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Projeto: Criando um Simulador de Parque de Diversões

Programação em Python

Original Teachy

Controle de Fluxo em Python

Contextualização

O controle de fluxo é a interioridade da lógica de programação. Ele está intrinsicamente ligado à forma como organizamos nossas instruções codificadas para criar programas que resolvem problemas ou automatizam tarefas. No Python, não é diferente, e essa linguagem de programação popular oferece várias construções para controlar o fluxo de execução dos programas, tais como if, elif e else para a decisão condicional, for e while para loops de repetição, além de recursos de gerenciamento de erros e list comprehension.

O controle de fluxo em Python manifesta-se por meio da ordem de execução do código. Você, como um programador, tem a liberdade de direcionar o caminho que seu programa deve seguir. Imagine que você esteja escrevendo um programa para uma máquina de bebidas: Se o cliente selecionar café, um determinado bloco de código será executado. Se optarem por um copo de água, outro bloco diferente será ativado, e assim por diante. Aqui, você está controlando o "fluxo" de execução com a ajuda de instruções condicionais, como if ou elif.

Na era da informação, a habilidade para escrever e compreender códigos é tão essencial quanto a habilidade para ler e compreender um texto. Dominar o controle de fluxo é um passo fundamental nesse caminho. Ele não apenas facilita a resolução de problemas mais complexos como também eleva a eficiência do código.

O controle de fluxo em Python tem uma vasta gama de aplicações no mundo real, desde códigos simples para tarefas diárias até a base de sofisticados algoritmos de Aprendizado de Máquina. Ao desenvolver um website, por exemplo, precisamos do controle de fluxo para verificar formulários e autenticações. No mundo da Ciência de Dados, usamos loops for e while para percorrer grandes conjuntos de dados e aplicar funções a cada elemento.

Também é importante destacar que o Python é uma linguagem de programação usada extensivamente na indústria, portanto, dominar esses conceitos pode abrir portas para carreiras em campos de alta demanda como desenvolvimento web, automação, Data Science, entre outros.

Para nos aprofundarmos e nos divertirmos com o tema, recomendo a leitura do livro "Learning Python" de Mark Lutz, disponível na biblioteca. Ele oferece ótimos exemplos e exercícios de controle de fluxo em Python. Além disso, também sugiro as aulas gratuitas no canal [Corey Schafer no YouTube] como um excelente recurso para entender as nuances da programação Python.

Atividade Prática

Criando um Simulador de Parque de Diversões

Objetivo do Projeto

Este projeto pretende afiar as habilidades dos alunos em controle de fluxo na linguagem Python. Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas e serão capazes de aplicar vários conceitos de controle de fluxo em um contexto real e divertido: um simulador de um parque de diversões!

Materiais necessários

  • Um computador com Python instalado (versão 3+)
  • Um ambiente de desenvolvimento Python como [PyCharm] ou [Jupyter Notebook] mas você pode escolher o que preferir.
  • Acesso à internet para pesquisa e referências.

Descrição do Projeto

O simulador de parque de diversões será um programa onde um número definido de visitantes (que será informado no início do programa) vai visitar o parque e terá que decidir qual atração visitar dentre as disponíveis. Dependendo da área visitada, diferentes eventos ocorrerão e, como resultado, diferentes outputs serão impressos.

Cada atração será um bloco de código que exige diferentes controles de fluxo. Por exemplo, uma atração pode ser um carrossel que suporta um número específico de pessoas de cada vez (chamado de grupo). Para esse carrossel, você terá que usar loops (for ou while) para dividir o número total de visitantes em grupos. Ou, por exemplo, uma casa assombrada que permite a entrada apenas para visitantes de uma faixa etária específica, utilizando assim de condições condicionais (if, elif, else) para permitir ou restringir o acesso dos visitantes.

Os alunos terão que trabalhar em equipe para planejar, codificar e testar o simulador do parque de diversões. É possível separar as tarefas de cada membro do grupo, como um membro focado em programar a atração do carrossel, outro membro na atração da casa assombrada e assim por diante. A escolha é de vocês.

Passo a Passo

  1. Identifique os membros de sua equipe e distribua as tarefas que cada membro deverá realizar.

  2. No código, defina primeiro o número de visitantes do parque (você pode escolher um número estático ou usar uma função para gerar um número aleatório de visitantes).

  3. Em seguida, desenhe a estrutura do seu parque. Quantas e quais atrações terá? Quem pode ir a cada atração? Quantos visitantes uma atração pode ter de uma vez? Essas perguntas definirão a forma do seu código.

  4. Depois de estabelecer como o parque funcionará, comece a implementar cada atração, uma por uma, testando cada parte conforme você avança.

  5. Cada membro do grupo deve se concentrar na tarefa que foi atribuída, no entanto, a colaboração e o feedback de todos são vitais para o sucesso do projeto. Organize revisões de código para garantir que todos compreendem o que está acontecendo e para ter certeza de que o trabalho de todos se encaixa perfeitamente.

  6. Depois que o simulador do parque de diversões estiver funcionando conforme o esperado, revise o código inteiro juntos para verificar se algum problema ou erro foi esquecido.

  7. Escreva um relatório final. Neste, você deve discutir a lógica por trás de cada atração, o controle de fluxo envolvido, os desafios enfrentados e como você os superou. Além disso, o relatório deve incluir quais funções foram utilizadas, qual era o papel de cada membro do grupo e qual foi o resultado.

Entrega do Projeto e Documento Escrito

Os alunos devem entregar ao final tanto o código final do projeto, em formato .py ou .ipynb, quanto o documento escrito.

  1. O Código: Deve incluir comentários explicativos sobre a função de cada parte do código. Cada atração deve estar claramente identificada e o fluxo geral do parque deve ser fácil de entender visualmente.

  2. O Documento Escrito: Deve seguir o formato proposto de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Na introdução, contextualize o projeto, sua relevância e aplicação, bem como o objetivo deste projeto. No desenvolvimento, explique a teoria de controle de fluxo e outros conceitos utilizados, a atividade realizada em detalhes, a metodologia utilizada, os desafios, e por fim apresente os resultados obtidos. Nas conclusões, retome os pontos principais, explicite os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. A bibliografia deve indicar as fontes utilizadas para trabalhar no projeto.

Lembre-se, o objetivo do projeto é que aplicando a teoria na prática, você e sua equipe tenham um entendimento mais profundo e tangível do controle de fluxo do Python. Então, divirtam-se e feliz codificação!

Iara Tip

DICA DA IARA

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