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Projeto: Construindo um Sistema de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos

Programação em Python

Original Teachy

Orientação a Objetos em Python: Conceitos Básicos

Introdução: Orientação a Objetos em Python

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que permite estruturar de maneira mais eficiente e eficaz os programas, através do agrupamento de dados (atributos) e funções (métodos) em estruturas chamamos de objetos. Este modelo favorece a organização, a modularização, a reutilização de código e torna as estruturas de dados mais evidentes, assemelhando-se ao mundo real, onde tudo é objeto.

A POO é um dos paradigmas fundamentais na programação moderna, sendo largamente utilizado desde pequenos scripts até projetos massivos de software. Compreendendo os conceitos básicos de Orientação a Objetos, você está se capacitando para desenvolver software de uma forma mais eficiente, versátil e manutenível.

Python é uma linguagem que suporta plenamente a Orientação a Objetos. De fato, quase tudo em Python é objeto. Criar classes, instâncias, acessar atributos, chamar métodos, herdar de outras classes, são ações facilmente executadas nessa linguagem.

Contextualização: Importância da Orientação a Objetos

Nas últimas décadas, temos testemunhado uma explosão no número de aplicações e serviços digitais. De aplicativos de streaming, como o Netflix, à inteligência artificial, a programação está em todos os lugares. Este enorme aumento na demanda por software tornou a eficiência no desenvolvimento de programas uma necessidade crucial.

A Orientação a Objetos surge como uma solução neste cenário, permitindo aos desenvolvedores reutilizar código comumente usado, tornando o processo de desenvolvimento de software muito mais eficiente e menos repetitivo. Com a POO, podemos modelar o mundo real em termos de objetos e suas interações, tornando os programas mais intuitivos e fáceis de entender.

Massa de dados digitais, plataformas de mídias sociais, jogos digitais, todos esses sistemas consomem Orientação a Objetos intensivamente em suas estruturas. Conhecer profundamente os conceitos de POO é um diferencial para atuar como desenvolvedor de software e construir soluções sólidas e eficientes.

Materiais Extras

Para aprofundar seus estudos nesse tema, segue abaixo alguns materiais que recomendamos:

  • [Trilha de Aprendizagem Python] Na documentação oficial do Python, você encontra tudo o que precisa para se aprofundar em Orientação a Objetos.

  • [Livro "Python Crash Course" por Eric Matthes] Uma excelente opção de livro para aprender Python e seus conceitos. No capítulo 9, o autor aprofunda os conceitos de Orientação a Objetos.

  • [Tutorial de POO com Python no YouTube] Este tutorial em vídeo lhe dará uma visão geral sólida e prática dos conceitos da Orientação a Objetos em Python.

Este é só o começo de uma jornada de aprendizado repleta de descobertas. Então, embarque sem medo e esteja pronto para aprimorar suas habilidades de programação!

Atividade Prática: Construindo um Sistema de Biblioteca em POO

Construindo um Sistema de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos

Objetivo do projeto

A atividade prática tem como objetivos principais:

  • Conhecer, compreender e aplicar os conceitos básicos de Programação Orientada a Objetos em Python.
  • Promover a colaboração e trabalho em equipe.
  • Desenvolver um sistema simples, mas completo, que englobe os principais conceitos da POO.
  • Praticar a documentação e apresentação de um projeto.

Materiais necessários

  1. Computadores com Python instalado.
  2. Editor de texto ou IDE de preferência (Sublime Text, PyCharm, Jupyter Notebook, entre outros).

Descrição do projeto

Os alunos deverão construir um sistema simplificado de gerenciamento de uma biblioteca. O sistema deverá ser capaz de adicionar livros, emprestar livros, adicionar membros, mostrar todos os livros disponíveis, entre outros.

Número de participantes por grupo: 3 a 5 alunos

Duração do projeto: Uma semana (2 a 4 horas de trabalho por aluno)

Passo a passo

  1. Reunião inicial: Os grupos devem se reunir inicialmente para discutir os requisitos do projeto e fazer um planejamento das tarefas e quem será responsável por cada etapa.

  2. Design das classes: Com base nos requisitos do sistema de biblioteca, faça um rascunho inicial das classes e suas interações. Pensem prioritariamente em pelo menos três classes: Livro, Membro e Biblioteca.

  3. Codificação: Com o design das classes definido, inicie a codificação do projeto. Lembre-se de aplicar todos os conceitos de POO estudados: classes, objetos, atributos, métodos, herança, polimorfismo, encapsulamento e abstração.

  4. Testes: Com o código pronto, façam um teste completo do sistema, verificando se tudo está funcionando como esperado.

  5. Refatoração e melhoria do código: Com base nas sugestões de todos os membros da equipe, façam uma refatoração do código, aperfeiçoando onde for necessário.

  6. Documentação: Os alunos deverão criar um relatório detalhado descrevendo o projeto desenvolvido. O relatório deve conter:

    • Introdução: O aluno contextualizará o tema de orientação a objetos, a relevância no mundo real e por que escolheram desenvolver um sistema de biblioteca.
    • Desenvolvimento: Descrição detalhada de como o sistema foi desenvolvido, explicação dos conceitos de POO utilizados, descrição das classes, atributos e métodos utilizados. Inclua aqui também as dificuldades encontradas e como foram resolvidas.
    • Conclusão: Os alunos devem concluir o relatório mencionando os principais aprendizados das atividade proposta.
    • Bibliografia: Referências a materiais de estudo, documentações, vídeos ou mesmo fóruns que ajudaram no desenvolvimento do projeto.
  7. Apresentação final: Cada grupo deve preparar uma apresentação do projeto para a classe. A apresentação deve incluir uma demonstração do sistema de biblioteca, as principais características de orientação a objetos utilizadas, desafios enfrentados e aprendizados.

Entrega do projeto

A entrega do projeto será composta por duas partes: a primeira será o código em Python do sistema de biblioteca e a segunda parte será a documentação com o relatório do projeto.

O relatório deve complementar o código desenvolvido, explicando todas as decisões tomadas durante a criação do sistema e como eles aplicaram a teoria estudada na prática. O relatório também deve evidenciar a integração do grupo e quais habilidades socioemocionais foram desenvolvidas durante o trabalho em equipe.

Lembramos que a avaliação não se dará apenas pelo funcionamento do código, mas também pela aplicação prática dos conceitos aprendidos, domínio do assunto, organização e documentação do código e do projeto, e o trabalho em equipe.

Exortamos vocês a explorarem este projeto e ótima sorte para todos os grupos!

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