. Discussão em Grupo: Após cada simulação, haverá uma discussão em grupo onde os alunos podem discutir o que foi feito corretamente e o que poderia ser melhorado.

  7. Rotação de Papéis: Após a discussão, os papéis são alternados e a simulação é repetida até que todos no grupo tenham tido a chance de responder à emergência.

Entregáveis do projeto

  1. Relatório de Projeto: Cada grupo deve preparar um relatório detalhado sobre a experiência do projeto.
  • Introdução: Escreva sobre a importância da capacidade de responder às reações alérgicas graves e o objetivo desta atividade.
  • Desenvolvimento: Explique os passos que cada membro do grupo tomou durante a simulação da emergência. Discuta a teoria por trás do tratamento das reações alérgicas graves e como essa teoria se aplica à prática.
  • Resultados: Apresente o tempo de resposta registrado de cada membro do time durante a simulação e discuta quaisquer observações interessantes ou surpresas que surgiram durante a atividade.
  • Conclusão: Resuma os aprendizados principais que o grupo adquiriu através da atividade. Descreva a importância do trabalho em equipe no gerenciamento de uma reação alérgica grave e discuta as conclusões que foram retiradas da experiência.
  • Bibliografia: Liste todas as fontes usadas para o projeto, incluindo livros, páginas da web, vídeos e qualquer outro recurso que foi consultado.
  1. Formulário de Avaliação de Performance: Todo aluno deve anexar ao relatório o formulário de avaliação de performance preenchido que recebeu de seus pares durante a simulação.

Adaptar a teoria dos sinais e sintomas das reações alérgicas graves, o uso do EpiPen e as técnicas de primeiros socorros para uma situação real ajudará a consolidar as lições aprendidas e a aplicar esse conhecimento em uma situação de emergência real se necessário.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Default Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Simulação de Emergência Médica para Avaliação Primária e Secundária
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Projeto
"Salve Corações: Uma Simulação de Primeiros Socorros em Caso de Crise Cardíaca"
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Simulação de Primeiros Socorros em Ambientes Selvagens: Uma Abordagem Prática
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Simulação de Uma Situação de Emergência: RCP e Uso de DEA
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies