Contextualização
O Suporte Básico de Vida e a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) são conjuntos de habilidades fundamentais e essenciais àqueles que desejam estar preparados para oferecer assistência durante situações de emergência. Esses procedimentos podem salvar inúmeras vidas, especialmente quando alguém sofre uma parada cardíaca ou respiratória.
A RCP é um procedimento de emergência que combina respiração boca a boca e compressões cardíacas. O objetivo é garantir a oxigenação do cérebro até que sejam realizados procedimentos avançados para restabelecer a circulação espontânea de sangue e a respiração em uma pessoa com parada cardíaca.
O suporte básico de vida (BLS, do inglês Basic Life Support) por sua vez, é uma medida de reanimação eficaz, o que certamente pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Este processo é o primeiro estágio de uma cadeia de sobrevivência e é aplicada antes do tratamento avançado de vida, que é fornecido por profissionais de saúde.
Importância do Suporte Básico de Vida e RCP
Os procedimentos de BLS e RCP são de extrema importância para manter a oxigenação do cérebro. No caso de parada cardiorrespiratória, cada minuto sem RCP reduz a probabilidade de sobrevivência em cerca de 10%, por isso, a iniciativa de alguém próxima à vítima pode mudar completamente o resultado final.
Além de aplicações de emergência imediatas, o entendimento dessas técnicas também se conecta madurasmente a uma série de carreiras - incluindo profissões médicas e paramédicas, carreiras na força policial, bombeiros, professores, treinadores esportivos, guarda-vidas e muitas outras.
Para entender mais sobre o tema e prepararem-se para a atividade prática, sugiro que os alunos assistam ao vídeo da American Heart Association, "Highlights of the 2020 American Heart Association's Guidelines for CPR and ECC" (Destaques das Diretrizes de 2020 da American Heart Association para CPR e ECC), disponível no YouTube, e leiam o artigo do British Heart Foundation, "How to do CPR" (Como fazer RCP), disponível on-line.
Entendam: Toda pessoa tem o poder de salvar uma vida. É este o conhecimento e a habilidade que iremos desenvolver através deste projeto.
Atividade Prática
Treinamento de Suporte Básico de Vida e RCP: Do aprendizado à prática
Objetivo do Projeto:
Compreender, praticar e demonstrar os procedimentos de Suporte Básico de Vida e RCP e ser capaz de aplicá-los em uma simulação de cenário de emergência.
Materiais Necessários:
- Boneco para treinamento de RCP com funcionalidades de sinais vitais (ou similar)
- AED treinamento (Desfibrilador Externo Automático)
- Cronômetro
- Celular ou outro meio para realizar uma chamada de emergência falsa (não concluir a chamada)
- Dispositivo para gravar a apresentação da simulação de emergência
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos, agrupados em equipes de 3 a 5, vão primeiramente se dedicar ao aprendizado teórico sobre Suporte Básico de Vida e RCP, utilizando materiais como vídeos, artigos e manuais. Após o entendimento da teoria, os alunos devem praticar as habilidades múltiplas vezes para garantir a correta execução dos procedimentos.
Ao atingirem confiança nos passos a serem seguidos, os grupos realizarão uma simulação de cenário de emergência, onde deverão demonstrar o conhecimento adquirido ao aplicar o Suporte Básico de Vida e a RCP. Essa apresentação será filmada para posterior análise e discussão conjunta.
Passo a Passo:
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Estudo Teórico e Prática: Adquira conhecimento sobre o Suporte Básico de Vida e RCP assistindo ao vídeo sugerido, lendo o artigo recomendado e aprofundando o assunto em outras fontes, se necessário. Pratique a aplicação das habilidades nas condições de treinamento disponíveis.
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Planejamento da Simulação: Planeje uma simulação de cenário de emergência que envolva todos os membros do grupo e que demandem uma resposta de Suporte Básico de Vida e RCP.
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Gravação e Condução da Simulação: Grave a simulação da emergência, narrando as etapas das ações tomadas e justificando o uso dos procedimentos. A simulação deve conter todas as etapas, desde a avaliação inicial à conclusão da RCP e acionamento dos serviços médicos de emergência.
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Redação do Relatório: Com base na simulação realizada, escreva um relatório contendo Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Em "Introdução", explique o propósito do treinamento e da simulação. Em "Desenvolvimento", detalhe passo a passo o que foi feito, os procedimentos aplicados e o papel de cada membro da equipe. Em "Conclusões", discuta o que foi aprendido, avaliando a eficácia da simulação e a resposta do grupo. A "Bibliografia" deve listar todas as fontes consultadas durante o projeto.
Nota: O projeto deve demandar de duas a quatro horas por aluno para ser executado e terá o prazo de uma semana para ser entregue. Cada grupo deverá apresentar uma gravação de sua simulação e o relatório escrito detalhando os procedimentos e reflexões geradas.
Entrega do Projeto:
Cada grupo deve entregar os seguintes itens:
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Vídeo de Simulação: A simulação de emergência gravada, onde os alunos aplicam o Suporte Básico de Vida e a RCP. Importante destacar que o vídeo será usado para avaliar a correta execução dos procedimentos e a eficácia do trabalho em equipe.
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Relatório Escrito: Um documento detalhando o estudo realizado, a preparação e execução da simulação, os procedimentos realizados, o papel de cada membro da equipe, as aprendizagens extraídas da atividade, e a bibliografia consultada. Este relatório vai complementar o vídeo, fornecendo um registro completo do processo de aprendizagem dos alunos.
Essas entregas irão fornecer um panorama completo sobre como o grupo se apropriou do conhecimento sobre as técnicas de Suporte Básico de vida e RCP, desde a teoria até a aplicação prática em um cenário simulado de emergência.