Contextualização
Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Compreender como lidar com um AVC é, portanto, uma habilidade vital que todos deveriam aprender, em especial aqueles envolvidos em áreas relativas à saúde ou ao cuidado de indivíduos.
O AVC ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, privando as células cerebrais de oxigênio e nutrientes. Em minutos, as células cerebrais começam a morrer, o que pode resultar em danos permanentes, incapacidade de longo prazo ou mesmo morte.
Introdução ao projeto
Entender como identificar um possível AVC e a melhor maneira de responder é o objetivo desse projeto. Realizando essa atividade, pretendemos fornecer aos alunos ferramentas valiosas para potencialmente salvar vidas. Trabalharemos a identificação dos sintomas de AVC, a aplicação do teste FAST (Face, Arm, Speech, Time) - uma forma prática de identificar sinais de AVC - e a comunicação e postura adequadas ao lidar com uma emergência deste tipo.
Materiais Complementares
- [Primeiros Socorros - AVC] Essa página da Cruz Vermelha Britânica oferece uma introdução didática e completa sobre os primeiros socorros em situações de AVC.
- [Curso Online de Primeiros Socorros - AVC] Este curso oferece informações mais detalhadas sobre reconhecimento e resposta a um AVC, é pago, mas oferece grande valor.
- [Aplicativos de Primeiros Socorros] A American Heart Association disponibiliza vários aplicativos mobile que contém informações sobre os primeiros socorros, inclusive um dedicado somente ao AVC.
Atividade Prática
Simulação de Primeiros Socorros em Caso de AVC
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é simular um cenário de emergência de AVC, permitindo que os alunos coloquem em prática as habilidades teóricas aprendidas. Os alunos deverão trabalhar em grupos de 3 a 5 e a atividade deverá demandar cerca de cinco a dez horas de trabalho por parte de cada aluno.
Materiais Necessários
- Uma área aberta ou espaço de simulação
- Equipamento de primeiros socorros
- Um celular (para simular chamada de emergência)
- Itens pessoais (para serem usados no contexto da simulação)
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos devem criar um cenário de um incidente de AVC, incluindo a identificação dos sintomas, a inicialização do protocolo FAST, a chamada de emergência e os primeiros socorros iniciais, se necessários.
Cada membro do grupo deve ter um papel designado: a vítima, a pessoa que reconhece o AVC e inicia o protocolo FAST, a pessoa que realiza a chamada de emergência, e as demais que assistem a vítima até a chegada do atendimento médico.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
Etapa 1: Planejamento
Cada grupo deve começar planejando a simulação. Isso deve incluir uma discussão sobre os sinais de AVC, o que precisa ser feito e a divisão de papeis. Também deve incluir uma descrição detalhada do cenário, explicando quando, onde e como o AVC acontece na simulação.
Etapa 2: Realização da Simulação
Com base no planejamento, os grupos devem realizar a simulação. Isso deve ser o mais realista possível, com os alunos demonstrando cuidadosamente cada passo do protocolo em resposta a um AVC.
Etapa 3: Avaliação e Reflexão
Após a conclusão da simulação, os alunos devem se reunir para discutir o que funcionou, o que poderia ser melhorado e o que aprenderam no processo.
Etapa 4: Redação do Documento Escrito
Cada grupo deverá produzir um documento que traga:
- Introdução: deve contextualizar o AVC, sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: deve explicar a teoria sobre o AVC e primeiros socorros, descrever a simulação em detalhes, os passos seguidos, explicar qual metodologia foi utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados da simulação.
- Conclusão: deve ressaltar os principais aprendizados, como cada membro da equipe contribuiu e qual a relevância deste entendimento no mundo real.
- Bibliografia: todos os recursos utilizados para a preparação da simulação devem ser listados aqui.
Entregas do Projeto
- Relatório escrito detalhando o processo e o resultado da simulação;
- Vídeo da simulação (opcional);
- Autoavaliação dos membros da equipe e feedbacks sobre a atividade.
Os documentos escritos devem ser entregues em um mês. O projeto é uma oportunidade para os alunos demonstrarem o conhecimento adquirido e aplicá-lo em uma situação simulada, ajudando efetivamente a prepará-los para casos reais.